ESEJD - Educação pela arte
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEJD - Educação pela arte by Subject "Aprendizagem"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Artes e ofícios no incremento da criatividade de jovensPublication . Carioca, Maria José ParreiraAs Artes e Ofícios Têxteis sempre fizeram parte da expressividade cultural portuguesa. Num passado recente, esta Arte pertenceu ao currículo escolar e profissional de muitas jovens, por ser uma tradição feminina. A abordagem deste tema com os jovens e crianças de hoje, “a geração da era digital”, é intencional, torna-se necessário refletir, num contraponto equilibrado, o “tecnológico” versus “o manual”. Porque, apesar de existirem os computadores não exclui a necessidade de aprender a escrever, a desenhar e a trabalhar com o gesto manual. O relatório apresentado é o resultado do desenvolvimento de um ano curricular, do Curso de Educação Formação de Acompanhante de Crianças, tipo II, possuindo dupla certificação, o qual permite qualificar o aluno com o nono ano de escolaridade e com competência profissional no âmbito do acompanhamento de crianças. Assim, dentro de um programa pré-estabelecido, nas disciplinas de componente tecnológica, foram por este estudo propostas atividades e trabalhos no âmbito das expressões, nomeadamente das artes e ofícios têxteis. Neste contexto, os alunos desenvolveram projetos como, por exemplo, a tecelagem, a coleção de moda, a confeção de fato de carnaval, atividade lúdica-pedagógica de vestir bonecas de papel, tapeçaria e pintura em tecidos e t-shirts, trabalhos realizados entre visitas de estudo e atividades práticas diretas com crianças tanto em contexto de sala de aula como em contexto real de trabalho. Mas, com o intuito destes alunos, de alguma forma conseguirem, depois transpor estas suas aprendizagens no seu próprio estágio de formação, realizado no final do segundo e último ano do mesmo curso. O estudo realizado foi uma investigação-ação com a utilização de inquéritos e entrevistas como fontes de dados, para além de fotografias e outras fontes documentais. Os resultados obtidos demonstram que para este perfil de formação, o Têxtil pode ser uma ferramenta a utilizar no contacto de jovens com crianças. Promove a criatividade e a motivação que resulta na obtenção do certificado de nono ano e competência profissional em acompanhante de crianças. Não obstante verificar que a maioria quer avançar para Curso Profissional dentro da mesma área do saber.