ESEJD - Dissertações de Mestrado em Ciências da Educação
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Browsing ESEJD - Dissertações de Mestrado em Ciências da Educação by Subject "Actividade física"
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- Importância da educação física no currículo do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Jesus, José Manuel Serrano deA Educação Física infantil tem vindo a assumir-se, cada vez mais, como uma preocupação da sociedade onde vivemos. Esta realidade confere responsabilidades às instituições educativas e aos professores na organização dos Currículos. O tema do nosso trabalho de investigação surgiu pela necessidade sentida em perceber qual o grau de importância da Educação Física Infantil no Currículo do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Consideramos ser esta temática de grande atualidade, uma vez que tem vindo ultimamente a suscitar grande interesse e preocupação junto dos pais, professores e comunidade educativa em geral. Para a realização deste estudo, tivemos o cuidado de, no âmbito da revisão de literatura, desenvolver pesquisas no campo da Educação Física, que passaram pelos conceitos, importância e benefícios, da Educação Física como fator Promotor de Saúde e, por último, a família e a criança associadas ao exercício físico, ao jogo, à saúde e ao bem-estar. Esta investigação foi realizada na base de uma metodologia qualitativa sustentada nas seguintes questões: (i) Qual a opinião e a perceção que os pais têm sobre a importância da Educação Física no processo de crescimento e desenvolvimento de capacidades e competências dos seus filhos? (ii) Como se operacionaliza a Educação Física numa perspetiva de Promoção da Saúde e Bem-estar? (iii) Qual o grau de satisfação dos alunos face às aulas de Educação Física? (iv) Que atividades físicas desenvolvem os alunos para além das atividades da escola? E porquê? (v) Como vêm os professores e os pais a inclusão da Educação Física no currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico? (vi) Que articulação existe entre os currículos próprios da Educação Física e as competências gerais a adquirir no 1.º Ciclo do Ensino Básico? Para a concretização do nosso trabalho foi necessário recorrer a instrumentos de recolha de dados: entrevistas e inquéritos por questionário, que nos proporcionaram elementos importantes que, após terem sido tratados, analisados e interpretados, nos permitiram chegar à discussão dos resultados e às conclusões. Acreditamos que este estudo possa vir a contribuir para uma outra visão da Educação Física infantil, permita desenvolver novas estratégias, que possam ajudar a comunidade educativa a olhar pra esta disciplina de uma forma diferente.
- A influência da prática de atividade física no desenvolvimento de crianças com trissomia 21Publication . Vaz, Elizabel NóbregaO tema central deste trabalho de investigação prende-se com a influência que a prática de atividade física poderá ter no desenvolvimento físico e intelectual de crianças com Trissomia 21. Ao trabalhar com estas crianças, é importante implementar estratégias que permitam o seu pleno desenvolvimento e facilitem a sua integração escolar e social. Pretende-se, portanto, identificar os possíveis benefícios, para estas crianças, de uma prática regular de exercício físico e ainda averiguar a vantagem da sua integração nas aulas de Educação Física do ensino regular. Procurar-se-á, finalmente, identificar a atitude do docente de Educação Física face à integração destas crianças nas aulas do ensino regular e a sua preparação pedagógica para responder às necessidades educativas especiais, bem como determinar o impacto que a presença destas crianças pode causar nessas aulas.