ISEC Lisboa - Mestrado em Necessidades Educativas Especiais - Área de Especialização em Comunicação e Linguagem
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- Investigando a linguagem: consciência fonológica desenvolvimento de competências em idade pré-escolarPublication . Teixeira, Ana Filipa Américo; Horta, Inês VasconcelosAprender a ler não é um processo natural como o de aprender a falar e nos tempos que correm a sociedade exige implicitamente, como fator de sucesso, que a capacidade de leitura seja bem adquirida e progressivamente consolidada. As dificuldades de aprendizagem da leitura, existentes com maior frequência nos primeiros anos escolares, alertam-nos para a necessidade de precocemente se estimular as capacidades metalinguisticas diretamente relacionadas com a aprendizagem da leitura, sendo uma das mais importantes a consciência fonológica. Neste contexto, a presente dissertação tem dois objetivos principais, desenvolver um Programa de Estimulação da Consciência Fonológica para crianças de idade préescolar, aplicado em contexto de sala de aula, e verificar os efeitos da aplicação do programa desenvolvido nos níveis de consciência fonológica e conhecimento do nome das letras. Os participantes são 36 crianças de 5 anos, divididas por dois grupos (experimental e controlo), constituídos sob o controlo das variáveis: idade, nível de inteligência, conhecimento do nome das letras e nível de consciência fonológica. A construção do programa teve em consideração o nível de consciência fonológica no grupo dos participantes, avaliado em pré-teste e foi pensado e estudado, para ser aplicado a um grupo de crianças em idade pré-escolar, como um todo, sendo esta a realidade de um educador em sala, em contraste com ensino individual. Metodologicamente, num momento inicial, foram verificadas e quantificadas as capacidades das crianças, processo ao qual se seguiu a aplicação do programa de estimulação de consciência fonológica. Por fim, verificámos a evolução das variáveis e avaliámos o impacto da aplicação do programa no grupo experimental, por oposição ao grupo de controlo. O estudo permitiu-nos responder às questões colocadas e obter suporte empírico e estatístico válido, para afirmar que o programa de estimulação de consciência fonológica surte o efeito esperado. As hipóteses colocadas de que as crianças que participaram no programa de estimulação da consciência fonológica apresentam, em situação de pós-teste, um maior de nível de consciência fonológica e de conhecimento do nome das letras do que as crianças que não participaram no programa, existindo diferenças significativas, foram validadas estatisticamente. No que respeita às questões de investigação, as crianças melhoraram o conhecimento das letras após a intervenção, revelando um aumento mais significativo no grupo das oclusivas. Em suma, fica deste modo validado o pressuposto de que este treino intencional deve ser alargado a todas as crianças no nível de ensino pré-escolar, no sentido de maximizar as capacidades de aprendizagem da leitura e minimizar as dificuldades, considerando que as competências estimuladas são os alicerces desta aprendizagem.