IPS - ESE - DCT - Capítulos em livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPS - ESE - DCT - Capítulos em livros by Subject "1.º ciclo do ensino básico"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Complexidade do trabalho prático em manuais escolares do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ferreira, Sílvia; Saraiva, Maria Leonor da GraçaO estudo centra-se no nível de complexidade do trabalho prático, em manuais escolares de ciências do 1.º ciclo do ensino básico Português, apreciado através da exigência conceptual do trabalho prático. Teoricamente o estudo baseia-se em teorias e conceitos das áreas da psicologia e da sociologia. Foram analisados seis manuais escolares do 3.º e 4.º anos, através de uma abordagem que combina métodos de análise quantitativos e qualitativos. Os resultados evidenciam que essas atividades mobilizam, tendencialmente, conhecimento científico de baixo nível de complexidade (factos e conceitos simples) e capacidades cognitivas que envolvem processos de recuperação e compreensão e apontam para uma aparente relação entre teoria e prática. As questões de avaliação desse trabalho prático apresentam um nível de exigência conceptual inferior.