IPS - ESE - DCT
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Browsing IPS - ESE - DCT by Subject "1º Ciclo"
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- Comunidade de prática de professores do 1º cicloPublication . Grácio, João; Torres, João; Rodrigues, Maria Rosário; Graça, Aida; Chambel, Ana; Franco, Cláudio; Pinto, PaulaO presente artigo pretende refletir sobre o funcionamento de uma Comunidade de Prática de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Community of Practice - CoP), mais especificamente sobre o trabalho produzido e a consecução dos objetivos definidos para o primeiro ano de trabalho. Assim, pretendemos perceber se a participação na CoP contribuiu para o desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos. A CoP iniciou as atividades em novembro de 2020 e surgiu da necessidade de reflexão conjunta sobre três ideias fundamentais: i) a ideia que as tecnologias não surgem para além do currículo, não dificultando que este seja cumprido; ii) a necessidade formativa dos professores com menos experiência na utilização pedagógica das Tecnologias Digitais (TD); iii) reflexão sobre as dificuldades sentidas ao gerir a sala de aula, alterada pela introdução de TD, disponíveis aos alunos. Terminado o ano letivo, pretendemos avaliar o trabalho desenvolvido para o que recolhemos as opiniões dos membros da comunidade através de um inquérito por questionário, como forma de completar os dados recolhidos por observação participada, ao longo do ano. Os dados recolhidos permitem-nos construir a perceção de que a comunidade foi bem- sucedida, pelo que perspetivamos a sua continuidade no próximo ano letivo.
- As tecnologias de informação e comunicação e a escola em meio ruralPublication . Rodrigues, Maria RosárioUma parte significativa do território português tem características rurais ou predominantemente rurais o que significa que muitas escolas portuguesas, estão inseridas em meio não urbano. Neste artigo procura-se identificar o que é uma zona rural e uma escola rural, discutindo algumas das suas características. Face às características peculiares destas escolas, à revisão de literatura efectuada e de alguma experiência que possuímos, procurou-se reflectir sobre as vantagens e desvantagens da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nestes contextos educativos, não só em sala de aula, mas também como instrumento facilitador da relação entre a escola e a comunidade. As conclusões que retiramos apontam para um papel que, não sendo consensual, parece importante em qualquer uma destas áreas.