ESESJC - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica
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- Desenvolvimento de competências especializadas na prestação de cuidados psicoterapêuticos à pessoa com perturbação mental: O Relaxamento no Controlo da AnsiedadePublication . Catarina Maria Pereira da Conceição; Gonçalves, LuísaO presente relatório de estágio surge no âmbito do 1º Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny em consórcio com a Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias e com a Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa do Alto Tâmega, tendo como finalidade a apresentação e discussão pública a fim de obter o título de especialista e grau de Mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Assim, este relatório intitulado “Desenvolvimento de Competências Especializadas na Prestação de Cuidados Psicoterapêuticos à Pessoa com Doença Mental: O Relaxamento no Controlo da Ansiedade” pretende demonstrar o percurso realizado na aquisição de competências comuns do enfermeiro especialista, competências específicas do enfermeiro de saúde mental e psiquiátrica e também no desenvolvimento das competências de análise e raciocínio crítico reflexivo inerentes ao desenvolvimento das competências de Mestre, conforme o Decreto Lei nº 65/2018. Os meus objetivos específicos na concretização deste relatório são promover a prática do relaxamento como estratégia de controlo da ansiedade; desenvolver competências especializadas na prestação de cuidados psicoterapêuticos nas áreas do relaxamento; implementar o relaxamento como estratégia psicoterapêutica no controlo da ansiedade em jovens adultos; compreender o papel do relaxamento como estratégia de controlo da ansiedade e demonstrar o efeito benéfico do relaxamento em pessoas com problemas de ansiedade. A concretização dos objetivos propostos foi possível graças à realização dos Ensinos Clínicos em diversos campos de estágio que proporcionaram uma aprendizagem rica e intensa, fundamental na consolidação de conhecimentos e habilidades. O Ensino Clínico I - Contexto de Comunidade foi realizado num Centro de Saúde da Região Autónoma da Madeira; o Ensino Clínico II – Contexto de Internamento de Psiquiatria (que compreende o Módulo I da Unidade Curricular “Estágio com Relatório) que decorreu numa Unidade de Internamento de Agudos de adultos de uma Casa de Saúde da Região Autónoma da Madeira e o Ensino Clínico III – Contexto de Respostas Diferenciadas (referente ao Módulo II da Unidade Curricular “Estágio com Relatório”) que aconteceu num serviço de internamento diferenciado para adultos com problemas de adição. Ao longo destes ensinos clínicos, fui acumulando experiências e saberes na prestação de cuidados a pessoas com problemas de saúde mental, às suas famílias e comunidades e também tive a oportunidade de trabalhar na promoção e otimização da saúde mental em indivíduos saudáveis. Esta caminhada foi sendo realizada sob um prisma holístico na prestação de cuidados de enfermagem especializados de qualidade e, ao mesmo tempo, procurando consolidar conhecimentos e habilidades fundamentados na bibliografia atual, sustentando uma prática baseada na evidência. O Módulo III da Unidade Curricular “Estágio com Relatório”, referiu-se a toda a preparação, estudo e produção escrita do presente relatório, onde trabalhei as competências de análise e raciocínio crítico-reflexivo inerentes às competências de Mestre, culminando na sua apresentação e discussão públicas. Na escolha do tema deste relatório optei pela utilização do relaxamento como técnica de intervenção na ansiedade pelo seu potencial terapêutico no controlo dos seus sinais e sintomas através da estimulação de sensações físicas e psicológicas de bem-estar, tranquilidade e paz contribuindo assim para uma melhor saúde mental global. Destaco como fruto desta aprendizagem: o desenvolvimento de competências específicas na implementação de intervenções psicoterapêuticas na área do relaxamento; na aquisição de competências de promoção da saúde mental e prevenção da doença mental em vários contextos (à pessoa, ao grupo, à comunidade e à família) e também no aprimoramento de competências de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento por toda a componente humana, sensível e atenta que a postura de um enfermeiro especialista nesta área exige. Recorri à metodologia descritiva, analítica e crítico-reflexiva alicerçada na evidência científica e nas experiências vividas ao longo do percurso realizado.
