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Cagica Carvalho, Luísa Margarida

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  • Innovation in energy sector: a comparative study in Brazil and Portugal
    Publication . Costa, Teresa; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Porto, Geciane; Costa, Priscila Rezende da
  • A success story in a partnership programme for entrepreneurship education: outlook of students perceptions towards entrepreneurship
    Publication . Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Costa, Teresa; Mares, Pedro
    Entrepreneurship education could support the development of an entrepreneurial culture that can influence the cultural values and economic development. This research aims, firstly, to present some theoretical guidelines about entrepreneurship education. And secondly, to present an empirical study that assess the entrepreneurial perception of students included in a partnership programme between higher education and secondary schools. This analysis allows a set of findings, we highlight the positive impact of the programme analysed, as well as a strong sense of entrepreneurial skills by students and their increased awareness of the importance of entrepreneurship for their personal and professional life.
  • Auto-percepção das competências empreendedoras dos estudantes: um estudo do Instituto Politécnico de Setúbal
    Publication . Costa, Teresa; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Mares, Pedro
    Há um crescente reconhecimento de que o empreendedorismo é uma força motriz na promoção do crescimento económico, competitividade e criação de emprego das nações. Uma vez que o espírito empreendedor de qualquer um pode ser desenvolvido e melhorado, o sistema educacional assume um papel importante na aprendizagem dos alunos a serem empreendedores. Na verdade, o desenvolvimento de competências essenciais, capacidades e atitudes em relação ao empreendedorismo pode contribuir para comportamentos empreendedores. Este trabalho tem como objectivo avaliar o nível de perfil empreendedor dos alunos que frequentaram as disciplinas de Empreendedorismo e Empreendedorismo e Criação de Empresas no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). Foi aplicado um inquérito a estudantes de Empreendedorismo do IPS, no qual foram recebidas 90 respostas. Os resultados deste estudo empírico fornecem informações importantes que permitem o desenvolvimento de um currículo apropriado e de programas extra curriculares mais adequados para diferentes padrões de perfis empreendedores.
  • Inovação e responsabilidade social na educação empreendedora – o caso da atividade pedagógica “Empreendedor responsável por 1 dia”
    Publication . Costa, Teresa; Carvalho, Luísa Margarida Cagica
    A sociedade atual baseada no conhecimento valoriza o papel da inovação. Esta contribui para uma sociedade mais empreendedora e geradora de mais crescimento económico, de mais emprego e mais competitiva. Assim, a educação para o empreendedorismo ganha uma relevância cada vez maior, e a aquisição de atitudes e competências empreendedoras por parte dos estudantes, torna-se um fator diferenciador muito valorizado pelo mercado de trabalho. Por todo o mundo surgem programas educacionais de empreendedorismo, promovendo o desenvolvimento de atitudes empreendedoras e reconhecendo a importância deste assunto na educação dos jovens. Novas metodologias de ensino são desenvolvidas e testadas, e o learning by doing, e o trabalho desenvolvido pelos estudantes tão próximo quanto possível de ambientes de trabalho reais, são cada vez mais importantes. Este artigo tem como objetivo geral descrever uma atividade pedagógica desenvolvida na disciplina de empreendedorismo, no 3º ano de licenciatura, nos cursos de Marketing, Gestão da Distribuição e Logística, Gestão de Recursos Humanos e no 2º ano de licenciatura do curso de Gestão de Sistemas de Informação, na Escola Superior de Ciências Empresariais, no Instituto Politécnico de Setúbal. O principal objetivo desta atividade consiste em que os estudantes passem pela experiência de serem empreendedores, desenvolvendo um mini-negócio, desde o surgimento da ideia de negócio até à sua concretização. Especificamente pretende-se relatar as várias fases envolvidas, salientado aspetos relevantes em cada um, assim como compreender, as atitudes e competências empreendedoras desenvolvidas, as dificuldades sentidas e estratégias adotadas ao longo do desenvolvimento da atividade. Os resultados do estudo, suportados em dados obtidos através de focus group com estudantes permitiram concluir a utilidade desta atividade, em termos de atitudes empreendedoras desenvolvidas, assim como em termos de capacidade de reflexão e de aprendizagem com os erros e dificuldades vividas.
  • Parcerias para o empreendedorismo entre o ensino superior e o ensino secundário: o caso do programa IPS junior challenge
    Publication . Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Costa, Teresa; Mares, Pedro
    A cultura empreendedora poderá alavancar o processo de desenvolvimento económico dos países. Neste sentido, a educação empreendedora não só deve fazer parte das políticas públicas educacionais, como deve ser definitivamente inserida nos programas curriculares do ensino básico ao superior. Este trabalho pretende, em primeiro lugar, enquadrar do ponto de vista teórico a promoção do empreendedorismo no ensino secundário em parceria com o ensino superior, e, em segundo lugar, avaliar a auto percepção dos participantes no programa IPS Junior Challenge, relativamente ao seu perfil empreendedor e analisar os resultados inerentes à sua participação neste programa. Para esse efeito, foi aplicado um inquérito aos 61 estudantes participantes no programa e efetuada uma análise descritiva dos dados, de onde se extraíram um conjunto de conclusões. Desse conjunto de conclusões, salientam-se o impacto positivo do programa analisado, assim como, uma forte percepção das capacidades empreendedoras por parte dos estudantes e da sua crescente percepção da importância do empreendedorismo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
  • Innovation management of internationalised IT companies in Brazil and Portugal
    Publication . Galina, Simone; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Costa, Teresa
    Internationalised companies in innovative industry need to create means to innovate no matter the country they are from, because globe is the competitive arena for all. Thus, internationalised IT companies from both developing and developed economies must carry out similar innovation management. However, studies comparing countries in different stages of development are scarce. Through an exploratory approach, this study compares the process of innovation management of four international IT companies from an emergent economy (Brazil) and a small-developed economy (Portugal). The results suggest some differences: Brazilian firms present a more undeveloped way to manage both intellectual property and their internal structures of R&D, while Portuguese companies implies higher investment in R&D and a faster and earlier process of internationalisation. Thus, this study contributes to a reflection on the traditional innovation model through the perspective of country of origin and of the impact of companies’ internationalisation on their innovation process.
  • Sustainable Tourism – Sustainable indicators: the case study of Troia Peninsula, Portugal.
    Publication . SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Costa, Teresa
  • Cooperation for innovation: evidence from southern European countries
    Publication . Nunes, Sandra Cristina Dias; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Costa, Teresa
    Innovation today is an important means for firms to achieve competitive advantage, but few firms recognise the importance of cooperation in developing innovative processes. This paper is a study of cooperation in innovation in southern Europe (Portugal, Spain, Greece and Italy) and analyses how R&D, incoming spillovers, public support, appropriability of innovation, financial constraints on innovation, firm size and sector can contribute to cooperative behaviour in firms. The literature review demonstrates that cooperation encompasses sharing R&D costs and risks, reducing duplication spillovers, internalisation and introducing other benefits. This paper uses Community Innovation Survey (CIS 4) micro-data for the four southern European countries in question and applies a logistic regression in order to study cooperative behaviour in innovation. We believe that the results relative to these countries will provide important clues as to different arrangements of cooperation between firms and will highlight innovation patterns between them.