IPT - ESGT - Escola Superior de Gestão de Tomar
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- Avaliação da gestão dos serviços de saúde na visão dos agentes comunitários e representantesdo conselho municipal de saúde em um município do estado do MaranhãoPublication . Oliveira, Verisleine Aranha de; Brou, Eduardo Fontão Mont'AlverneA gestão em saúde é de suma importância por muitos fatores que regem o andamento da saúde de um município, estado ou federação. Portanto, essa dissertação tem como objetivo geral verificar como os agentes comunitários e os membros do conselho municipal percebem a gestão dos serviços de saúde em um município do Estado do Maranhão, com vistas a, à luz da Teoria da Gestão de Organizações de saúde, sugerir propostas de melhorias organizacionais/processuais. Com o propósito de atingir os objetivos desta dissertação, recorreu-se a diferentes procedimentos, nomeadamente, revisão bibliográfica e estudo de caso envolvendo agentes comunitários e conselho municipal de saúde de um município do Estado do Maranhão no período de 2018 a 2019. Os resultados obtidos através do estudo de caso revelam que a gestão municipal na visão dos agentes comunitários e conselho municipal de saúde, em sua grande maioria realiza o acompanhamento da situação de saúde, ações intersetoriais, garante equipe de apoio institucional ou similar, estratégia de garantia do cuidado continuado, disponibiliza canais de comunicação, possui programa ou política de educação permanente, utiliza instrumentos de integração dos serviços de saúde, apoia e promove a formação de espaços locais de participação popular e, apoia o funcionamento regular e autônomo do conselho municipal de saúde. Entretanto, no que tange ao desenvolvimento de processos de pesquisa e análise de satisfação do usuário, momento de participação nas discussões da gestão dos serviços e nível de satisfação com a gestão dos serviços de saúde, observa-se um menor percentual de respostas positivas. Em relação aos pontos positivos, observa-se a realização de ações de combate as arboviroses, atividades para público alvo e realização das visitas domiciliares e equipe técnica capacitada. Quanto aos pontos negativos, observa-se falta de materiais para os funcionários, melhor condição para o atendimento, falta de medicamentos e falta de transporte para visita domiciliares. A realização desse estudo e a análise das respostas permitiram sustentar sugestões de melhoria para a gestão municipal.