IPS - ESE - BIBLIOTECA - Dissertações de mestrado
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Esta coleção reúne dissertações, trabalhos de projeto e relatórios de estágio, no âmbito de cursos de 2.º ciclo (mestrados), em formato digital.
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- Contar histórias com o Scratch: o contributo do ambiente gráfico de programação para a aprendizagem da línguaPublication . Silva, Vânia Isabel Carvalho; Rodrigues, Maria do RosárioO presente estudo foi desenvolvido em contexto de estágio, numa turma de 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este projeto de investigação conjuga duas áreas: uma de integração curricular transversal, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) – Iniciação à programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB); e o Português do 1.º CEB– domínio da Educação Literária. O grande objetivo passava por observar, descrever e analisar a influência e as potencialidades do Scratch em contexto formal de ensino, para a aprendizagem de conteúdos do português, no 4.º ano de escolaridade. Foi neste âmbito que surgiu a seguinte questão: Em que medida a exploração do Scratch, como ferramenta para contar histórias, pode contribuir para a aprendizagem da língua? A implementação deste projeto consistiu, inicialmente, por apresentar um inquérito por questionário de forma a perceber qual a relação que os alunos da turma tinham com a leitura, bem como os seus hábitos relativamente ao uso do computador e o acesso ao mesmo. Após esta primeira análise explorei um conjunto de tarefas com os alunos de forma a introduzir em contexto formal de ensino a iniciação à programação, bem como o Círculo de Leitura, enquanto estratégia pedagógica para explorar textos literários. Posteriormente propus a elaboração de um projeto de turma “Contar Histórias com o Scratch!”. No final optei pela realização de entrevistas, individual à professora cooperante e em grupos de trabalho aos alunos, não apenas para perceber qual a perspetiva da professora cooperante e dos alunos relativamente à minha intervenção e às atividades desenvolvidas, mas também para consolidar opiniões recolhidas por outros métodos e retirar alguma dúvida que pudesse ter subsistido. Os resultados do estudo revelaram que a utilização do computador e a metodologia utilizada funcionam como um motor de aprendizagem e uma forma de motivação para que as atividades sejam realizadas com entusiasmo. Independentemente da dificuldade da tarefa, os alunos, através de uma aprendizagem ativa, de exploração e criação, de tentativa erro, de colaboração e entreajuda, estiveram sempre motivados, interessados e conscientes das suas próprias aprendizagens.