ISPG - ESESM - Escola Superior de Educação de Santa Maria
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Browsing ISPG - ESESM - Escola Superior de Educação de Santa Maria by Subject "Educação de Infância"
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- Ciência e conceções científicas na infânciaPublication . Pedrosa, DianaO presente trabalho enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e trata-se de um projeto de investigação sobre Conceções Científicas na Infância.
- O contacto com pinturas pode influenciar o desenvolvimento cognitivo comportamental das crianças no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Araújo, MarisaA presente dissertação intitulada “O contacto com pinturas pode influenciar o desenvolvimento cognitivo e comportamental das crianças no 1º ciclo do ensino básico”, surge no âmbito da unidade curricular de Seminário II, para a obtenção de aprovação no Mestrado em Educação Pré́-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A investigação visa o questionamento do impacto das pinturas, nas crianças, dentro de um ensino articulado com a Educação e Expressão Plástica, coadjuvado por um ensino pela arte. Existindo muitos artigos e teorias que defendem os benefícios da presença de uma educação artística no primeiro ciclo, o facto é que as pinturas, enquanto fonte culturizadora e educacional, pouco são contempladas nas mestas curriculares. Através da Investigação-ação usando uma metodologia qualitativa, a dissertação desenvolve-se através dum estudo comparativo, entre um grupo de participantes e um grupo de controlo do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. O grupo de participantes foi sujeito a atividades pedagógicas que estimulassem, uma evolução nos pré-conceitos artísticos, nas representações, na interpretação visual e expressão gráfica. O grupo de controlo realizará seis das catorze atividades a que o grupo de participantes foi sujeito, para que se efetuasse uma comparação de resultados. As pinturas são uma das vertentes da expressão plástica e uma forma de comunicação, onde cada um pode ser original, criativo e revelar a sua essência, contribuindo para uma evolução da formação do sujeito psicológico de cada aluno. Tentando através da pintura introduzir uma diferenciação, na indução de conceitos, comportamentos e até emoções. A pintura poderá ser apenas mais uma estratégia pedagógica, para desenvolver crianças mais livres e críticas, potenciando o seu processo cognitivo. Palavras-chave: pintura, educação artística, criança, arte, desenvolvimento.
- Educação Financeira no 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Cunha, IsabelO presente trabalho de investigação enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como principal função dar a conhecer um conjunto de estratégias de ensino que possam ser colocadas em prática em turmas do 1º ciclo. O processo de escolha do tema, desenvolvido na presente tese de mestrado, não se afigurou uma tarefa simples. Esta dificuldade deveu-se ao facto de a base inicial da pesquisa incluir várias áreas de interesse. Após profunda reflexão optamos por seguir o caminho que tem por base a educação para a cidadania. Na escolha deste tema teve bastante peso a atividade profissional do investigador (professor) que, por lidar todos os dias com crianças de vários extratos sociais, verificou alguma ausência de princípios e valores relacionados com a Educação para Cidadania. Ao observar esta ausência debruçou-se sobre os vários domínios da Educação para Cidadania, previstos pela Direção-Geral de Educação e constatou que algumas vertentes não são aprofundadas com a importância que merecem ao nível do 1º ciclo do Ensino Básico. A que se afigurou de maior interesse foi a Educação Financeira.
- A Representação Ativa como Metodologia para a Conceptualização de Problemas Matemáticos no Ensino BásicoPublication . Zhu, CátiaO presente trabalho enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. É um projeto de investigação sobre “A Representação Ativa como Metodologia para a Conceptualização de Problemas Matemáticos no Ensino Básico”. Pretende-se abordar os métodos e as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas matemáticos, correlacionando o seu raciocínio com o modelo de Pólya (adaptado por Boavida et al. e Palhares) e verificando se a representação ativa influencia as suas decisões. Será realizada também uma análise ao cumprimento do método, verificando se o sucesso dos alunos está diretamente ligado à aplicação das suas etapas. A representação ativa será, evidentemente, o foco desta investigação e espera-se obter resultados que definam a sua aplicabilidade como metodologia.