AM - TIA - ADMIL - M - Mestrado em Ciências Militares na Especialidade de Administração Militar
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- A Academia Militar e a cadeia de valor de Michael Porter: Contributos de Gestão Estratégica em contexto de mudançaPublication . Canão, RosalindaO presente Trabalho de Investigação Aplicada está subordinado ao tema “A Academia Militar e a cadeia de valor de Michael Porter: contributos de Gestão Estratégica em contexto de mudança”. Vivendo atualmente num mundo onde as mudanças e a incerteza são as únicas constantes, torna-se pertinente agilizar a flexibilidade em termos de capacidade de adapt ação, muito por causa das adversidades que vão surgindo. A Academia Militar, ainda que não compita pela margem de valor, luta pela sobrevivência, como qualquer empresa, devido à escassez de recursos monetários. É então peremptório que a Academia Militar lidere as melhores práticas a nível de processos, caminhando no sentido da eficiência, eficácia e economia, podendo recorrer aos serviços part ilhados, instaurando assim um clima de coopetição. Para além da mudança a nível de limitações financeiras, a Academia Militar está a meias de um processo de junção com os outros dois estabelecimentos de ensino superior militar, pelo que é um bom ponto de partida o levantamento da sua cadeia de valor. A médio e longo prazo, impera o pensamento de que se deve apostar numa gestão estratégica adequada aos objetivos e fins tidos como meta. E por a gestão não ter leis, mas sim mecanismos, torna-se imperativo o recurso aos mesmos, em prol do êxito e satisfação de todas as partes. É no refúgio dos mecanismos de gestão que se garante algum avanço, recorrendo ao benchmarking, outsourcing, cadeia de valor, gestão por objetivos, o balanced scorecard e análise SWOT. Numa otimização de todas as possibilidades, identificou-se a cadeia de valor da Academia Militar e potencializou-se a mesma com soluções procuradas via instrumentos acabados de referir. E porque não é uma instituição ímpar, também os seus semelhantes se constituíram como participantes nesta investigação, contribuindo com o relato das práticas rotineiras das suas instituições ou escolas. Desta forma, conseguimos completar toda a recolha bibliogr áfica com relatos na primeira pessoa, através de inquéritos po r entrevista e questionário, proporcionando ainda várias observações úteis. Concluiu-se que existem vários pontos negativos associados ao serviço de aliment ação, transporte, recursos humanos e infraestruturas, as quatro atividades estudadas, fazendo sentido para nós todas as propostas apresentadas. A mudança mais drástica, a acontecer, será a nível do serviço de alimentação e de infraestruturas, pelas questões burocráticas e orçamentais. A acessibilidade das soluções propostas para os recursos humanos e para os transportes anula-se pelo facto de a Academia Militar estar dependente do Exército para a autorização das respetivas ações propostas, o que limita em muito a ação do comandante.
- Aplicação de medidas ambientais na Academia Militar-Sede: impacto económicoPublication . Trindade, AlexandreAs Forças Armadas no geral, e o Exército em particular, têm procurado agir em conformidade com a política ambiental do Governo, cooperando em prol da preservação do ambiente e de um desenvolvimento sustentável. Neste âmbito, surge a tentativa de identificar qual a realidade ambiental existente na Academia Militar-Sede, instituição dedicada à formação dos futuros oficiais do Exército e da Guarda Nacional Republicana. Deste modo, a investigação tem como objectivo avaliar o impacto económico consequente à adopção de determinadas medidas ambientais, de acordo com a realidade envolvente. O presente trabalho foi dividido em duas partes distintas: a primeira referindo-se ao enquadramento teórico e a segunda contendo os resultados obtidos através do trabalho de campo. Relativamente à primeira fase, foi realizada uma recolha de dados para a prossecução dos objectivos anteriormente referidos, que se consubstanciou essencialmente, numa análise documental decorrente de uma exaustiva pesquisa bibliográfica. Numa segunda fase, elaboraram-se entrevistas e inquéritos, e analisaram-se as propostas referentes à implementação de medidas de protecção ambiental, com o objectivo de avaliar a sua viabilidade económica. De acordo com a análise dos dados recolhidos pelos supracitados métodos de investigação, concluiu-se que há actualmente, um fraco desempenho ambiental por parte da Academia Militar-Sede, razão pela qual se considera urgente a criação de uma política que defina claramente orientações no sentido de reverter a situação actual. Estas deverão incidir num consumo de energia e de água mais eficientes, na separação correcta de resíduos, nascompras públicas ambientalmente orientadas e na formação e sensibilização dos indivíduos que diariamente, frequentam o espaço da Academia Militar-Sede. No que respeita ao impacto económico subjacente a estas medidas, comprovou-se que elas estão intimamente ligadas à obtenção de novas fontes de receitas, devendo pois, ser encaradas como prioridades a definir.
