ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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- Aprender Inglês? Porquê?Publication . Gomes, Cátia Alexandra Madrugo Leitão; Almeida, Ana PatríciaO presente estudo visa conhecer e compreender as representações de diferentes atores sobre a importância do ensino precoce de uma língua estrangeira na infância, neste caso a língua inglesa. Este estudo surgiu no âmbito da importância do ensino de uma língua estrangeira pois, atualmente, a aprendizagem de uma segunda língua deverá ser considerada como um instrumento para a participação e a incorporação de um indivíduo na sociedade. Desta forma, a aprendizagem da língua inglesa na infância permitirá às crianças investirem e inserirem-se num espírito cooperativo, pavimentando o seu caminho e tendo um impacto positivo nas relações sociais e culturais que possa ter futuramente, possibilitando ainda um desenvolvimento pleno. Decorrente do explicitado, definiram-se as seguintes questões de pesquisa: “Qual o contributo da aprendizagem precoce de uma língua estrangeira durante a infância?” e “Qual a importância da aprendizagem precoce de uma língua estrangeira para o desenvolvimento global da criança?” Para responder a estas questões de pesquisa, foi definido um estudo de carácter qualitativo, ao longo do qual se realizaram três entrevistas a interlocutores-chave, que permitiram fazer emergir algumas considerações importantes nesta matéria. Com efeito, este estudo permitiu observar que a aprendizagem de uma segunda língua tem um grande impacto na vida de uma criança, pois possibilitará com que a mesma se torne num cidadão consciente de que existem diferentes culturas. Este conhecimento fará ainda com que a criança aprenda a respeitá-las.
- Contributos das expressões artísticas no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Funenga, Ana Luísa; Artiaga, Maria JoséO presente relatório insere-se no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, pretende refletir sobre o papel das Expressões Artísticas e a articulação destas com outras áreas do currículo no 1.º Ciclo do Ensino Básico. As Expressões Artísticas, são um instrumento fundamental para desenvolver as aprendizagens das crianças, pois podem contribuir para o desenvolvimento do sentido estético, crítico e criativo. As artes contribuem igualmente para o desenvolvimento cognitivo das crianças, facilitam a expressão dos seus sentimentos, possibilitam o desenvolvimento da imaginação, da percepção e do domínio motor. Este estudo tem como principal objetivo demonstrar a importância das Expressões Artísticas para o desenvolvimento das aprendizagens das crianças, fortalecendo também o seu progresso pessoal e social. Os instrumentos utilizados nesta investigação foram: a observação, os registos diários, as conversas informais e os questionários. Os participantes envolvidos neste estudo foram os alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, os professores da instituição e os encarregados de educação da turma onde foi realizado o estágio. Os resultados obtidos para a concretização deste estudo revelaram que as Expressões Artísticas, embora consideradas fundamentais no desenvolvimento global da criança por professores e encarregados de educação, são objeto de contradição no discurso e prática dos docentes, levando à falta de empenho dos alunos e à dificuldade de trabalho quando estas são postas em prática.
