ESEIMU - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEIMU - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by Subject "Ambiente educativo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A sala de aula: um espaço onde se aprendePublication . Gomes, Andreia; Gerardo, MariaO ambiente educativo de uma sala de aula é, ainda, objeto de poucos estudos. Neste momento, encontramo-nos num tempo em que o currículo e a formação dos professores não são suficientes para garantir o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. No meu entender, a organização que o professor faz da sua sala de aula influencia a aprendizagem dos alunos e o bom funcionamento das aulas. Com o estudo apresentado neste Relatório Final pretende-se refletir sobre a importância de dois fatores do ambiente educativo, que podem ajudar a tornar este agradável e favorável, quer para a aprendizagem dos alunos, quer para o trabalho do professor. O estudo foi realizado numa instituição privada, na área da grande Lisboa, no decorrer do período de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que funcionou como ponto de partida para o referido estudo. Para desenvolver este estudo houve um tempo de observação que me levou à abordagem da problemática direcionada para a organização do ambiente educativo, focandome em dois objetos de estudo: o incumprimento de regras por parte dos alunos e a redistribuição dos lugares dos mesmos. Relativamente ao incumprimento das regras da sala de aula, pus em prática várias estratégias, tentando levar os alunos a compreender a importância destas e a cumpri-las. Quanto à redistribuição dos lugares, foi feito um questionário às professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico da instituição, e consequente análise, de forma a perceber por que razão o faziam.