- O Conceito da Logística Inversa para a Gestão de Resíduos numa U/E/O do Exército Português – O Caso da Academia MilitarPublication . Calado, AnaO presente Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se subordinado ao tema “O Conceito da Logística Inversa para a Gestão de Resíduos numa U/E/O do Exército Português – O Caso da Academia Militar”. Ao longo dos últimos anos o ser humano é responsável por um crescente consumo de recursos naturais não renováveis, que consequentemente provoca o aumento da produção de resíduos, colocando em causa a sustentabilidade das gerações vindouras. Torna-se imperativo a utilização de novas medidas para a minimização da perda de matérias-primas, nomeadamente o aparecimento de fluxos físicos inversos na cadeia de abastecimento. Assim, esta investigação visa aferir a correta aplicabilidade da logística inversa, por forma a alcançar a eficiência na gestão de resíduos numa Unidade/Estabelecimento/Órgão do Exército Português, particularmente na Academia Militar. A metodologia utilizada durante a elaboração do trabalho para a recolha de informação teve por base a pesquisa bibliográfica, a análise documental, as observações diretas e participantes, bem como os inquéritos por entrevista. Os resultados obtidos nesta investigação demonstram que a logística inversa é aplicada com alguns entraves devido a um processo de abate moroso e armazenamento provisório dos resíduos em locais não apropriados durante um período prolongado, correndo o risco de perda de valor. Conclui-se que é necessário tornar o processo de abate mais célere, desenvolver áreas específicas para a triagem e armazenamento dos resíduos na Academia Militar e racionalizar o transporte.
- Contributos para o Planeamento e Execução do Orçamento da Academia MilitarPublication . Ribeiro, AndreiaA alteração constante do ambiente económico-financeiro de Portugal acarreta necessidades de preocupação acrescidas para a execução orçamental, uma vez que os recursos são cada vez mais escassos e a sua utilização tem de ser corretamente racionada. De modo a fazer face a alterações que possam surgir, torna-se essencial a elaboração de planeamentos realistas e eficazes, onde estejam evidenciadas todas as atividades que os organismos se propõem a realizar, devendo também permitir alguma flexibilidade. Tendo em consideração a importância da elaboração destes planeamentos, surge o presente trabalho subordinado ao tema “Contributos para o planeamento e execução do Orçamento da Academia Militar”. Este trabalho tem o intuito de comparar os valores entre as atividades planeadas e executadas na Academia Militar, verificando se existem desvios. No caso de existirem, pretende-se sugerir algumas soluções de modo a colmatar os mesmos. A metodologia de trabalho utilizada na parte teórica centrou-se na pesquisa bibliográfica de autores conceituados nesta temática. Na parte prática foram realizados inquéritos e entrevistas. Por fim, foi realizado o estudo de caso à Academia Militar. Os resultados obtidos nesta investigação demostram que existem desvios entre o valor planeado e o executado que podem ser diminuídos, nomeadamente na rúbrica encargos com as instalações e na rúbrica formação. A realização de campanhas de sensibilização a realçar a importância desta temática pode ser uma forma de diminuir os desvios, assim como a alteração no programa SIG, de modo a que este só permita executar elementos de ação dentro dos valores que foram planeados.
