ESEJD - Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEJD - Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico by Subject "ensino 2.° ciclo do ensino básico"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Calau, Ana Carolina Rolim; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente relatório tem como principais objetivos os relatos, as planificações, a avaliação de algumas das etapas realizadas ao longo do Estágio Profissional I, II, III e IV que realizei na Escola Superior de Educação João de Deus. Estas etapas decorreram ao longo do Mestrado em Ensino Básico do 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2017 e terminado em julho de 2019. O relatório esta dividido em quatro capítulos: Relatos de estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e apresentação do trabalho de Projeto. No primeiro capítulo estão presentes dez relatos devidamente fundamentados, onde são descritas todas as estratégias observadas/realizadas. Os primeiros três são relativos a aulas dadas por mim em diferentes momentos de estágio. Os últimos sete relatos são de aulas que observei dadas por professoras e colegas de estágio. O segundo capítulo apresenta oito planificações de aulas aplicadas por mim, onde apresento uma reflexão acerca das estratégias adotadas. Destas oito planificações, quatro são dirigidas ao 1.º Ciclo do Ensino Básico e as restantes para o 2.º Ciclo do Ensino Básico. O terceiro capítulo destina-se aos dispositivos de avaliação e apresentam-se quatro, relativos a três disciplinas (Matemática, Ciências Naturais e Estudo do Meio). Estes dispositivos são compostos por uma contextualização da atividade, uma descrição dos parâmetros e critérios de avaliação e uma apresentação e análise dos resultados obtidos através da exploração das grelhas e gráficos. No último capítulo proponho um trabalho de projeto, com o título “Um por todos e todos pela Natureza.” para ser aplicado aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este trabalho de projeto pretendo que a educação ambiental seja implementada nos primeiros anos de escolaridade tendo o objetivo de integrar as crianças como cidadãos, na temática da reciclagem de materiais, de modo a ajudar a preservar o nosso planeta. O relatório termina com uma reflexão sobre o percurso realizado ao longo dos dois anos de mestrado e sobre as perspetivas que tenho para o futuro.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Branco, Mariana Loureiro Pinto de Castelo; Boaventura, DianaO presente Relatório de Estágio descreve vários momentos vivenciados ao longo do curso de mestrado em Ensino Básico do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório está dividido em quatro partes distintas denominadas de capítulos. Cada capítulo descreve diferentes observações e vivências relativas ao estágio que teve a duração de 4 semestres. O primeiro capítulo apresenta 10 relatos de estágio, destes 10 relatos 3 abordam aulas lecionadas por mim os outros 7 relatam aulas que observei durante este percurso. Após cada relato é apresentada uma breve fundamentação teórica sobre os momentos/assuntos mais relevantes de cada um. Nessas fundamentações pretendo argumentar sobre estratégias e métodos de ensino adotados nessas aulas e sustentar esses argumentos com autores especialistas nesses temas. O segundo capítulo apresenta 8 planificações de aulas lecionadas por mim nas diferentes disciplinas. Tal como no primeiro capítulo apresento também, após cada planificação, a devida fundamentação à cerca das estratégias utilizadas nas aulas apresentadas. No terceiro capítulo são apresentados 4 dispositivos de avaliação, com os respetivos objetivos, critérios de avaliação, resultados e classificações, bem como uma breve fundamentação sobre os tipos, importância e aplicação da avaliação. No quarto e último capítulo apresento um projeto a que dei o nome “Apadrinho um colega”, que tem como principal objetivo desenvolver a solidariedade, a autonomia a consciência social e a atenção para com o outro. É um projeto orientado para a cidadania a desenvolver de uma forma interdisciplinar. Por último, o relatório conta com uma reflexão final, onde exponho as dificuldades e desafios que me deparei durante este percurso, e os projetos e estudos que quero desenvolver no futuro, para melhor poder exercer a profissão de docente.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Maior, Ana Sofia de Sousa Sotto; Ruivo, Isabel Maria SilvaO Relatório de Estágio Profissional foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. É um trabalho de investigação e reflexão resultante do contacto com a realidade educativa de dois anos letivos, 2012/2013 e 2018/2019. Este Relatório é o resultado da observação e da participação em prática pedagógica, no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, articulando a teoria e a prática em atividades que permitiram uma reflexão sustentada em pedagogos e investigadores na área da educação. O relatório está dividido em quatro capítulos: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e apresentação de uma Proposta de Atividade. No primeiro capítulo, apresento dez relatos de atividades dinamizadas por mim, por docentes e por colegas de estágio. Após o relato de cada atividade, apresento uma reflexão, realçando aspetos relevantes das atividades, tendo em atenção as aprendizagens, métodos/estratégias de ensino, comportamentos e atitudes, assim como desafios constantes da profissão de professor. No segundo capítulo, elaborei oito planificações, baseando a minha fundamentação nas Aprendizagens Essenciais em Articulação com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (2017). Estas planificações estão divididas pelas diversas disciplinas do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico, no entanto, é dada maior relevância às disciplinas de matemática e de ciências naturais. No terceiro capítulo, dispositivos de avaliação, encontram-se quatro avaliações: duas referentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB) e duas ao 2.º Ciclo do EB. Fazem parte deste capítulo, os dipositivos que foram realizados em sala de aula com as crianças do 2.º, 4.º, 5.º e 6.º anos de escolaridade, assim como as respetivas grelhas com os parâmetros e cotações, além dos gráficos com as devidas análises de resultados. No quarto capítulo, apresento uma proposta de atividade interdisciplinar para ambos os ciclos do ensino básico, a qual designei de “Taminó”. Esta proposta tem como objetivos: memorização da tabuada da multiplicação; trabalho de equipa e interdisciplinaridade. Termino com uma reflexão final na qual abordo aspetos que considero pertinentes no que concerne à realização deste relatório, apresentando ainda as referências bibliográficas, eletrónicas e legislativas necessárias à contextualização deste Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV.