ESEJD - Mestrados - Formação de Docentes
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- As Artes Visuais e a Abordagem à Escrita: Um contributo para a aprendizagem da escrita, pelo Método João de DeusPublication . Guerreiro, Maria Izabel Mateus Oliveira Santos Correia; Vilhena, Joana da Cunha e Costa Consiglieri deO estudo apresentado “As Artes Visuais e a Abordagem à Escrita: Um contributo para a aprendizagem da escrita, pelo Método João de Deus” tem como propósito desenvolver e investigar a importância que as Artes Visuais podem representar na aprendizagem da linguagem escrita. Desta forma, esta investigação foi desenvolvida com o intuito em promover a interdisciplinaridade da prática das Artes Visuais com um método de aprendizagem da escrita e da leitura. Este método de aprendizagem de leitura segue a Cartilha Materna de João de Deus. Através da investigação sobre aprendizagem da linguagem da leitura e da escrita, houve primeiramente uma intenção de investigar estudos científicos para fundamentar a importância da aprendizagem da linguagem escrita e da oralidade. Em seguida, apresentou-se um enfoque desde a discriminação auditiva e fonológica ao desenvolvimento da consciência linguística. Relativo a esta temática, delineou-se diferentes perspetivas de vários investigadores, bem como a Metodologia João de Deus. Nas Artes Visuais, a pesquisa delineia-se o estudo como forma de compreender o seu envolvimento na interdisciplinaridade dos conteúdos abordados em sala de aula. Esta investigação foi então direcionada ao estudo do desenho infantil de um grupo de crianças da sala de cinco anos em contexto escolar, de forma a proporcionar-lhes a experimentação de quatro materiais diferentes – lápis de cor, lápis de cera, canetas de feltro e aguarelas. Com estes trabalhos, pretende-se interligar as Artes Visuais com a aprendizagem da escrita, como meio de enriquecer e diversificar estratégias, na fase inicial de aprendizagem de cada letra do alfabeto. Para cada criança, há um total de oito desenhos, quatro dos quais foram influenciados por quatro palavras. Mais quatro frases serviram de inspiração para mais quatro desenhos. Cada criança teve de escolher entre quatro materiais diferentes para cada caso. Este projeto surge na continuidade de uma nova metodologia criada e desenvolvida a partir do Método João de Deus, com o intuito em atualizar a prática educativa em contexto escolar, na Educação Pré-Escolar. Em suma, torna-se mais relevante o papel do Professor/Educador, cujo contributo deverá ser o de propor a atingir objetivos específicos. Conforme descrito nas Orientações Curriculares, os Professores/Educadores devem ir ao encontro dos interesses da criança, estimulando-a a aprender, de forma a desenvolver capacidades, destrezas, valores e atitudes.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Viegas, Ana Raquel Pinto Fonseca Amaro; Silveira-Botelho, Ana Teresa daEste relatório de estágio foi elaborado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio Profissional 1, li, Ili e IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.° CEB) na Escola Superior de Educação João de Deus e representa a etapa final deste Mestrado. O estágio foi realizado em três escolas da região de Lisboa, todas elas Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS), nas valências do Ensino Pré-Escolar e 1.° Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório resulta não só da perceção obtida a partir da experiência, que foi vivida no decurso do estágio profissional, como observadora participante e que permitiu adquirir conhecimentos e desenvolver competências fundamentais para um futuro desempenho profissional com qualidade. O estágio profissional permitiu o contacto com a realidade educativa através da observação, reflexão e avaliação de diferentes práticas e modelos com os quais foi possível contactar. No âmbito deste estágio foram desenvolvidas competências na planificação e intervenção em contextos educativos diferenciados. Ao longo do estágio profissional, com a duração de dois anos, a equipa de supervisão pedagógica acompanhou todo o percurso efetuado, contribuindo de forma gradual para a evolução da estagiária.