- Implementação do Balanced Scorecard na Academia MilitarPublication . Costa, NunoO contexto em que as organizações vivem nos dias de hoje encontra-se em constante mutação e tais mudanças ocorrem muito rapidamente. Com isto, é necessário que as organizações tomem decisões constantemente e que existam instrumentos que forneçam informações importantes para ajudar essa tomada de decisão, de modo a uma maior eficiência e eficácia na gestão dos recursos, tendo sempre em conta a consecução dos objetivos estratégicos a que cada organização se propõe. Assim sendo, o presente trabalho encontra-se subordinado ao tema “Implementação do Balanced Scorecard na Academia Militar”. Sendo a Academia Militar uma organização pública, os seus principais objetivos não têm a ver com a vertente financeira, mas sim com os “clientes”. Por isso tem-se que utilizar todos os seus recursos da melhor maneira para satisfazer todas as necessidades destes. Posto isto, este estudo visa perceber qual o instrumento que a Academia possui para ajudar a tomada de decisão e em que medida é possível, e necessário, a implementação de outro instrumento, neste caso o Balanced Scorecard. Neste trabalho de índole científica recorreu-se à mais variada metodologia. Na parte teórica, para recolher os dados, utilizou-se a revisão bibliográfica. Já na parte prática, utilizou-se entrevistas e inquéritos. Por fim, desenvolveu-se um modelo deste sistema. Os resultados evidenciaram que a Academia Militar não possui nenhum sistema de gestão estratégica, apenas de gestão. Sob este sistema não é possível saber o grau de consecução dos objetivos e atividades, apenas o grau financeiro, o que apresenta muitas carências. O Balanced Scorecard pode ser a resposta a estes problemas, pois, como verificado, este modelo permite medir o desempenho organizacional e a execução da estratégia, através da sua monitorização constante.
- A importância do desenvolvimento das competências de liderança na formação e carreira dos futuros oficiais de Administração MilitarPublication . Coutinho, AndréO presente Trabalho de Investigação Aplicada incide sobre: “A Importância do Desenvolvimento das Competências de Liderança na Formação e Carreira dos Futuros Oficiais Subalternos de Administração Militar”. Este estudo pretende contribuir para um conhecimento mais rigoroso sobre os resultados da Academia Militar, enquanto ambiente académico, que visa oferecer competências fundamentais para o exercício de funções de comando, direção e/ou chefia. Tem como objetivo analisar a importância da formação ministrada pela Academia Militar, no desenvolvimento do nível de proficiência associado às competências de liderança, dos futuros Oficiais Subalternos de Administração Militar. Para o estudo foi construído um questionário de competências de liderança, aplicado a uma amostra de 455 indivíduos, a qual foi dividida em seis Categorias: Oficiais Subalternos e Aspirante de Administração Militar, Oficiais e Aspirantes em Regime Contrato/Regime Voluntariado do Serviço Administração Militar, Cadetes-Alunos no ano letivo 2013/2014 e Gestores Operacionais, de várias empresas nacionais. Paralelamente, realizaram-se 20 entrevistas confirmatórias, 10 a Oficiais Subalternos de Administração Militar e 10 a Gestores Operacionais, com o intuito de confirmar alguns resultados. Da análise dos dados verificou-se que existem diferenças no nível de proficiência das competências de liderança nas categorias acima referidas, sendo os Oficiais Subalternos e Aspirantes de Administração Militar da Academia Militar os que apresentam maior proficiência nas 23 competências em estudo, principalmente nas seguintes: “reconhecimento, feedback positivos e valorização”, “orientação para as tarefas”, “transparência”, “coragem”, “comunicação assertiva”, “autocontrolo”, “aptidão técnica e profissional”, “gestor de conflitos e negociação”, e “influência e referência”. Conclui-se que a Academia Militar proporciona o ambiente ideal para o desenvolvimento do nível de proficiência das competências de liderança nos seus alunos, através do equilíbrio entre a formação teórica, o treino e a experiência. Assim, a Academia Militar cumpre com sucesso a sua missão de ensino e formação.
- Outsourcing nos serviços públicosPublication . Santos, MiguelNo dia-a-dia das organizações tomam-se decisões e realizam-se tarefas de modo a cumprirem os seus objectivos. Estas gerem recursos cada vez mais escassos, deste modo é necessário que haja uma boa empregabilidade dos mesmos. É fundamental que as organizações evoluam e adoptem mecanismos que lhes permitam facilitar processos e gerir recursos de forma económica, obtendo o máximo de eficácia e eficiência. Esta investigação foca-se no outsourcing de serviços, especial no catering. Efectua-se uma análise comparativa dos valores referentes ao serviço de alimentação na Sede da Academia Militar, entre a Manutenção Militar e duas empresas de catering. Este trabalho estrutura-se em três partes fundamentais. Primeiramente efectua-se o enquadramento teórico em que se aborda o conceito do outsourcing e a sua aplicabilidade na Academia Militar. Posteriormente, expõe-se o trabalho de campo, com uma análise e apresentação dos resultados obtidos durante as entrevistas, questionários e estudo de caso. Constat a-se que as pessoas se encontram satisfeitas com o serviço de catering na unidade analisada, tendo em conta as áreas relevantes apontadas pelos entrevistados. Por fim, tece-se as considerações finais e linhas futuras de investigação, onde se verifica que o catering é uma ferramenta vantajosa para a Academia Militar. Este pode ser a resposta para alguns dos actuais problemas, pois permite uma redução de custos e um elevado grau de satisfação.
- A Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas para as questões de género e o seu impacto na Academia MilitarPublication . Alves, Andreia Carvalho; Saraiva, Artur Manuel VieiraA integração da perspetiva de género tem sido habitualmente analisada na literatura numa vertente da eficácia das operações militares, prevalecendo uma abordagem orientada para a necessidade da participação feminina, conforme reconhecida na agenda “Mulheres, Paz e Segurança” da Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas (2000). Consequentemente, o desafio que atualmente se coloca às instituições militares reside na consciencialização e na formação dos seus quadros, em particular, os da Academia Militar (AM), pois assume um papel catalisador para educar os futuros Oficiais e líderes militares. Assim, a presente investigação traz a perspetiva de género para a área da formação e, tem como principal objetivo perceber de que forma as políticas no âmbito da agenda “Mulheres, Paz e Segurança” têm exercido influência na cultura organizacional da AM, bem como entender os aspetos que dificultam ou facilitam a integração das mulheres e, contribuir com medidas que possam melhorar o processo da integração das militares femininas. Para tal, adotando um raciocínio indutivo, recorreu-se a uma estratégia metodológica mista do tipo de estudo de caso e utilizou-se como principais técnicas de recolha de dados a análise documental, o focus group, o inquérito por entrevista e o inquérito por questionário. Os resultados obtidos através da triangulação dos dados da pesquisa de campo, revelam que o tema do género ainda é associado apenas às mulheres. E, neste sentido, as cadetes femininas, apesar de aceites pelos seus pares masculinos e de formalmente não existirem divisões de papéis entre géneros, os estereótipos de género provenientes da construção social determinados pelas características biológicas, continuam a ser evidenciados e constituem um obstáculo na integração das cadetes femininas. Conclui-se que a inclusão na área da formação a temática do género nas diferentes disciplinas, poderá potenciar a sensibilidade, o conhecimento e a compreensão dos alunos relativamente às questões relacionadas com implementação de políticas de igualdade e de integração da perspetiva de género em ambiente militar.
