IPAM - Aveiro
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Browsing IPAM - Aveiro by Subject "Branding"
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- Processo de criatividade na construção de campanhas de comunicação e (re)branding em micro empresasPublication . Macedo, Cátia; Saur-Amaral, IrinaA presente dissertação referente ao "processo de criatividade na construção de campanhas de comunicação e (re)branding em micro empresas", tem como principal objectivo compreender o processo de criatividade e a sua gestão no contexto de micro empresas. A problemática da presente investigação reside na ausência de respostas para solucionar um problema real de uma micro empresa, a Gresbarro, Lda, a qual tem um foco crescente na consultadoria de marketing e comunicação para empresas parceiras. Nesta empresa, os recursos humanos afectos à criativa são reduzidos, sendo que a fomentação e discussão de ideias e novas abordagens torna mais complexa, a eficiência de gestão e desenvolvimento do processo de criatividade.
- A rede social Facebook ao serviço do marketing: o caso da Fnac PortugalPublication . Matias, Margarida; Amaral, IrinaA presente dissertação incide sobre “a rede social Facebook ao serviço do Marketing: O caso da Fnac Portugal” e propõe identificar as acções de Marketing que podem ser executadas no Facebook, através da apresentação de uma “boa prática” nacional: o caso Fnac Portugal. Para obtermos respostas à pergunta orientadora desta investigação: “Como é que o Facebook pode ser utilizado para fins de Marketing numa empresa?”, esta dissertação foi estruturada em duas partes: trabalho conceptual e trabalho de campo. Na primeira parte, com base numa revisão de literatura sobre as áreas de Marketing digital, Marketing nas redes sociais, Gestão da Marca online e CRM social, apresentamos o modelo conceptual. Na segunda parte, através da análise de um estudo de caso, testamos o modelo apresentado e identificamos eventuais diferenças, através da construção de um modelo empírico. As acções de Marketing practicadas pela Fnac Portugal consistem em: prestação de assistência ao cliente; organização de campanhas; inserção de publicidade; recolha de informação de mercado; comunicação com a comunidade; criação de passatempos e gestão de eventos da marca. As diferenças, face ao modelo conceptual, residem na adopção das técnicas passatempos e eventos. Concluímos que as redes sociais têm um enorme potencial para o Marketing, não só ao nível da Comunicação, mas também no âmbito da Gestão da Marca e da Gestão da Relação com o Cliente, promovendo a criação de vantagens competitivas.