IPS - ESE - BIBLIOTECA - Dissertações de mestrado
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Esta coleção reúne dissertações, trabalhos de projeto e relatórios de estágio, no âmbito de cursos de 2.º ciclo (mestrados), em formato digital.
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Browsing IPS - ESE - BIBLIOTECA - Dissertações de mestrado by Subject "1.º Ciclo do Ensino Básico"
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- O Círculo de Leitura e o desenvolvimento de competências narrativasPublication . Ferra, Ana Rita Carvalho; Pinto, Mariana OliveiraO presente projeto de investigação foi elaborado no âmbito do Mestrado em Edu cação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico, numa turma de 4º ano de esco laridade, tendo como principal objetivo o desenvolvimento de competências narrativas através do Círculo de Leitura. O Círculo de leitura é uma estratégia que valoriza o livro, a leitura e permite a adaptação, por parte do leitor, ao texto e à situação. É uma forma de conhecimento de várias obras; é uma partilha de ideias diferentes de uma história e é destinado a todos aqueles que gostam de ler, partilhar leituras, refletir e trocar pontos de vista sobre livros e autores. Relativamente à metodologia, o meu projeto apresenta uma abordagem de inves tigação qualitativa, inserida na metodologia de investigação-ação. Os resultados obtidos permitem identificar alguma evolução nas aprendizagens dos alunos, quando comparadas as versões iniciais e finais, mais concretamente no de senvolvimento de competências de leitura literária, na dimensão do ler para apreciar tex tos literários. Verificou-se, ainda, que a estratégia contribuiu para o desenvolvimento de técni cas e estratégias de seleção e organização da informação.
- A empatia e a educação artística do ponto de vista das crianças do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Félix, Daniel; Felício, PedroEste projeto investigou o impacto da empatia e da Educação Artística no desenvolvimento das crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Partindo do pressuposto de que as artes são fundamentais para promover competências sociais e emocionais, este estudo explorou como as atividades artísticas podem incitar a empatia entre os alunos. A análise focou-se na perspetiva das crianças, averiguando como essas práticas influenciam o seu crescimento pessoal e social. Os objetivos principais deste trabalho foram: a) investigar a perceção das crianças sobre a empatia; b) avaliar o papel da Educação Artística nesse desenvolvimento e c) identificar quais atividades artísticas contribuem mais para esse processo. A metodologia utilizada incluiu observações e intervenções em sala de aula e questionários, para além da aplicação e análise de atividades artísticas específicas planeadas de forma a promover a empatia. As observações foram registadas detalhadamente e analisadas qualitativamente para proporcionar uma compreensão profunda das dinâmicas e interações entre os alunos. Os resultados demonstraram que as crianças participantes das atividades artísticas propostas apresentaram um aumento notável na capacidade de compreender e partilhar os sentimentos dos outros. Os questionários revelaram que as crianças sentiram-se mais conectadas e cooperativas após participarem desses projetos, indicando uma melhoria significativa nas suas capacidades empáticas. Deste modo, a Educação Artística desempenha um papel crucial no desenvolvimento da empatia entre crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico.