IPS – ESE – IPS - ESE - Revista Mediações - Vol. 2, No. 3
Permanent URI for this collection
Vol. 2, No 3 (2014)
Browse
Browsing IPS – ESE – IPS - ESE - Revista Mediações - Vol. 2, No. 3 by Subject "Citizenship"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A autoridade partilhada na Escola Pública DemocráticaPublication . Silva, Cristina Gomes daA discussão sobre a escola pública na atual sociedade democrática inscreve-se em várias frentes e os discursos que vão sendo produzidos descrevem-na mais facilmente pelo que não é, comparada com a escola do passado, do que pelo que é, registando-se alguma dificuldade na atualização do seu perfil de acordo com as novas exigências a que tem sido submetida. Um dos pontos de discussão tem a ver com a suposta perda de autoridade dos professores que surge associada à desvalorização da instituição escolar nas sociedades atuais. Tradicionalmente associada a ideologias de direita e a sociedades fechadas e/ou pouco democráticas, o conceito tem tido uma difícil atualização. Aquilo que aqui propomos é relançar a discussão e equacionar a autoridade numa associação feliz entre exercício da cidadania em contexto democrático, autonomia dos agen-tes sociais em sede escolar, articulação solidária entre o conceito de autoridade e o de autoria e autoridade partilhada e responsável.