ESHTE - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESHTE - Dissertações de Mestrado by Subject "Abordagem cognitiva-afetiva"
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- Imagem do destino turístico: Portugal no mercado brasileiroPublication . Melo, Caroline Cavalcanti deEste trabalho de investigação realizou-se com o objetivo de identificar o atual ponto de vista do turista brasileiro no que concerne ao destino Portugal. Foi elaborado um estudo com base na literatura disponível a respeito da imagem de um destino e seu carácter multidisciplinar envolvente. Um fator primordial a uma pesquisa como esta é a associação da componente teórica à empírica. Assim sendo, foi realizado um questionário, o qual ficou disponibilizado on-line, direcionado ao turista brasileiro, antes e depois da visita ao país. Este levantamento de dados permitiu-nos elucidar alguns pontos importantes da temática no que diz respeito à imagem, numa abordagem cognitiva-afetiva do turista em referência. Os resultados obtidos apontam para uma imagem global positiva sobre o destino, com altos índices de satisfação após a visita ao país, valores que rondam os 60% ou mais de respostas positivas nos itens referentes a este âmbito. Porém também nos demonstra pouca ou quase nenhuma informação em alguns tópicos, nomeadamente no período ‘antes da viagem’. Detetaremos neste estudo respostas que conduziram a números os quais observa-se que em muitas situações, chegou-se a atingir quase 60% dos respondentes que não associavam o destino a muitas vertentes de relevância em Portugal. O Brasil, sendo um mercado real, potencial e ainda emergente no cenário global, possui diversas vertentes a serem exploradas pelo destino Portugal. Com o aumento da competitividade dos destinos e visto que ainda há uma forte ligação histórico-cultural entre os países, é importante que o destino transmita uma imagem favorável para este público-alvo. Considerando a imagem como um incisivo recurso de influência na decisão de escolha e compra de um destino, evidencia-se uma elaboração de estratégias de comunicação disseminadas nos diversos vetores existentes. Este trabalho de pesquisa fornece ferramentas para a aplicação de uma abordagem de diferenciação do destino, no âmbito da componente única que o destino possui em relação ao Brasil. O emprego e fortalecimento destes elementos na gestão do destino podem conduzir a uma elevação da posição competitiva neste mercado.