ESEJD - Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEJD - Educação Pré-Escolar by Subject "educação pré escolar"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Arrojado, Daniela da Costa; Botelho, Ana Teresa Ivens Ferraz Colares Pereira da SilveiraO presente relatório reflete sobre os estágios realizados durante o período de fevereiro de 2016 a julho de 2017, inseridos nas unidades curriculares Prática Profissional I, II e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação João de Deus. O Relatório de Estágio contemplará a apresentação de experiências de ensino e aprendizagens realizadas e observadas, abrangendo os vários níveis de ensino da Educação Pré-Escolar. Primeiramente é feita uma introdução onde são definidos os objetivos deste relatório, a pertinência da prática profissional, a identificação e contextualização das escolas onde realizei o estágio e a calendarização do mesmo. O segundo capítulo do presente relatório destina-se aos Registos de Estágio Profissional e está subdividido em três pontos, o primeiro remete para apresentação de sete relatos de situações significativas lecionadas pelas educadoras titulares em contextos educativos e três relatos de atividades planificadas e realizadas por mim, abrangendo as várias áreas curriculares bem como as diferentes faixas etárias. O segundo ponto deste capítulo destina-se às Planificações, onde é feita uma reflexão sobre a importância de planificar, as atividades e são apresentadas planificações de seis atividades inseridas nas diferentes áreas da Educação Pré-Escolar realizadas durante os estágios realizados nas diferentes escolas. O terceiro e último ponto deste capítulo, incide sobre os Dispositivos de Avaliação onde reforço a pertinência da avaliação formativa nestas faixas etárias e apresento três atividades realizadas com crianças dos três aos cinco anos, respetivamente e avalio as mesmas, contemplando as aprendizagens, as capacidades e as atitudes. O terceiro capítulo do Relatório de Estágio, apresenta uma proposta de trabalho projeto que visa a interdisciplinaridade e o sucesso educativo, para a realização do mesmo escolhi um tema relacionado com a educação ambiental denominado por “Vamos salvar as praias!”. Por fim é feita uma apreciação crítica global de todo o trabalho realizado no presente relatório e da pertinência que o mesmo teve na minha formação enquanto vi docente. Após a reflexão final são apresentadas as referências bibliográficas que utilizei na elaboração do relatório bem como todos os anexos.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Furtado, Sónia Filipa Alves; Reis, Maria Paula Ivens Ferraz Colares Pereira dosEste Relatório de Estágio reúne a informação mais significativa, registada ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar de fevereiro de 2016 até julho de 2017. O mesmo encontra-se dividido em 4 capítulos. O Capítulo 1 intitula-se por Relatos de Estágio e contem os 10 relatos de situações observadas que considerei mais significativas assim como as respetivas inferências e fundamentação teórica. Estes relatos não só contemplam as várias áreas do conhecimento das crianças de acordo com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, como também incluem situações que me ajudaram a escolher o projeto final. No Capítulo 2 apresento as Planificações, num total de 6, elaboradas para as diversas idades da Educação Pré-Escolar. No Capítulo 3 intitulado Dispositivos de Avaliação, reuni as três propostas de atividades realizadas para cada idade e as respetivas análises e inferências. No Capitulo 4 apresento o projeto final, que tem como tema principal ―A importância dos primeiros socorros nas escolas‖. Por último, encontram-se as considerações finais onde, como o próprio nome indica, é feito um balanço dos estágios correspondentes.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Rosa, Cláudia Hermínia de Sousa; Almeida, José Maria deEste relatório foi elaborado com o objetivo de reunir toda a informação referente ao estágio profissional realizado ao longo do mestrado em Educação Pré-Escolar. A realização deste relatório pretende relatar, interpretar e refletir sobre as experiências vividas no decurso do estágio profissional, bem como as dificuldades encontradas e a aquisição e partilha de conhecimentos, tanto entre colegas de estágio, como com as educadoras e professoras supervisoras da Escola Superior de Educação João de Deus. Este relatório está dividido em 4 capítulos. No 1.º capítulo, elaborámos 10 relatos de estágios, com registos de práticas e estratégias desenvolvidas pelas educadoras e por mim. As primeiras 7 narrativas relatam as experiências vividas em sala de atividades com crianças entre os 3 e os 5 anos. Os últimos 3 relatos dizem respeito a atividades realizadas por mim e avaliadas pelas educadoras e orientadoras da prática pedagógica. No 2.º capítulo apresentamos as planificações realizadas por mim para atividades desenvolvidas em salas com crianças com idades entre os 3 e os 5 anos. Nestas planificações constam as estratégias e recursos utilizados, interpretando com autores e conceitos o sentido, a intencionalidade das mesmas para promover a aprendizagem das crianças. O 3.º capítulo mostra os dispositivos de avaliação utilizados em 3 atividades realizadas em sala com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Desta forma foi realizada a avaliação dessas tarefas e analisados os resultados da mesma, tentando encontrar um melhor estratégia para que todas as crianças possam aprender. No 4.º e último capítulo, fazemos a proposta de um projeto elaborado por mim (Ecoliteracia), onde explico e exploro, através da metodologia de trabalho projeto, uma ideia, que melhoraria a condição das crianças, no incentivo à leitura, por estar relacionado com o ambiente e contribuir para a sua sustentabilidade. A elaboração deste relatório foi muito importante para o desenvolvimento pessoal e profissional, ajudando a refletir sobre as práticas pedagógicas e a sua melhoria contínua.
