ISEC Lisboa - Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica
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- Avaliação do desempenho docente: estudo exploratório sobre a perspetiva dos avaliadoresPublication . Cruz, Maria Amélia Meira da; Pratas, HelenaDesde 2007 que a legislação sobre o Estatuto da Carreira de Docente tem vindo a ser alterada, introduzindo a avaliação do desempenho do docente, gerando polémicas, constrangimentos e controvérsias públicas. Por esta razão, procura-se com este estudo (1) Conhecer os princípios e as práticas da avaliação/ supervisão pedagógica; (2) Conhecer o impacto das práticas de avaliação/supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional dos professores e na sua qualidade. (3) Perceber se os princípios de imparcialidade e equidade norteiam as práticas avaliativas. Para tal, foi efetuado um levantamento teórico ao nível concetual e sobretudo legislativo, tentando acompanhar e sintetizar todas as alterações ao estatuto da carreira de docente efetuadas no decorrer da investigação. O resultado traduz-se numa pesquisa exploratória assente numa metodologia qualitativa. As entrevistas semiestruturadas, efetuadas a seis docentes de um agrupamento de escolas da margem sul do Tejo, foram os instrumentos utilizados na recolha de dados e posteriormente trabalhadas e analisadas com recurso à técnica de análise de conteúdo. Os resultados fazem menção aos constrangimentos sentidos pela avaliação por pares e sobretudo manifestam um descrédito no processo avaliativo, tido como excessivamente burocrático. Não obstante, permanece uma concordância com um modelo de avaliação dos professores mas em outros moldes, mais próximo da realidade da escola, mais objetivo e imparcial. Salienta-se ainda uma necessidade de formação na área da avaliação/ supervisão pedagógica mais ajustada às necessidades dos avaliadores do que a que tem sido promovida pelo Ministério da Educação.
- Perceção dos professores face à observação de aulas, em contexto de avaliação do desempenhoPublication . Gomes, Cristina Maria Martins Farinha Tavares; Amado, NunoA presente investigação insere-se na problemática da observação de aulas, no âmbito da avaliação do desempenho docente, e procura responder à questão: “qual a perceção dos professores face à observação de aulas, em contexto de avaliação do desempenho?”. Participaram no estudo 162 docentes dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário, a lecionar em escolas públicas do distrito de Lisboa, no ano letivo de 2012/2013. A metodologia adotada baseou-se numa abordagem mista de cariz quantitativo e qualitativo. Como técnicas de recolha de dados, utilizou-se o inquérito por questionário e a entrevista individual semiestruturada, que foram posteriormente submetidos ao tratamento estatístico e à análise de conteúdo, respetivamente. Das conclusões do estudo, destacamos a aceitação dos professores em relação à prática de observação de aula, enquanto instrumento formativo, de aperfeiçoamento da prática pedagógica, de desenvolvimento profissional, de partilha de experiências e saberes e ainda de reflexão sobre o desempenho. Não obstante, os inquiridos rejeitam a observação de aulas com cariz avaliativo, isto é, enquanto instrumento ao serviço da avaliação do desempenho docente, por entenderem que impõe constrangimentos à qualidade do seu trabalho. Dos resultados obtidos, parece ainda evidente o desconforto, o incómodo e a ansiedade dos docentes em relação à presença de observadores/professores/pares, na sala de aula, por alterar o seu normal funcionamento, impedindo que sejam reveladas as reais competências dos professores.
- Relatório de atividade e de desenvolvimento pessoal. Avaliação do Desempenho DocentePublication . Vieira, José Luís Gonçalves; Jorge, José ReisO ensino, a educação e os sistemas educativos de forma geral têm vindo a assumir uma importância crescente e a serem confrontados com novos desafios, fruto de novos contextos escolares, novas forma de ver e pensar a educação, novas abordagens e novos contextos de aprendizagem. Confrontados com a rápida evolução da sociedade da tecnologia e da informação, urge pensar e reflectir, estabelecendo novas plataformas de ação e intervenção. É neste contexto que a discussão sobre a finalidade e a qualidade do ensino e da educação emergem como novos paradigmas das sociedades atuais. A formação docente, o desenvolvimento profissional ao longo da vida, as estratégias de reflexão-cooperação, de escola reflexiva e de professor reflexivo assumem particular relevância, estabelecendo-se como meios privilegiados de potenciar a ação e o desenvolvimento. A adoção de mecanismos de supervisão, de que a avaliação do desempeno docente, e do desempenho dos alunos, mas também da escola enquanto organização pensante farão parte, reveste-se de especial importância, por se constituir como peça base de todo o trabalho da escola, na sua missão de formar e ensinar. É nesse quadro e neste contexto que entendemos a intervenção da supervisão pedagógica e enquadramos a avaliação do desempenho docente, ainda que, numa perspetiva crítica outras leituras possam ser possíveis.
- Relatório de atividade e de desenvolvimento profissionalPublication . Salgado, Maria Helena; Jorge, José ReisA Supervisão Pedagógica é atualmente um conceito multifuncional, pelo facto de abranger um vasto leque de funções inerentes aos cargos de chefia intermédia nas escolas. A presente reflexão crítica visa caraterizar e analisar uma das funções mais complexas atribuídas aos professores, no âmbito da avaliação do desempenho de docentes. Trata-se da função inerente ao cargo de Relator, cuja intervenção abrange a avaliação de colegas, onde se integra a Observação de Aulas – um procedimento que poderá trazer à luz alguns constrangimentos entre pares, se não houver uma preparação psicológica prévia relativamente aos papéis de avaliador e avaliado, delimitando os seus campos de atuação, quanto à implementação do dispositivo da avaliação. A abordagem reflexiva orienta-se pelos exemplos práticos vividos nos processos avaliativos correspondentes aos biénios 2007/2009 e 2009/2011, procurando apoio e fundamentação teórica junto de alguns autores que trataram este tema. A importância de se pensar numa nova cultura de escola com a implementação regular de Observação de Aulas entre pares, com o propósito formativo, à margem do peso punitivo da avaliação é também uma das tónicas dominantes deste trabalho.