IPAM - Porto
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPAM - Porto by Subject "Ações de responsabilidade social"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O impacto da comunicação das ações de responsabilidade social das marcas nas respostas dos consumidores de calçado do distrito do PortoPublication . Cerqueira, Ana; Gomes, SandraA presente investigação tem como objetivo geral compreender o impacto dos fatores de comunicação das ações de responsabilidade social das marcas em determinadas respostas dos consumidores de calçado do distrito do Porto, tais como o conhecimento dos consumidores sobre as ações de responsabilidade social, a sua confiança na marca e a sua identificação com a mesma. Para além disso, este estudo analisa ainda o conhecimento dos consumidores sobre este tipo de iniciativas como um fator crítico de sucesso não só para a confiança na marca e identificação consumidor-marca, como também para a própria intenção de compra dos consumidores. Com recurso a uma abordagem dedutiva de natureza quantitativa, a recolha de dados foi realizada através de um questionário online, resultando na obtenção de 325 respostas válidas. Nestes dados primários foi, assim, possível aplicar modelos de regressão linear simples e múltipla que explicam os seguintes resultados: nem todos os fatores de comunicação têm um impacto positivo significativo nas respostas dos consumidores em questão. Apenas se confirma o impacto positivo dos fatores de comunicação informação e tom factual no conhecimento sobre as ações de responsabilidade social; da informação e da transparência na confiança dos consumidores na marca e, por fim, da transparência na identificação consumidor-marca. Para além disso, foi ainda possível concluir que o conhecimento sobre as ações de responsabilidade social revela ter um impacto positivo significativo em todas as respostas avaliadas, pelo que se pode afirmar que quanto mais conhecimento os consumidores tiverem sobre as ações de responsabilidade social, maior será a sua confiança na marca, a sua identificação com a mesma e ainda a sua intenção de compra. É ainda importante relembrar que se utilizou uma amostra não probabilística por conveniência, sendo por isso essencial ter precaução na análise dos dados e na sua generalização à população total. Ainda assim, considera-se relevante mencionar que esta investigação tem um contributo importante para a literatura, visto que não existe nenhum estudo, em Portugal, para o setor do calçado em específico, que aborde a relação entre a comunicação da responsabilidade social e as diferentes respostas dos consumidores, sendo este um tema crucial para o perfeito alinhamento entre as expetativas dos consumidores e as ações de responsabilidade social desenvolvidas pelas marcas.