IPS - ESE - BIBLIOTECA - Dissertações de mestrado
Permanent URI for this collection
Esta coleção reúne dissertações, trabalhos de projeto e relatórios de estágio, no âmbito de cursos de 2.º ciclo (mestrados), em formato digital.
Browse
Browsing IPS - ESE - BIBLIOTECA - Dissertações de mestrado by Subject "1 st cycle of schooling"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Educação para o risco no 1ºciclo do ensino básico: prevenção de acidentes por queimadurasPublication . Maia, Ana Rita Rodrigues; Freitas, José Miguel; Simões, Helena Maria EspadaA Educação para o Risco e as Escolas Promotoras da Saúde são pontos que se têm revelado essenciais na formação de cidadãos conscientes e ativos. Neste âmbito, tendo em conta que as queimaduras são uma das principais causas de acidentes, e sendo as crianças o grupo etário mais afetado, é essencial adquirir e aprofundar conhecimentos sobre esta temática e sobre como agir. Assim sendo, a presente investigação tem como foco a promoção da educação para a segurança, no 1.º ciclo do Ensino Básico, em articulação com a comunidade. Assim, o enquadramento teórico desta investigação incide sobre aspetos relevantes, que nos auxiliam na compreensão inerente à importância do tema apresentado e das suas áreas de abordagem, sendo elas: Educação para a Cidadania, Educação para a Saúde, incidência no programa de Estudo do Meio e, claro, pontos fulcrais da Educação para o Risco na componente das queimaduras. No que diz respeito às metodologias de investigação, este estudo encontra-se enquadrado numa abordagem de investigação qualitativa e com base na investigação sobre as práticas. Relativamente à recolha de dados, selecionei uma observação não estruturada, bem como inquéritos por entrevista e por questionário. Para que seja possível alcançar os objetivos propostos, é necessário analisar os conhecimentos prévios do grupo com o qual será desenvolvido o trabalho e trabalhar os conteúdos seguindo uma sequência didática que possibilite a aprendizagem dos alunos. Assim, a sequência didática planeada para a minha intervenção foi pensada de modo a apresentar atividades que permitam trabalhar os conteúdos de forma lúdica e com um caráter prático, com o manuseamento de objetos por parte dos alunos, para que estes se sintam cativados e convidados a aprender mais sobre as queimaduras e formas de prevenção. Tendo em conta a situação pandémica que nos assola atualmente (COVID 19), não foi possível aplicar a minha intervenção numa escola. Deste modo, nas considerações finais, apenas realizarei um balanço global do trabalho desenvolvido e do que poderia ser expectável