IP - IPJPS - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IP - IPJPS - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada by Subject "A ciência na educação pré-escolar"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Área das ciências promotora da interdisciplinaridade entre as áreas de conteúdo e na aquisição de aprendizagens significativas em crianças da educação pré-escolarPublication . Martins, Ana Paula; Gonçalves, Ana CristinaO presente relatório final insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada I (PES I) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. A temática da investigação surge no contexto da Prática de Ensino Supervisiona I, em Educação Pré-escolar. O tema da investigação visa compreender e identificar de que forma a construção de uma Área das Ciências promove a interdisciplinaridade entre as áreas de conteúdo e favorece a aquisição de aprendizagens significativas em crianças da Educação Pré-escolar. A investigação foi desenvolvida segundo a metodologia da investigação-ação. Relativamente à técnica de recolha de dados foi baseada na observação participante, notas de campo, grelhas de aprendizagem das atividades desenvolvidas no projeto de intervenção.
- O cantinho das ciências na educação pré-escolar:Publication . Menino, Tânia; Gonçalves, Ana CristinaO presente relatório final insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) II do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar. A temática da investigação surge no contexto da Prática de Ensino Supervisiona II, em educação préescolar. O tema da investigação visa compreender e identificar de que forma a área do Conhecimento do Mundo se articula com as restantes áreas de conteúdo para favorecer a promoção e aquisição de aprendizagens significativas em crianças da educação pré-escolar. Para o desenvolvimento da investigação utilizámos a metodologia de investigação-ação. No que concerne à técnica de recolha de dados, no contexto de Prática de Ensino Supervisionada em educação pré-escolar e no desenvolvimento do projeto de intervenção, foi baseada na realização de observação participante, designadamente através das notas de campo, a recolha de evidências através de fotografias, grelhas de aprendizagens das atividades desenvolvidas e a entrevista à educadora do grupo. A área do Conhecimento do Mundo é uma área que desperta naturalmente o interesse e as curiosidades por parte das crianças, definindo-se esta como uma área bastante experiencial, onde as crianças exploram, questionam e observam o mundo que as rodeia. É uma área fortemente vincada nas curiosidades e interesses das crianças, que de forma abrangente e holística se articula com as restantes áreas de conteúdo, contribuindo para as aprendizagens significativas das crianças.