ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão
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- Estudo da relação entre os níveis de satisfação e taxas de absentismo dos alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de PortalegrePublication . Prates, Patrícia Alexandra Feiteira Ribeiro; Guerra, CristinaO estudo inseriu-se no projeto final de Mestrado em Gestão de Pequenas e Médias Empresas. A investigação teve como objetivo principal perceber a relação existente entre a taxa de absentismo e o nível de satisfação dos alunos da ESTG-IPP. E como objetivos secundários, identificar a perceção dos alunos nas variáveis antecedentes da satisfação: imagem, expetativas, qualidade apercebida, valor apercebido e nas variáveis consequentes da satisfação: reclamação, lealdade e recomendação, bem como, identificar os principais fatores responsáveis pelo absentismo na ESTG-IPP. O absentismo é um fator considerado preocupante nas instituições do ensino superior e, com consequências no bom funcionamento das mesmas, daqui resulta a importância deste estudo. Após revisão da literatura sobre a temática em questão, optou-se pela aplicação do modelo de satisfação designado por Índice de Satisfação do Cliente Europeu (ECSI) que estuda as variáveis antecedentes e consequentes da satisfação anteriormente referidas. O instrumento de recolha de dados foi o questionário, este instrumento foi adaptado de Duarte, 2012. O instrumento foi estudado no que concerne à sensibilidade, fidelidade, validade de construto e validade externa. Os resultados obtidos apontam para um instrumento robusto capaz de medir o construto satisfação. Como forma a dar cumprimento aos objetivos deste estudo foram formuladas um conjunto de hipóteses de investigação que foram estudadas com recurso ao cálculo do coeficiente de Pearson. Foi possível identificar correlações entre as variáveis antecedentes e consequentes da satisfação e entre estas e a satisfação. Não obtivemos, no entanto, qualquer correlação entre o absentismo e a satisfação, nem entre o absentismo e as variáveis antecedentes ou consequentes da satisfação. Encontrámos relações entre o absentismo e a idade, o curso que o aluno frequenta, o local de residência habitual e em tempo de aulas, e ainda o grau de ensino. Sendo esta a variável que no modelo de regressão linear múltipla, utilizando o método stepwise, aparece como aquele que tem maior poder preditivo do absentismo. De uma forma geral, podemos concluir que os alunos estão globalmente satisfeitos com a ESTG-IPP e que a probabilidade de continuar a frequentar esta IES é elevada, assim como, de _________________________________” Estudo da relação entre os Níveis de Satisfação e Taxas de Absentismo dos alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre” iv a recomendar a familiares ou amigos. Foi também possível identificar as variáveis que na ESTG-IPP têm influência nas taxas de absentismo.