- Errei e agora?Publication . Barata, Filipa Catarina Fernandes; Machado, RicardoO presente trabalho é desenvolvido durante a prática pedagógica supervisionada, com um grupo de crianças na valência de pré-escolar, mais concretamente, na faixa etária dos três anos e, posteriormente, na valência de 1.º ciclo do ensino básico, com um grupo de alunos a frequentar o 4.º ano de escolaridade. A questão do erro é uma componente que se encontra presente no quotidiano de todos os humanos, sendo rotulado com algo negativo. No entanto, o mesmo pode ser encarado como algo benéfico, no que concerne à aprendizagem das crianças/alunos. Deste modo, a presente investigação surge da necessidade de reflexão, acerca do erro, por uma profissional de educação, ao observar os erros cometidos pelas crianças/alunos, nas tarefas matemáticas, que lhes eram propostas. Para tal, foi desenvolvido um trabalho de investigação que tem como objetivos analisar a importância do erro no processo de ensino e de aprendizagem, o papel do educador ou professor na gestão do erro e como a criança/aluno lida com o seu próprio erro. Para a concretização desta investigação adotamos um design de investigação-ação, baseado no paradigma interpretativo, através da qual pretendemos observar, planificar, intervir e refletir, conforme os objetivos e questões de investigação que foram formuladas. Os instrumentos utilizados dizem respeito à observação, ao diário de bordo, às conversas informais e à recolha documental. No que concerne aos participantes envolvidos neste estudo, estes dizem respeito ao grupo do pré-escolar, do 1.º ciclo do ensino básico e a educadora/professora/investigadora. Os resultados iluminam a importância que o erro assume, quando este é trabalhado e discutido para que as crianças e alunos tenham sucesso na realização das tarefas matemáticas. Mostram também que o sucesso das crianças/alunos, quando erram, está relacionado com a forma como o educador/professor estabelece o diálogo com os mesmos (as) e que os mesmos não apresentam relutância ao erro, quando erram. Para além disso, trabalhar o erro permite às crianças e alunos desenvolverem capacidades e competências matemáticas, tais como, o raciocínio e comunicação matemática, o sentido crítico, a persistência na tarefa, entre outras.
- A escrita no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Pereira, Inês Graça; Ferreira, MarcoEste Relatório Final, elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), foi desenvolvido, numa fase inicial com um aluno dos 2.º, 3.º e 4.º anos, e, numa fase mais tardia, com uma turma do 2.º ano, que pertencem a uma instituição privada do concelho e distrito de Lisboa. Este estudo foi realizado com o intuito de abordar as competências da leitura e da escrita, o ensino destas, a extrema importância que as mesmas detêm e os tipos de exercícios de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico. Decorrente do que foi mencionado, acabaram por emergir estas questões orientadoras: “Quais os tipos de exercícios de escrita abordados no 1º Ciclo do Ensino Básico?”; “Qual a continuidade dada a este tipo de exercícios no decorrer deste Ciclo de Ensino?”; “Quais os tipos de exercícios de escrita trabalhados especificamente no 2º ano?”; e “Que tempo de qualidade lhes é dedicado durante uma semana de trabalho?”. De forma a responder a estas precisas questões, optou-se por um estudo de carácter qualitativo e interpretativo, baseado em observações naturalistas e análise documental.
- A influência da criatividade através da expressão plásticaPublication . Rodrigues, Márcia Alexandra Grossinho; Latka, JoannaO estudo que se apresenta remete-nos para as práticas efetuadas em contexto da Prática de Ensino Supervisionada II, desenvolvidas no âmbito da área curricular da Expressão Plástica. Para uma sociedade ser salva da inércia e para o indivíduo alcançar o seu desenvolvimento integral, qualquer regime de educação deve proporcionar aos seus alunos momentos onde seja estimulado o pensamento criativo. Desta forma exaltamos o facto de as crianças que são submetidas a atividades criativas, se manifestarem futuramente mais preparadas para mudanças sociais e mais recetivas à diversidade cultural. Para proporcionar momentos desta ordem aos alunos, recorremos à área curricular da Expressão Plástica, uma vez que esta é também dotada de componentes associados ao desenvolvimento da criança, permitindo que estes expressem os seus sentimentos e emoções. Este estudo teve como principal objetivo alargar o pensamento criativo dos alunos através da Expressão Plástica, tendo em conta que esta é uma área que oferece uma vasta panóplia de técnicas e materiais dos quais as crianças podem usufruir, contribuindo também para o desenvolvimento das capacidades motoras das mesmas. Quanto à metodologia utilizada para a realização deste trabalho investigativo, importa frisar que este se inseriu numa abordagem de natureza qualitativa, na qual demos lugar à investigação-ação. Os resultados permitiram-nos verificar que embora as crianças não fossem estimuladas ao nível da criatividade através da Expressão Plástica, e apresentassem dificuldades (motricidade fina, pensamento criativo) que não deviam ter nesta faixa etária, ao longo das tarefas estas foram recetivas e conseguiram aplicar nelas o seu pensamento criativo, progredindo de forma positiva.
