ESSCVP - Lisboa - Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica - Dissertações / Relatórios / Trabalhos de Projeto
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- O enfermeiro especialista em Enfermagem de saúde infantil e pediátrica na promoção da parentalidade para a autorregulação da criança / jovemPublication . Ribeiro, CristianaA parentalidade é o processo de cuidar que envolve a promoção do desenvolvimento da criança/jovem, exigindo a aquisição de conhecimentos para garantir a sua sobrevivência e crescimento. Esta fase implica uma mudança que requer adaptações nas dimensões biopsicossociais e pode ser influenciada por fatores como o stress e a ansiedade. A autorregulação da criança/jovem, inerente ao seu desenvolvimento, destaca-se pela capacidade de interpretar e expressar sentimentos, comportamentos e pensamentos adaptados a diferentes situações. Desde o nascimento, este processo é influenciado por estímulos e pela interação com os pais/família. As dificuldades na autorregulação podem apresentar problemas de saúde mental e comportamental nas crianças/jovens, e mais tarde na adolescência e na vida adulta. Por isso, é crucial intervir nesta área ao nível da saúde infantil e pediátrica. Através da promoção da parentalidade, os pais/família desempenham um papel fundamental ao modelar comportamentos de autorregulação a partir das estratégias que adotam. Assim, destaca-se o modelo de cuidados centrado na criança/jovem e família, salientando o envolvimento e a participação dos pais/família para a promoção do desenvolvimento da autorregulação. A intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, focaliza a promoção da saúde e a prevenção da doença da criança/jovem. No âmbito deste projeto prestei cuidados especializados, ajustando estratégias ao desenvolvimento da criança/jovem e envolvendo os pais/família como parceiros essenciais nos cuidados. Mobilizei recursos perante situações complexas, especialmente em saúde mental e assegurei a qualidade dos cuidados prestados. Foi adotada a metodologia de projeto sustentada pela prática reflexiva, que permite uma evolução continua da aprendizagem nos diferentes contextos do ensino clínico. Este relatório tem como principal objetivo descrever e analisar de forma critica os objetivos, as atividades e os resultados obtidos que permitiram a aquisição de competências de mestre, do enfermeiro especialista e do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.