ISEC Lisboa - Mestrado em Necessidades Educativas Especiais - Área de Especialização em Comunicação e Linguagem
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- Desenvolver a consciência fonémica no pré-escolar, um programa de intervençãoPublication . Simões, Rita Rego Gomes; Horta, Inês VasconcelosO presente estudo tem como objectivos verificar o impacto de um treino fonológico num grupo de crianças em idade pré-escolar, mais concretamente, pretendemos analisar o impacto do programa de intervenção ao nível do desempenho infantil em diferentes tipos de tarefas de consciência fonológica, nomeadamente ao nível da classificação da sílaba inicial e classificação do fonema inicial. O estudo pretende também analisar o desenvolvimento das sessões do programa de intervenção enquanto parte integrante do processo ensino-aprendizagem, bem como os efeitos deste programa nas dinâmicas relacionais entre as crianças. Os participantes são 21 crianças na faixa etária dos 4 a 5 anos, divididos em dois grupos, o grupo experimental e o grupo de controlo. A sua idade, inteligência, conhecimento das letras e consciência fonológica foram controlados. Nos pré e pós-testes, a consciência fonológica das crianças foi avaliada através de duas provas de classificação. Entre os dois momentos, o GE realizou um programa de intervenção ao nível da consciência fonológica e o GC realizou actividades diversas, com legos e tangran. Em cada uma das seis sessões do programa de intervenção, as crianças eram convidadas a realizarem actividades com base na consciência fonémica, quer individualmente quer em grupo, dependendo da sessão. Pretendia-se criar um ambiente de confiança em que as crianças se ajudassem mutuamente e colaborassem na partilha de informação para realizarem a actividade com sucesso. Os objectivos específicos são: comparar a evolução dos dois grupos ao nível consciência silábica e da consciência fonémica. Os resultados mostram que se verificou uma diferença significativa entre o grupo experimental e o grupo de controlo. Ao aplicarmos este programa constatamos que as crianças com mais facilidade em realizar as tarefas auxiliavam os colegas, e estes aceitavam a sua ajuda, pelo que o programa se demonstrou eficaz na dinâmica de grupo, na medida em que todas as crianças beneficiaram com a partilha de informação.