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- Measuring quality regarding destination marketing: Perceptions from local public stakeholders in PortugalPublication . Moura, Andreia; Mónico, Lisete Santos Mendes; Mira, Maria Do RosárioBased on academic research and international recommendations on tourism quality, this study sought to develop a wide-ranging tourism quality scale adapted for Portuguese contexts. The research included creating and validating a marketing subscale to measure local public stakeholders’ perceptions of marketing strategies focused on improving tourism destinations’ quality. A self-administered survey was conducted with a sample of Portuguese municipalities including, more specifically, 134 local public stakeholders commonly considered local destination marketing organisations, as well as public policy- and decision-makers. Exploratory and confirmatory factor analyses were performed to measure destination marketing quality, resulting in the identification of two factors: (1) image and promotion and (2) product differentiation. The proposed instrument was shown to have validity and reliability and to be a useful measurement tool. The findings highlight local public stakeholders’ responsibility to ensure the quality and competitiveness of tourism destinations’ marketing and provide multiple useful practical and theoretical implications and insights to guide future research.
- Qualidade do desenvolvimento turístico na perspetiva dos decisores públicos locais portugueses : uma proposta de medidaPublication . Mira, Maria do Rosário; Mónico, Lisete; Moura, Andreia; Breda, ZéliaA qualidade em turismo passa por compreender as caraterísticas intangíveis inerentes aodesenvolvimento turístico, afirmando-se como uma temática abrangente, transversal e primordial para ocrescimento sustentável dos destinos turísticos. A análise destas caraterísticas tem suscitado o interessepela compreensão das perceções dos responsáveis públicos locais, com funções no turismo, e da comu-nidade residente sobre o que valorizam no desenvolvimento do turismo, quais os aspetos a que atribuemimportância e como percecionam o seu envolvimento neste processo (Boley, McGehee & Hammett,2017). Com este trabalho de investigação, pretende-se validar e analisar as propriedades psicométricasde um instrumento de medida, adaptado à realidade portuguesa, que avalie a perceção dos decisorespúblicos locais sobre qualidade em turismo. Esta escala, aplicada aos municípios portugueses (N=125),encontra-se organizada em subescalas ou dimensões da qualidade: desenvolvimento, económica, quali-ficação / formação, marketing e recursos. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados relativosà subescala “desenvolvimento”, tendo-se verificado que a perceção sobre qualidade do desenvolvimentoturístico em Portugal, ao nível local, se traduz emEstratégia de Planeamento, Governança e Políticade Inovação. Conclui-se que estimular o diálogo contínuo com as entidades públicas locais, envolvê-losno planeamento e na formulação das políticas turísticas contribui para o desenvolvimento do turismo,porque, aliados à inovação, constituem as condições necessárias à materialização das estratégias dedesenvolvimento de turismo em ações desafiantes, a implementar pelos empreendedores locais.
- HC Tourism. Profile and Trends of Human Capital in the Tourism SectorPublication . Costa, Vânia; Moura, Andreia; Cerdeiras, António; Cruz, Inês Pinto da; Pereira, José Filipe; Martins, Isabel Silva; Conceição, Oscarina; Vilaça, Abílio; Almeida, Cláudia; Carrança, Paulo; Mira, Maria do RosárioTourism is a strategic sector in Portugal since itgenerates employment and it is a factor of economic andsocial development. The tourism sector not only has anintensive need of labour force but also provides employ-ment opportunity to a range of qualifications. Being anindustry of people, it directly depends on the performanceof activities, skills, professionalism, quality and compet-itiveness. The main objective of this article is to presentthe HC Tourism project, which aims to seek and under-stand the needs of skills in tourism industry by study-ing the active companies that belong to the tourism eco-nomic subsectors, by region and subsector of economicactivity. The methodology used in this project is basedon a qualitative and quantitative approach, throughoutthe collection of primary and secondary data. The qual-itative approach was based on a literature review whichallowed to compile a list of 150 skills, divided under fourdomains: i) soft skills; ii) hard skills; iii) managementskills; iv) transversal skills. The quantitative approachreturned primary data, which were collected through anonline survey implemented and sent to national touristentrepreneurs, expecting to develop the ideal profile ofthe tourism human resources, based on a sample of 555answers.
