INR - Livros SNR
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Browsing INR - Livros SNR by Subject "ATITUDES"
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- O anúncio da deficiência da criança e suas implicações familiares e psicológicasPublication . GRONITA, Joaquim João CasimiroOs primeiros momentos são cruciais para o estabelecimento da relação da tríade mãe-pai-filho e para o processo de aceitação da deficiência da criança, tornando-se necessário esclarecer quais as condições, os momentos e a comunicação que o favorecem. Inserindo-se na área da comunicação em saúde em contexto clínico e de cuidados de saúde e no domínio da intervenção precoce, desenvolve-se uma análise teórico-conceptual e empírica sobre as implicações familiares e psicológicas decorrentes do nascimento e diagnóstico de uma criança com deficiência, muito em particular, sobre as condições do anúncio aos pais da deficiência dos seus filhos e o impacto e significado desta informação ao nível familiar. Conclui-se da necessidade dos pais serem ouvidos e apoiados, de expressarem os seus sentimentos e dúvidas, de obterem dos médicos mais informação sobre o diagnóstico e prognóstico relativo à deficiência dos seus filhos, de serem atendidos e acolhidos por médicos mais seguros, disponíveis e implicados, da necessidade de contacto e partilha do problema com outros pais e lamentam a informação imprecisa, incompreensível, insuficiente ou em excesso e a falta de empatia e interesse dos profissionais pelos seus sentimentos e problemas. A formação dos médicos, no sentido de melhor corresponder ao que teoricamente está estipulado é um grande indicador deste trabalho
- A criança com deficiência mental ligeiraPublication . Albuquerque, Maria Cristina Petrucci de AlmeidaA presente dissertação visa contribuir para o conhecimento das crianças portuguesas identificadas como deficientes mentais ligeiras. Na primeira parte, procurou-se recensear, ponderar e analisar criticamente o que demais relevante se conhece sobre o tópico em estudo, quer este dissesse respeito à caracterização, epidemiologia e etiologia da deficiência mental ligeira (capítulo 1), à interligação da deficiência mental ligeira com os problemas de comportamento (capítulo 2), ou aos determinantes das perceções e reações parentais face a uma criança com deficiência mental ligeira (capítulo 3). Por seu turno, na segunda parte, apresentam-se dois estudos de campo distintos, mas complementares, estando o primeiro direcionado para a avaliação e comparação dos comportamentos das crianças com e sem deficiência mental ligeira nos contextos familiar e escolar (capítulo 4) e o segundo para a análise da importância do carácter adequado ou inadequado desses mesmos comportamentos nos subsistemas diádicos (capítulo 5). Na terceira e última parte, enunciam-se algumas conclusões gerais, estabelecidas a partir do confronto dos resultados obtidos com os derivados de outros estudos. É também neste âmbito, que se salientam contributos de índole reabilitativa, e se sugerem caminhos a percorrer num futuro próximo.
- Emprego apoiado e satisfação : a perspectiva de pessoas integradas no mercado competitivo de trabalhoPublication . GENELIOUX, Maria Manuel Eleutério GourladeO presente estudo aborda questões relacionadas com a inclusão sócio-profissional de pessoas com deficiência. Pretendeu-se analisar e descrever as opiniões de um grupo de pessoas que querem, apesar de serem “diferentes”, ter um papel socialmente activo e exercerem o seu direito de cidadania. Optou-se por analisar questões relacionadas com a satisfação de pessoas inseridas em programas de emprego apoiado, com vista a conhecer os níveis de satisfação com o trabalho, com o serviço que recebem e com o nível de envolvimento que percepcionam nas decisões tomadas, no que respeita ao seu enquadramento profissional. Este trabalho enquadra-se numa linha de investigação actual e pioneira, no âmbito dos estudos que abordam a integração social e profissional de pessoas com deficiência e assume-se como uma referência importante para os profissionais desta área, familiares e as próprias pessoas que se confrontam com o dilema da inserção sócio-profissional. Os resultados sugerem que a maioria dos sujeitos gosta do seu trabalho, sente-se satisfeita com o serviço e programa de emprego apoiado em que está inserido e apontam a necessidade de aumentar o envolvimento das pessoas nas decisões tomadas no que respeita à sua inserção sócio-profissional.
- Promoção de competências pessoais e sociais : desenvolvimento de um modelo adaptado a crianças e jovens com deficiência : manual práticoPublication . Canha, Lúcia Neto; Neves, Sónia Mota
- As representações dos professores de educação especial e as necessidades das famíliasPublication . Pereira, Filomena
- Sexualidade na diversidade : atitudes de pais e técnicos face à afectividade e sexualidade da jovem com deficiência mentalPublication . Ramos, Maria de Lurdes Pereira