- Relatório de estágio da prática de ensino supervisionada:Publication . Motaco, Andreia Filipa Rodrigues da Silva; Saldanha, Ana; Jorge, José ReisO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico na área curricular Prática de Ensino Supervisionada III com vista à obtenção de grau de Mestre de qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estágio da Prática de Ensino Supervisionada I e II em Educação Pré-escolar foi desenvolvido na Associação de Pessoal do Instituto Superior Técnico, e o estágio da Prática de Ensino Supervisionada III no 1.º Ciclo do Ensino Básico foi realizado na E.B.1 n.º 31 do Lumiar, pertencente ao Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra. Este relatório tem como objetivo espelhar o trabalho desenvolvido ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas, em contexto de Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico.
- Relatório de estágio do ensino da prática pedagógica supervisionada.À descoberta do gosto pela leitura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Mendes, Carla Sofia Ferreira Nunes; Araújo, Luísa; Figueira, JoanaO presente relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico reflete a prática pedagógica realizada nas duas valências. A apresentação deste relatório divide-se em duas partes, a primeira evidencia o estágio de intervenção na valência Pré-Escolar e a segunda na valência de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ambas estão estruturadas da mesma forma; caracterizações do ambiente educativo, seguido de perspetivas educacionais, objetivos, área de intervenção, apresentação da prática desenvolvida em cada ensino e avaliação, reflexão. Na prática pedagógica das duas valências delineámos uma área prioritária de intervenção. Neste sentido, na Educação Pré-Escolar desenvolvemos um projeto de promoção de literacia, traçámos objetivos a atingir a longo prazo cujos resultados nem sempre foram os esperados. No 1.º Ciclo do Ensino Básico promovemos a aquisição de competências de Educação Literária cujo resultado foi ao encontro dos objetivos propostos. No término deste relatório apresenta-se uma conclusão das atividades desenvolvidas, dos resultados obtidos e da prática pedagógica desenvolvida.
- Relatório de estágio do ensino da prática supervisionada. Da pintura à interpretação da leituraPublication . Marujo, Vera Mónica da Silva; Jorge, José Reis; Figueira, JoanaO presente relatório enquadra-se no âmbito da unidade curricular da Prática do Ensino Supervisionada I e II do Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, do Instituto Superior de Educação e Ciências. Este divide-se em dois momentos: primeiramente o Pré-Escolar e seguidamente o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Representa o culminar do trabalho realizado durante a prática pedagógica no Pré-Escolar numa sala de crianças com cinco anos de idade, dentro do Instituto Superior Técnico onde existe o jardim-de-infância APIST (Associação de Pessoal do Instituto Superior Técnico). O estágio no 1.ºCiclo do Ensino Básico ocorreu no Colégio São Tomás na Quinta das Conchas, num 4.º ano de escolaridade na região da Grande Lisboa. Apresento assim num primeiro momento os métodos e as técnicas de recolha dos dados e o tratamento destes. Seguindo para uma análise refletiva do grupo para a escolha da problemática, sendo esta a expressão plástica, onde irei identificar os objetivos desta intervenção que integrou as cinco principais áreas no âmbito da educação Pré-Escolar. No âmbito do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, faço a mesma abordagem, sendo que a problemática é a língua portuguesa, pois esta foi identificada como uma das fragilidades da turma. Este relatório visa contribuir para um conhecimento mais aprofundado do processo da aprendizagem da expressão plástica e de bons leitores/escritores. Mais à frente, irei apresentar o meu olhar reflexivo face às práticas desenvolvidas ao longo de vários meses. Para a elaboração deste trabalho procurei diversificar referências bibliográficas, consideradas pertinentes por mim e por alguns docentes.