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Casinhas, Joana de Oliveira Baptista Antunes; Cortez, Mariana Isabel Maruta GrazinaO presente trabalho foi realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio Profissional I, II e III referentes ao Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação João de Deus. Ressalvo que, no ano letivo 2012/2013, estava a frequentar o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico na ESEJD, faltando-me apenas a defesa do relatório de estágio. Nesse ano interrompi os estudos e recomecei na elaboração da tese de Mestrado este ano de 2019/2020 para finalizar assim, o mestrado de Educação Pré- Escolar. Por esta razão, o presente trabalho inclui relatos deste antigo percurso. O presente relatório encontra-se estruturado da seguinte forma: Introdução, Capítulo I – Relatos do Estágio Profissional; Capítulo II – Planificações; Capítulo III – Avaliações; Capítulo IV – Apresentação de um Projeto; Considerações Finais; Referências Bibliográficas e Anexos. No Capítulo I, encontram-se sete relatos de aulas observadas referentes à Educação Pré−Escolar de aulas observadas. Foram apresentados ainda relatos de aulas dadas por mim, na Educação Pré-Escolar que estão sustentados com fundamentações teóricas. No Capítulo II, após uma fundamentação teórica sobre a importância da Planificação, apresento e fundamento seis planificações relativas a diferentes áreas da Educação Pré-Escolar, nomeadamente, na área do Conhecimento do Mundo, no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, no domínio da Matemática. Posteriormente, foi abordado e fundamentado o tema dos Dispositivos de Avaliação, que contém três Dispositivos de Avaliação referentes ás áreas da Educação Pré−Escolar. Por último, no quarto capítulo, é apresentado um Trabalho de Projeto direcionado a crianças do Pré-Escolar envolvendo toda a comunidade escolar e a família das mesmas. O projeto chama-se “As Quatro Estações” e o objetivo deste projeto é que as crianças estejam em contacto com os subdomínios da música e das artes visuais em consonância.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Castanheira, Clotilde Lopes; Reis, Maria Paula Colares Pereira dosEste relatório tem como base os estágios realizados ao longo dos quatro semestres do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e contém a calendarização bem como tudo o que está relacionado com os mesmos, como reuniões e tutorias. É composto por quatro capítulos: Capítulo 1 – Relatos de Estágio; Capítulo 2 – Planificações; Capítulo 3 – Dispositivos de avaliação; Capítulo 4 – Apresentação de um trabalho de projeto. Por fim tem uma reflexão e algumas considerações finais. No Capítulo 1 estão dez relatos de estágio, cinco relatos correspondentes às duas valências escolares deste Mestrado. No Capítulo 2 encontram-se oito planificações de atividades e aulas, lecionadas por mim, com a fundamentação teórica de algumas das estratégias utilizadas. No Capítulo 3 apresento quatro avaliações, duas para cada valência escolar, acompanhadas pelos parâmetros de avaliação e comentários aos resultados obtidos com fundamentação teórica. O último capítulo deste relatório é composto por um trabalho de projeto, denominado Tu + Eu = Nós, que consiste num projeto, com o objetivo de alunos, do 1.º e 2.º Anos do 1.º ciclo do Ensino Básico, ao realizarem várias atividades, ao longo do ano letivo, se conheçam melhor a si mesmos e aos restantes colegas, não apenas fisicamente mas também que consigam desenvolver as suas relações, aprendendo a viver em sociedade. Desta forma pretende-se perceber a evolução dos alunos ao longo do ano letivo, bem como as competências por eles desenvolvidas, trabalhando um dos temas da Disciplina de Estudo do Meio que considero dos mais importantes nestas faixas etárias em que o conhecimento de Eu e dos Outros está a ser moldado e criado e que nestas idades é fulcral para o seu crescimento como pessoa.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Duque , Catarina Filipa Soares; Magalhães, ViolanteO Relatório de Estágio Profissional resulta do percurso que se insere na Prática Pedagógica, desenvolvida no Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação João de Deus, durante os anos letivos 2018/2019 e 2019/2020. O Relatório está dividido em quatro capítulos. No Capítulo 1, apresento sete relatos de atividades ou situações observadas (conduzidas quer pelas Educadoras Orientadoras quer por colegas de Estágio) em contexto de estágio e três relatos de atividades realizadas por mim enquanto estagiária. Cada relato contém ainda uma pequena reflexão e a fundamentação teórica oriunda da investigação. No Capítulo 2, apresento seis planificações realizadas junto de grupos de crianças de três diferentes faixas etárias da Educação Pré-Escolar (três, quatro e cinco anos). Para cada grupo, são apresentadas duas planificações, bem como a justificação das estratégias e recursos utilizados. No Capítulo 3, são apresentadas três avaliações de atividades realizadas por mim enquanto estagiária; descrevo parâmetros e critérios de avaliação, bem como a análise dos seus resultados. Por último, no Capítulo 4, é apresentada a proposta de um projeto educativo, intitulado “Adoro perguntar, pesquisar, responder”. O projeto tem como objetivo criar um Cantinho da Pesquisa na sala de um grupo de 5 anos, de forma a estimular a curiosidade da criança com diferentes fontes e meios para apoiar o processo de descoberta (equipamentos mobiliário e informático/ digital, materiais de consulta, de expressão plástica), que contará com o envolvimento dos familiares das crianças e da comunidade escolar. O Relatório termina com uma reflexão sobre as práticas observadas e sobre as que foram realizadas por mim, bem como sobre a importância do Estágio na minha futura vida profissional.