ESSSM - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica
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- Desenvolvimento de competências no cuidado especializado à pessoa em situação crítica ao longo do ciclo vitalPublication . Pereira, Susana Maria Almeida; Viveiros, AbelNo âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde Santa Maria em parceria com a Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, faz parte integrante, do Plano de Estudos, a elaboração do Relatório de Estágio e a sua apresentação e discussão pública, visando a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área da Pessoa em Situação Crítica. O presente Relatório de Estágio intitulado “Desenvolvimento de Competências no Cuidado Especializado à Pessoa em Situação Crítica ao Longo Ciclo Vital”, pretende refletir o percurso desenvolvido ao longo dos ensinos clínicos na consolidação de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico cirúrgica, no cuidado à pessoa em situação crítica, ao longo do seu ciclo vital. De igual modo, pretende evidenciar o desenvolvimento de competências de Mestre, através da sua apresentação e discussão pública. Este Relatório reflete, ainda, o meu particular interesse no cuidado especializado à criança em situação crítica, visando a promoção de cuidados seguros. De acordo com o Plano de Estudos do Mestrado, o percurso de aprendizagem desenvolveu-se em quatro momentos de ensino clínico, nomeadamente, em contexto de Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, Serviço de Medicina Intensiva Polivalente, Serviço de Urgência Pediátrica e Serviço de Medicina Intensiva Pediátrica. A metodologia utilizada ao longo do relatório é descritiva, analítica e reflexiva, fundamentada em evidência científica, procurando dar visibilidade às atividades desenvolvidas no decorrer das práticas clínicas e situações vivenciadas, no sentido de evidenciar a minha intervenção enquanto futura enfermeira especialista em enfermagem médico-cirúrgica, na área da pessoa em situação crítica, nos diferentes domínios de competências comuns e específicas, bem como as competências de Mestre.