- Uma proposta de medida da qualidade dos recursos humanos em turismoPublication . Mira, Maria do Rosário; Santos Mónico, Lisete; Moura, AndreiaEstudo empírico sobre a validação da subescala “Recursos Humanos em Turismo”, adaptado à realidade portuguesa, que visa avaliar a perceção dos decisores públicos locais sobre esta dimensão da qualidade. O estudo integra 134 participantes, provenientes de 125 municípios portugueses, tendo-se extraído 5 fatores responsáveis por 64.21% da variância total, designadamente: Competências profissionais, Política de emprego, Estratégia de negócio, Acesso à formação e Mercado de trabalho. Competências pessoais, conhecimento especializado, domínio de línguas e conhecimento aprofundado sobre a cultura e a especificidade da região na qual trabalham são os atributos mais valorizados pelos inquiridos, quanto às competências dos recursos humanos em turismo. Esta é uma situação à qual a tutela, as entidades de ensino e as empresas devem estar atentas, enquadrando nos seus planos estratégicos ou planos de estudos, temáticas direcionadas para a análise da identidade cultural dos destinos, contribuindo para a sua diferenciação.
- Modelos explicativos e paradigmas, investigação e intervenção em TurismoPublication . Mira, Maria do Rosário; Ramos, Adília Rita Cabral de Carvalho VianaO artigo apresentado tem como objectivo apresentar uma nova, mas necessária e exigente, reflexão sobre algumas questões de natureza epistemológica e metodológica, e suas implicações na investigação turística. São ainda delineados princípios orientadores para a produção de conhecimento em turismo, sendo aí realçada a contraposição frequentemente sugerida entre teoria e prática, ciência e eficácia, análise crítica e investigação rigorosa, obtida através de processos considerados neutros e objetivos, porque enquadrados numa lógica positivista submetida à hegemonia do discurso da ciência “moderna” e da sua carga argumentativa. Grande parte dos fenómenos analisados no contexto das ciências sociais encontra-se vinculada à existência física do homem e visa a procura da satisfação das suas necessidades. Tais fenómenos, entre os quais se consideram os turísticos, defrontam-se com limitações de recursos. O seu estudo obriga a uma tomada de consciência das suas potencialidades e limitações, assim como a uma planificação das metodologias de trabalho e a uma clarificação das questões de investigação, tendo em vista a produção de um conhecimento científico inovador, rigoroso e socialmente relevante. O nosso entendimento do trabalho científico neste domínio leva-nos a enfatizar a necessidade de ultrapassar os limites de um conhecimento parcelar e a procurar uma perspetiva mais abrangente e complexa do social. Neste sentido, queremos acentuar a necessidade de superar uma certa visão do social, já que a sua abordagem parece padecer da grande limitação de que o ponto de vista do “social” apenas se revela interessante e fecundo, para o trabalho de natureza científica, se o mesmo conduzir a resultados que justifiquem o investimento efetuado e for portador de significado ou for relevante para o futuro. Conscientes de que o trabalho científico não se reduz a conexões objetivas entre “coisas”, incluindo igualmente interacções e conexões conceptuais, partimos para esta marcha tendo em vista descobrir relações/conjeturas/hipóteses/perspetivas. Só quando se problematiza e se aborda uma nova questão de investigação com o auxílio de um método novo, de ferramentas e objetivos inovadores, é que se abre o caminho para a descoberta de outras “verdades” e de outros “sentidos”, do mesmo modo que se poderão abrir novas orientações que poderão traduzir-se em mais um passo em direção a novos conhecimentos num domínio científico emergente. O Turismo insere-se numa área pré-paradigmática, não tendo ainda conseguido gerar um consenso em torno do seu objeto de estudo, uma vez que não dispõe de um corpo de conhecimentos independente e autónomo, animado por uma dinâmica própria. Assim contextualizado, o Turismo tende a constituir-se como uma ciência leve (soft) e com fronteiras pouco delimitadas, para onde confluem vários saberes e onde diferentes disciplinas se entrecruzam. Importa, por isso, acrescentar valor ao conhecimento disponível, reunir contribuições e progredir no sentido de proporcionar a esta área a constituição de um corpo de conhecimentos interdisciplinares que permitam o seu desenvolvimento e a sua afirmação no contexto científico.
- The Economic Dimension of Quality in Tourism: Perceptions of Portuguese Public Decision Makers at the Local LevelPublication . Mira, Maria do Rosário; Moura, Andreia; Mónico, Lisete; Breda, ZéliaA quality assessment scale in tourism was constructed in five dimensions: economic, development, human resources, marketing and product. We presents the research findings for the economic dimension, aiming to understand the perception of Portuguese public decision makers at the local level. Using survey methodology, a sample of Portuguese municipalities was used for data collection. Exploratory and confirmatory factor analyses were performed, and three factors supported quality assessment regarding economics: development strategy (F1), economic factors of demand (F2), and financial incentives (F3). Results focus on the validation of the psychometric properties of this measuring instrument, identifying key issues for future research.
