AM - TIA - CAV - Especialidade de Cavalaria
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Browsing AM - TIA - CAV - Especialidade de Cavalaria by Subject "Academia Militar"
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- Adaptabilidade de carreiraPublication . Rosa , Sérgio Filipe Reigones; Rosinha, António José Palma EstevesO Ensino Superior Militar ministrado pela Academia Militar é fundamental na formação dos futuros oficiais do exército português. Tal formação incide sobre as vertentes académica, física, militar, cultural e comportamental, sendo dessa forma essencial no desenvolvimento dos cadetes alunos, quer como militares, quer como seres humanos. Como consequência, é necessária a adaptação eficaz e constante às situações e experiências em que são colocados, de forma a retirar o melhor de todos os ensinamentos e experiências. É pertinente estudar a relação e influência que a Adaptabilidade de Carreira dos cadetes alunos tem sobre características tão importantes como a Satisfação com a Vida, a Satisfação com o Trabalho e a perceção de Desempenho. Esta investigação teve como amostra 236 cadetes alunos da Academia Militar a frequentar do 1º ao 4 ano, inclusive, no ano letivo 2016/2017. A estes foram aplicadas escalas de Adaptabilidade de Carreira (Duarte et al., 2012), Satisfação com a Vida (Diener, Emmons, Larson & Griffin, 1985), Satisfação com o Trabalho (Judge & Klinger, 2000), Felicidade Subjetiva (Lyubomirsky & Lepper, 1999), e ainda uma medida sobre o Controlo Percebido da Vida (Welzel & Inglehart, 1998). Para avaliar a perceção sobre o desempenho, foi aplicada uma medida de autoavaliação aos cadetes alunos. Os resultados mostram que características como a Preocupação, a Curiosidade e o Controlo (dimensões da Adaptabilidade de Carreira) influenciam positivamente a Satisfação com a Vida, a Satisfação com o Trabalho e a perceção de Desempenho. Concluiu-se também que os níveis de satisfação e felicidade dos cadetes alunos diminuem com os anos. Os resultados são relevantes pois permitem à Academia Militar reconhecer não só as características que mais influenciam a satisfação e perceção de desempenho dos seus cadetes alunos, como também as que potenciam uma melhor adaptação ao contexto superior militar.
- A prática de equitação como um exponencial do desenvolvimento das competências de liderança no Ensino Superior: Academia MilitarPublication . Oliveira, FilipeO presente estudo incide sobre a equitação como exponencial de desenvolvimento das competências de liderança e pretende contribuir para um conhecimento mais objetivo e aprofundado sobre de que forma a equitação, praticada na Academia Militar, pode desenvolver ou exponenciar nos alunos competências fundamentais para o exercício das funções de comando, direção e chefia. Assim, este trabalho de investigação tem como principal objetivo verificar se a prática de equitação é uma tecnologia educativa moderadora para o desenvolvimento de competências associadas à liderança, essenciais ao desempenho dos futuros Oficiais do Exercito e da Guarda Nacional Republicana. Para o estudo foi utilizado um inquérito de competências de liderança e utilizada uma amostra de 180 indivíduos (praticantes e não praticantes de equitação) de diferentes instituições. Com base nos dados das respostas obtidas ao inquérito efetuou-se o tratamento e a análise estatística, com recurso ao programa estatístico Statistical Package for Social Sciences. Da análise de dados, conclui-se que existem diferenças ao nível de proficiência das competências de liderança entre praticantes e não praticantes de equitação na Academia Militar, no Colégio Militar e na Universidade de Évora, sendo os praticantes de equitação que mostram um nível superior de proficiência nas competências em estudo. Conclui-se que através da prática de equitação, a Academia Militar ganha nos futuros oficiais do Exército e da Guarda Nacional Republicana líderes com um nível superior do domínio das competências de liderança, cumprindo assim a sua missão de ensino e formação dos futuros líderes.