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Moura, Cláudia Sofia da Silva; Boaventura, Diana MendesO presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV reúne, antes de mais, uma identificação e contextualização dos locais de estágio, seguida de uma calendarização e um cronograma dos quatro semestres referentes aos anos letivos 2016/2017 e 2017/2018. Encontra-se dividido em quatro capítulos, mais concretamente, os relatos de estágio, as planificações, os dispositivos de avaliação e apresentação de uma proposta de Trabalho de Projeto. Relativamente ao primeiro capítulo, este é constituído por dez relatos de estágio, em que três são de atividades/aulas lecionadas por mim e os restantes sobre práticas mais significativas observadas no mesmo contexto, isto é, das educadoras/professoras ou da minha colega de estágio. No segundo capítulo, apresento oito planificações, quatro relativas à Educação Pré-Escolar e quatro ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, de atividades/aulas realizadas durante os momentos de estágio. Nestas planificações encontram-se os componentes ou os conteúdos abordados, a duração, as estratégias empregues nas aulas e os recursos utilizados. Quanto ao terceiro capítulo, apresento a avaliação de duas propostas de atividade para as faixas etárias dos 3 e 5 anos e duas propostas de trabalho para o 1.º e 2.º ano do Ensino Básico. Foram utilizadas grelhas e gráficos circulares para a observação e análise dos grupos e turmas. No quarto e último capítulo apresento uma proposta de Trabalho Projeto, designado Praias – Um caixote do lixo? Este projeto tem como objetivo sensibilizar e aprofundar, não só conhecimentos, como também valores, para uma melhor preservação do ambiente, mais precisamente, as nossas praias. Por fim, apresento a reflexão final, no qual faço o balanço destes momentos de estágio, seguido das referências bibliográficas que utilizei para fundamentar o meu relatório.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Garcia, Ana Luísa da Fonseca Alvelos; Magalhães, ViolanteEste Relatório de Estágio Profissional pretende dar a conhecer as diferentes estratégias, observadas e realizadas, ao longo do percurso do Mestrado em Educação Pré−Escolar e Ensino do no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com a realização do estágio, pude identificar, entender e refletir sobre práticas pedagógicas, o que é fundamental para o meu futuro profissional. Devo realçar a importância da elaboração deste Relatório de Estágio para esta reflexão. O Relatório está dividido em quatro capítulos. O primeiro é destinado a relatos diários (num total de dez) de algumas das observações realizadas e que considerei mais pertinentes, bem como de algumas das atividades e aulas que tive oportunidade de realizar junto de crianças de diferentes faixas etárias (3-9 anos), durante o estágio profissional; estes relatos, que cobrem diferentes áreas e domínios da Educação Pré-Escolar e disciplinas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, são devidamente fundamentados. No segundo capítulo, apresento oito planificações, fundamentadas, de atividades e aulas realizadas por mim junto de diferentes níveis de ensino. No capítulo seguinte, interpreto e fundamento os quatro dispositivos de avaliação de propostas de atividades, que apliquei em diferentes grupos e turmas. Por último, no quarto capítulo, faço a proposta de um projeto, elaborado por mim e pensado para ser feito junto de crianças da Educação Pré-Escolar dos três aos cinco anos. Este projeto, “Bom dia, Leitura & Boa noite, Leitura”, relaciona-se com a promoção da leitura, que considero fundamental que seja feita logo nestas idades. Concluo o meu Relatório de Estágio Profissional com as reflexões finais que visam fazer uma reflexão/ balanço de todo o trabalho realizado ao longo do Mestrado.