ESEC - Dissertações de Mestrado
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- A inspiração biológica no design de produto : um novo paradigma de projecto, produção, consumo e fim de vida?Publication . Maia, Pedro; Dixo, JoãoO modelo natural foi sempre uma inspiração ao longo de toda a história evolutiva da humanidade, mas, nos últimos anos, a relação entre a natureza e as mais variadas disciplinas de design intensificou-se. Actualmente as formas, funções, estruturas e princípios organizacionais encontrados na natureza começam a inspirar muitas das abordagens relacionadas com os processos de design, produção e ciclo de vida do produto. Esta dissertação estuda este fenómeno, reflecte sobre as principais «lições» que a natureza nos pode oferecer e apresenta vários exemplos e interpretações na relação que pode existir entre conceitos, inspirações «naturais» e design de produto, tanto na vertente de projecto e produção, como na relação sustentável entre design de produto, sociedade, consumo e «morte» desses mesmos produtos. O desenvolvimento é feito ao longo de dois grupos temáticos complementares entre si; o primeiro, mais acessório e introdutório, reflecte a relação evolutiva entre objecto e homem, a simbologia do objecto na sociedade, assim como as diferentes interacções possíveis de estabelecer entre produto e utilizador. O segundo grupo temático contém a essência desta dissertação, relaciona conceitos e reflexões que não se limitam a imitar a natureza, mas que a usam como o ponto de partida e reserva de influência para respostas inovadoras na relação entre o objecto, homem, recursos naturais, produção e ciclo de vida dos produtos. Temas como a existência de ornamentação «gratuita» em alguns animais, as vulnerabilidades existentes na natureza reinterpretadas e aplicadas ao design de produto, a diversidade como elemento indispensável para a nossa vida natural e «artificial» ou os novos conceitos de desperdício e de produção ou de Eco - eficiência e Eco – eficácia assumem um importante papel neste segundo grupo de estudo. Complementarmente aos conceitos descritos atrás é efectuada uma referência ao «essencialismo orgânico», patente no trabalho do designer Ross Lovegrove, e também um estudo sobre o Biomimetismo, considerada por muitos como a ciência do futuro, que se foca no uso dos princípios biológicos para a resolução de muitos dos problemas relacionados com design, produção e consumo. Esta dissertação revela inspirações, conceitos e atitudes que a natureza pode oferecer, tentando contribuir para o desenvolvimento de novas perspectivas sobre esta temática. Irá tentar demonstrar as múltiplas possibilidades na redescoberta e reinvenção da natureza associada ao design de produto e ao processo de raciocínio do designer.