IP - ISEITA - Mestrados
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IP - ISEITA - Mestrados by Subject "Ação pedagógica"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Efeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora de rapazes em idade escolarPublication . Padilha, Teresa; Flôres, FábioO relatório de final de estágio representa uma componente de avaliação referente à realização da Prática de Ensino Supervisionada, inserida no segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Para a realização do mesmo, foi necessário alinhar adequadamente todos os conhecimentos e aprendizagens adquiridas ao longo da formação académica, realizando uma retrospetiva e análise sobre todo o processo desenvolvido. O relatório tem como principal função expor toda a ação de docente experienciada ao longo do ano letivo bem como, refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem. Deste modo, o estágio pedagógico foi realizado no ano letivo de 2022/2023, na Escola Secundária Sebastião da Gama e, deteve-se ação pedagógica em duas turmas de ciclos diferentes, nomeadamente do 9º e 12º ano. Assim, para que toda a informação esteja organizada e exposta de forma clara, o presente documento encontra-se dividido em quatro áreas, tais como, a primeira é referente à área Profissional Social e Ética, onde são expostas informações relativas às expetativas e objetivos do respetivo estágio, como também, foi realizada uma caracterização do contexto da instituição e das turmas. A segunda área, Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem, refere-se a todo o processo de organização do momento de ensino-aprendizagem, referindo os métodos de planeamento, avaliação e gestão escolar. A terceira, Participação na Escola e Relação com Comunidade, onde estão expostas todas as atividades efetuadas ao longo do ano letivo, como desporto escolar, direção de turma e atividades extracurriculares, realizando em simultâneo uma reflexão sobre a pertinência de cada participação para o crescimento da professora estagiária. Por fim, apresenta-se a área de Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida, referente a um momento de investigação com pertinência no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, nomeadamente efeitos do direcionamento do foco de atenção na aprendizagem motora de rapazes em idade escolar. De um modo geral, compreende-se que a prática de ensino supervisionada apresenta uma importância significativa no crescimento e formação de professores estagiários, uma vez que, vivenciam a experiência educativa e, como esta se organiza internamente. Importante referir que, é neste momento que todos os conhecimentos adquiridos anteriormente são colocados em termos práticos, sendo crucial realizar constantes retrospetivas, procurando uma melhoria na ação pedagógica.