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Paiva, Daniela Alexandra Pinto; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO Relatório de Estágio Profissional foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Este é um trabalho de cariz investigativo e reflexivo que espelha o meu contacto com a realidade educativa desde setembro de 2016 até julho de 2018. O relatório resulta, portanto, da observação e participação na prática pedagógica, onde é articulada a teoria e a prática, uma vez que as atividades/aulas permitiram uma reflexão sustentada. Este relatório está dividido em quatro capítulos: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto. No primeiro capítulo, apresento dez relatos de atividades, dos quais três foram dinamizados por mim e os restantes foram colocados em prática pelos docentes ou colegas de estágio. Após cada relato, faço uma reflexão acerca de aspetos que considero pertinentes: estratégias, comportamentos, atitudes. No segundo capítulo, proponho oito planificações, pensadas segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e as Metas e Programas de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresento, no terceiro capítulo, quatro dispositivos de avaliação, implementados no decorrer do estágio. Após a elaboração dos parâmetros e critérios, demonstro um gráfico representativo dos resultados obtidos. Por fim, interpreto os resultados, sustentando-me com diversos autores. O quarto capítulo é uma proposta de projeto a implementar com um grupo de 5 anos que tem como objetivo desenvolver a psicomotricidade. Esta proposta foi idealizada após uma vasta reflexão e investigação. A temática surgiu da minha reflexão após os vários momentos de estágio. Por fim, faço uma reflexão, onde abordo os aspetos mais significativos deste percurso.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Martins, Maria Isabel Magalhães Gomes; Almeida, José Maria deEste Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo refletir sobre diversos temas na área da investigação em Educação e contempla vários momentos vivenciados ao longo dos estágios I, II, III e IV, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2018 e finalizado em julho de 2020. O presente documento está dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. O primeiro capítulo reúne dez relatos de aulas ou atividades que considerei pertinentes realçar enquanto futura profissional de Educação. Nestes relatos são descritas atividades e aulas lecionadas por educadoras, professoras e estagiários, nas duas valências. O segundo capítulo contempla oito planificações de aulas lecionadas por mim e respetiva fundamentação teórica, tendo em consideração as estratégias utilizadas e os recursos apresentados. O terceiro capítulo engloba, para além do enquadramento teórico, quatro dispositivos de avaliação que incluem uma análise qualitativa e quantitativa dos resultados. O quarto capítulo apresenta uma proposta de projeto intitulado “Pequenos e Graúdos” e tem como objetivo primordial o mútuo desenvolvimento integral dos sujeitos envolvidos: as crianças e os idosos. Como última reflexão, apresento as considerações finais deste trabalho, relevando todas as aprendizagens que desenvolvi ao longo da realização desta etapa formativa.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Neto, Rita Milheiro de Carvalho Pais; Reis, Maria Paula Ivens Ferraz Colares Pereira dosO Relatório de Estágio Profissional I, II, III, IV e a sua elaboração corresponde a uma série de vivências observadas que fui experienciando no âmbito da frequência no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A organização do relatório está feita da seguinte forma: primeiro capítulo – Relatos; segundo capítulo – Planificações; terceiro capítulo – Dispositivos de Avaliação e por fim o quarto capítulo que é a Apresentação de uma Proposta de um Projeto Educativo. No primeiro capítulo estão apresentados dez relatos, estes descrevem atividades aulas que observei por parte das educadoras/ professoras, aulas que foram lecionadas por mim e por colegas que considerei relevantes e pertinentes. No segundo capítulo são apresentadas oito planificações, quatro de atividades em Educação Pré-Escolar e outras quatro em Ensino do 1.º Ciclo. Todas são justificadas e fundamentadas por literatura relevante. No terceiro capítulo são referidos quatro Dispositivos de Avaliação. Um dispositivo na Educação Pré-Escolar e os outros três no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico em anos de escolaridade diferentes. Já no último capítulo explico o desenvolvimento de um projeto, escolhido por mim, ao qual dei o título de “ 25 de abril visto pelas crianças…”. Escolhi desenvolver este tema porque gostava que os alunos o trabalhassem de uma forma diferente e que pudessem mostrar aos colegas aquilo que será desenvolvido ao longo do projeto.
