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Ramos Pires, António Manuel

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  • A investigação aplicada a sistemas de gestão da qualidade em IES: caso do Instituto Politécnico de Setúbal
    Publication . Lourenço, Rodrigo Teixeira; Ribeiro, Joaquim Manuel da Silva; Pires, A.M.R.; Gonçalves, Helena; Serrano, Orlando
    Os processos de ensino-aprendizagem estão entre os mais complexos de gerir, devido ao tempo longo dos ciclos de estudo, às inter-relações entre áreas do conhecimento e à fraca integração das diversas contribuições educacionais. Por outro lado, a educação e, em particular, o Ensino Superior (ES), constitui o setor mais determinante para o futuro de uma sociedade, pelo que se espera funcione aos mais elevados níveis de desempenho. As expe- riências conhecidas de implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), em Instituições de Ensino Superior (IES), mostram enormes dificuldades na gestão do processo- -chave de ensino-aprendizagem, muitas vezes permanecendo nos processos administrativos. As principais dificuldades podem advir de várias fontes, tais como: mitos, cultura, autonomia dos professores e autoridade dos órgãos de gestão, mas, também, da falta de ferramentas de diagnóstico e de metodologias de intervenção nos processos de ensino. Este artigo descreve e analisa a implementação de um SGQ, com base na informação e na investigação aplicada, com o objetivo de reforçar o conhecimento sobre os processos e promover a gestão baseada em factos, o que tem sido considerado um elemento dissuasor de discussões intuitivas e vagas, muitas vezes prevalecentes nas IES. A abordagem referida é descrita em termos das suas principais fases e justificada com base em algumas contribuições teóricas. São apresen- tados alguns dos projetos principais realizados, nomeadamente os relacionados com o insu- cesso escolar, taxas de abandono e características sociodemográficas dos estudantes à entrada, assim como os projetos atualmente em curso.
  • Sistemas de gestão da qualidade em instituições de ensino superior: questões de implementação
    Publication . Pires, A.M.R.; Lourenço, Rodrigo Teixeira
    As experiências disponíveis na implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) em Instituições de Ensino Superior (IES) eviden- ciam grandes dificuldades, pelo menos, na gestão dos processos chave de ensino e aprendizagem, ficando muitas vezes confinadas aos processos de suporte. Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre a abordagem escolhida pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), na concepção e implementação de um SGQ. Para o efeito, foi seguida uma abordagem por processos (Pires e Lou- renço, 2010). Em primeiro lugar, é estabelecido um quadro teórico e conceptual, o qual aju- dou a esclarecer abordagens e a justificar prioridades. Alguns conceitos, difi- culdades e mitos são identificados e caracterizados. Em segundo lugar, é tipificada uma abordagem, para a implementação de um SGQ, apoiada na experiência recente do IPS, não tendo, no entanto, a preo- cupação de a descrever de forma próxima, mas sim a preocupação de ser útil a outras IES. Por último, são apresentadas algumas conclusões sobre o percurso, bem como adiantadas recomendações.
  • Aplicabilidade do modelo de gestão por processos às instituições de ensino superior
    Publication . Pires, A.M.R.; Lourenço, Rodrigo Teixeira
    Actualmente as Instituições de Ensino Superior defrontam-se com um novo contexto de actuação. A adopção de abordagens normalizadas, que olhem para estas instituições como um grupo de grupos incompletamente ligados e em que as áreas funcionais (ex: departamentos ou as áreas cientifi- cas) apareçam como grupos flexíveis e interligados de fluxos de informação, poderá contribuir simultaneamente para responder ao imperativo da imple- mentação de sistemas da qualidade e à necessidade de uma gestão mais assertiva e eficiente dos recursos. A gestão por processos apresenta-se como uma das abordagens que melhores condições terá de adaptação a estas ins- tituições, tendo em conta as suas características muito particulares. Desse modo, pretende-se apresentar um estudo exploratório centrado na aplicabili- dade da gestão de processos às Instituições de Ensino Superior.
  • Sistemas de Gestão da Qualidade: Retrospetiva Crítica do Processo de Bolonha
    Publication . Pires, A.M.R.
    A educação, e em particular o ensino superior (ES), constitui o setor mais determinante para o futuro de uma sociedade. Pelo que se espera que funcione aos mais elevados níveis de desempenho. As experiências disponíveis de implementação de sistemas da qualidade (SQ) em instituições de ensino superior (IES) mostram grandes dificuldades de gestão do processo-chave do ensino- aprendizagem, ficando muitas vezes nas áreas administrativas. A evolução dos SQ mostra que grandes setores de atividade não se identificam com a norma ISO 9001 (baseada em requisitos), justificando a criação de modelos e referenciais baseados na autoavaliação (caso da A3ES). Alguns destes motivos derivam da história da qualidade, mas, por outro lado, a diversidade e natureza de alguns setores levaram a modelos setoriais assumidos como menos prescritivos e mais atrativos para organizações complexas e com qualificações elevadas. Neste artigo apresenta-se uma análise retrospetiva à investigação aplicada a SQ entre 2009 e 2019, no contexto do processo de Bolonha, em que o autor esteve envolvido. Entre as conclusões salienta-se que os SQ se centram na monitorização do macroprocesso de ensino-aprendizagem e usam largamente inquéritos aos estudantes. A eficácia destas abordagens é questionável, dado que os resultados não são evidenciados. Outros macroprocessos, tais como a investigação e desenvolvimento e a transferência de conhecimento, não são monitorizados ao mesmo nível. Do ponto de vista da melhoria, não se verificam práticas de comparação com o desempenho de outras IES similares e/ou de referência, nem de valorização das melhorias. A intervenção das partes interessadas é outra área pouco explorada. Face a estas conclusões torna-se importante investigar outras formas de intervenção dos sistemas da qualidade e as próprias formas de organização interna e externa das IES, de modo a melhorar a eficácia global no cumprimento da sua missão.