- Relatório de estágio. Prática de Pedagógica Supervisionada. Como vamos aprender a estudar?Publication . Moreira, Inês Alves Pedrosa Louro; Almeida, Ana PatríciaOs hábitos de estudo são reconhecidos por diversos investigadores, como um processo contínuo que apresenta uma evidente correlação entre o desempenho e o sucesso escolar dos alunos. Apesar de ser uma área que tem vindo a ser alvo de uma maior preocupação, ainda são poucas as escolas e professores que no nosso parecer, promovem e desenvolvem realmente estas competências de estudo, inserindo-as nas diferentes áreas curriculares e nas suas rotinas de ensino. Diversos problemas de aprendizagem são justificados, pela ausência ou uso inadequado de estratégias de estudo e pela não existência de hábitos de trabalho favoráveis à aprendizagem. O presente trabalho emerge da reflexão de uma futura profissional de educação, ao observar a existência de algumas dificuldades em sala de aula, relacionada com fraco ritmo de trabalho, desmotivação e uma consciência muito limitada da utilidade de adotar estratégias de aprendizagem. Desta forma, estruturou-se um trabalho com propósitos pedagógicos e investigativos que tem por objetivo perceber a relevância da inclusão das estratégias nas diferentes áreas curriculares e verificar se o ensino de estratégias de estudo permitem aos alunos assumir um papel mais ativo e adquirir competências de autorregulação na aprendizagem. Este trabalho é construído durante a Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvido numa turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico, do 4.º ano de escolaridade. Adotámos um paradigma interpretativo e desenvolvemos um projeto de investigação-ação. Como participantes temos a turma do 4.º ano de escolaridade e a professora/investigadora. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação, entrevista, inquérito por questionário, diário de bordo, conversas informais e recolha documental. Os resultados evidenciaram a relevância que os hábitos de estudo assumem no desempenho escolar de alunos do 4.ºano do Ensino Básico. Desta forma, recorremos ao programa de competências de estudo proposto por Carita et al. (1998), a partir do qual desenvolvemos parcialmente o nosso trabalho. Recorremos também ao desenvolvimento de estratégias que nos pareceram mais adequadas, tendo em conta o contexto e o grupo em questão.
- Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada O dia-a-dia da Matemática: A importância dos materiais manipuláveis em sala de aulaPublication . Duarte, Madalena Filipa Garrido; Machado, RicardoO presente relatório insere-se no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e pretende refletir sobre a prática desenvolvida ao longo da prática pedagógica decorrida em três semestres, assim como analisar a evolução dos grupos perante a temática abordada. A matemática ao assumir um papel importante no percurso escolar de cada aluno, permite desenvolver capacidades e competências que lhe serão úteis no futuro. Contudo, as crianças e alunos tendem a rejeitar a matemática, o que condiciona o seu envolvimento nas atividades matemáticas e na atribuição de sentidos às aprendizagens matemáticas. Desta forma, o recurso a materiais manipuláveis, estruturados e não estruturados, poderá ser um facilitador na apropriação de conhecimentos matemáticos e no desenvolvimento de capacidades e competências (matemáticas). Esta investigação encontra-se sustentada por um design de investigação-ação, do paradigma interpretativo, através da qual se pretende observar, planificar, refletir, intervir e voltar a refletir consoante os objetivos a alcançar. Deste modo, os instrumentos utilizados são diversos como sejam a observação, o diário de bordo, as conversas informais e a recolha documental. Assim, pretende-se com este trabalho perceber a importância que os materiais manipuláveis assumem na atribuição de sentidos às aprendizagens matemáticas, estabelecendo conexões entre a matemática escolar e a vida quotidiana. Os resultados evidenciam a forma como foram utilizados os materiais manipuláveis, quer no pré-escolar quer no 1.º ciclo do ensino básico, iluminando a existência de uma mudança quanto à atribuição de sentidos que os alunos/crianças concedem quando utilizam esses mesmos materiais, assim como que contributos trazem a vários níveis no desenvolvimento de cada um.