- A New Measure of the Quality of Tourism ProductPublication . Mira, Maria Do Rosário; Moura, Andreia; Mónico, Lisete dos Santos MendesTourism product competitiveness depends on innovation and quality levels and on its capacity to reflect the destinations’ identity. For these reasons and inspired by the EC and UNWTO recommendations we developed a tourism quality scale, adapted to the Portuguese reality, which is supported by 5 subscales. This paper focuses on the validation of the tourism product subscale, which was tested among local public stakeholders, specifically Portuguese municipalities. Exploratory and confirmatory factor analyses were performed and three factors supported quality measurement regarding the tourism product: (1) services; (2) resources and attractions; and (3) accessibilities and infrastructures. Results demonstrate there are theoretical and practical implications and the conclusions provide useful insights for future research.
- Profile of human resources and skills needs in the portuguese tourism sectorPublication . Costa, Vânia; Moura, Andreia; Mira, Maria do Rosário; Cerdeiras, António; Cruz, Inês Pinto da; Pereira, Filipe; Martins, Maria Isabel; Conceição, Oscarina; Pinheiro, Bruno; Almeida, CláudiaThe tourism sector has been presented as one of the most important sectors of diverse economies due to its capacity to contribute to economic growth and job creation. Being an industry of people, it directly depends on the performance of activities, skills, professionalism, quality and competitiveness, so it is essential to answer with precise planning politics which should be the most approximated ones to the real needs of the sector. In Portugal, the tourism sector continues to reinforce its importance in society and in the national economy since it remains the main exporting economic sector. On the other hand, the main challenge of this sector is qualifying and increasing the level of qualification of its workers due to their inadequate level of qualification, since 50% of the employed population in this sector has a primary education level. Therefore, it has defined, in its public policies, the goal of duplicating, in the next decade, the number of employees with high school education qualifications. In this sense, once skills are becoming the global currency of the 21st century, this study aims to feature the main soft skills that touristic human resources should hold, based on the importance given to them by the national entrepreneurs of the sector. This study is based on a sample of 555 answers and used a qualitative methodology throughout a profound review of the literature as well as a quantitative methodology where an online survey was implemented, expecting to develop the ideal profile of the tourism human resources. The results of the study suggest that the profile of human resources in the tourism sector should include skills such as teamwork, knowledge of market trends, ability to conduct efficient strategic processes and decisions, as well as language skills, sales skills and digital communication.
- O turismo e o crédito bancário: que caraterísticas apresentam os turistas que recorrem ao crédito para viajarPublication . Moura, Andreia; Mira, Maria do Rosário; Paiva, S.As alterações sociodemográficas nas sociedades contemporâneas têm impacte na atividade turística, já que estas afetam o comportamento dos consumidores turísticos que procuram soluções alternativas para responderem ao que assumem como sendo uma necessidade (Gaulia, 2009). Observa-se um novo comportamento dos consumidores na forma como olham para o turismo, dispondo-se a recorrer ao crédito bancário para concretizarem os seus desejos (Oliveira & Jesus, 2013). Assim, o objetivo deste estudo é conhecer as diferenças entre os turistas que recorrem a estas estratégias e os que não o fazem. Para isso, realizou-se um estudo empírico de caráter exploratório, de natureza qualitativa, apoiado em entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstram que, potencialmente, as pessoas que recorrem ao crédito para a realização de viagens apresentam algumas caraterísticas distintas das restantes, tanto ao nível dos valores familiares e do tipo de viagem que realizam, como ao nível de variáveis sociodemográficas.
- O papel das DMO na gestão dos destinos turísticos : abordagem conceptual (1999-2014)Publication . Mira, Maria do Rosário; Breda, Zélia; Moura, Andreia; Cabral, Mariana: No presente artigo, visa-se a analisar a forma como a relação organizada entre indivíduos, estruturas e ambientes conduz ao sucesso dos destinos turísticos e como as Destination Management Organizations (DMO) afirmam a liderança na gestão eficaz dessa rede de relações. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre essa temática, recorrendo à pesquisa bibliográfica na base de dados Scopus. Verificou-se que as DMO devem ser responsáveis pela dinamização de redes, interesses dos stakeholders, gestão operacional do destino e recursos. Para tal, devem constituir-se como uma estrutura metaorganizacional com capacidade para executar atividades estratégicas e operacionais de gestão, designadamente: marketing, planejamento e desenvolvimento de produtos, gestão dos recursos físicos, humanos, tecnológicos e financeiros e avaliação do desempenho desse destino.