Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

PISTA CALADO MENDES, MARIA DE FÁTIMA

Search Results

Now showing 1 - 8 of 8
  • As potencialidades de sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação
    Publication . Mendes, Fátima; Oliveira, Hélia; Brocardo, Joana
    Apresentamos e discutimos alguns resultados preliminares sobre o contributo das tarefas e sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação de alunos de uma turma do 3 º ano, particularizando para uma das sequências Estes resultados incluem-se num estudo que procura compreender como os alunos aprofundam a aprendizagem da multiplicação numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número, no âmbito de uma trajectória de aprendizagem A análise das produções dos alunos e de episódios relativos às discussões colectivas revela que as características das tarefas – os seus contextos e os números utilizados, contribuem para a evolução de procedimentos multiplicativos, apoiados em relações numéricas e propriedades da operação A análise evidencia, ainda, que o modo como as tarefas se articulam e sequenciam entre si sugere, a alguns alunos, o recurso a procedimentos potentes apoiados nas relações numéricas construídas.
  • A evolução dos procedimentos usados pelos alunos: contributo de uma experiência de ensino centrada na multiplicação
    Publication . Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia
    Este artigo apresenta e discute alguns resultados sobre a evolução dos procedimentos de cálculo usados por alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade, na resolução de tarefas de multiplicação. Estes resultados integram um estudo mais abrangente que teve como propósito a compreensão do modo como os alunos aprofundam a aprendizagem da multiplicação numa perspetiva de desenvolvimento do sentido de número, no âmbito de uma trajetória de aprendizagem. A investigação seguiu uma metodologia de design research, na modalidade de experiência de ensino. A análise das produções dos alunos e de episódios relativos às discussões coletivas que ocorreram na aula revelou uma evolução significativa dos procedimentos usados pelos alunos que parece ser suportada pelas características das tarefas propostas — contextos, números e sua articulação — e pelo ambiente da aula. O estudo permite perceber que esta evolução não se processa do mesmo modo para todos os alunos, sendo evidenciados alguns aspetos críticos nos procedimentos relativos a tarefas com particularidades específicas.
  • Especificidades e desafios do design research: o exemplo de uma experiência de ensino no 1º ciclo
    Publication . Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia
    Este artigo tem como foco principal uma experiência de ensino, centrada na aprendizagem da multiplicação, desenvolvida por uma investigadora, numa turma do 3.º ano de escolaridade, em colaboração com a professora titular. Tendo como pano de fundo o estudo realizado, discutimos as principais características da design research, na modalidade de experiência de ensino, explicitamos as suas especificidades e identificamos os desafios que se colocaram à investigadora e à professora, no decurso do processo de investigação, segundo as fases de preparação da experiência, experimentação em sala de aula e análise retrospetiva. Emergem como aspetos centrais desta experiência, uma permanente articulação entre a investigação e o planeamento e a concretização das aulas, alicerçada na análise da experimentação das tarefas propostas, assim como, o papel da análise retrospetiva no reconhecimento de elementos favoráveis do ambiente de sala de aula para a promoção das aprendizagens visadas. As carac terísticas desta atividade colocam desafios à investigadora pelo seu nível de exigência de tempo e grande volume de dados que são gerados, assim como à professora pela disponibilidade que lhe é requerida para trabalhar colaborativamente e ajustar as suas práticas ao longo de um período de tempo significativo.
  • Students' procedures on multiplication tasks
    Publication . Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia
  • 3rd year pupils' procedures to solve multiplication tasks
    Publication . Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia
  • Os procedimentos usados pelos alunos do 1.º ciclo quando resolvem tarefas de multiplicação e a sua evolução
    Publication . Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia
    Apresentamos e discutimos resultados preliminares relativos à caracterização e evolução dos procedimentos de alunos do 3.º ano quando resolvem tarefas de multiplicação. Estes inserem-se numa investigação que pretende compreender como os alunos desenvolvem o sentido de número, nos aspetos associados à multiplicação, no âmbito de uma trajetória de aprendizagem. A análise das produções dos alunos e episódios relativos às discussões coletivas revela grande diversidade de procedimentos. Evidencia também a sua evolução, verificandose, em certos casos, o retorno a procedimentos menos potentes, associado a particularidades das tarefas.