APDIS - Pósteres
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Browsing APDIS - Pósteres by Subject "Acessibilidade"
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- A Biblioteca do ISCTE-IUL ao serviço dos alunos com Necessidades Educativas EspeciaisPublication . Amante, Maria João; Segurado, Teresa; Marçal, Bruno; Santos, Denise; Pinto, CéliaO presente poster tem em si diversos propósitos todos eles convergentes na questão do direito à informação num contexto em que os conteúdos e plataformas de partilha da produção científica assentam fundamentalmente em soluções e plataformas digitais. Esta questão acarreta em si enormes desafios, não só do ponto de vista técnico mas também comportamental, promovendo alterações profundas nas práticas e competências associadas aos profissionais de informação. Não obstante, a questão que igualmente nos podemos colocar vai no sentido não apenas de promover a difusão dos conteúdos, mas também a forma como essa partilha é feita, procurando assegurar que todos os utilizadores, independentemente de poderem sofrer de alguma limitação física ou cognitiva, têm acesso aos mesmos. Um dos objetivos consiste em partilhar a experiência e o trabalho desenvolvido numa instituição de ensino superior, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, no âmbito do apoio a utilizadores com Necessidades Educativas Especiais – NEE, contribuindo deste modo para o respeito do princípio da equidade entre todos os estudantes, com especial enfoque para as ações promovidas pela sua Biblioteca, tanto a nível individual como em estreita colaboração com parceiros internos e externos à própria instituição. Pretende-se, desta forma, facilitar e assegurar a autonomia e independência dos utilizadores e adequar em termos de usabilidade e de acessibilidade o acesso à informação nos mais variados suportes com especial destaque para os recursos digitais preponderantes por diversos fatores: pertinência, atualidade, disponibilidade e genericamente menos dispendiosos. Entre inúmeras iniciativas levadas a cabo neste domínio no ISCTE-IUL, podemos salientar a criação de uma sala com equipamento destinado a alunos com NEE e que simultaneamente alberga recursos que permitem a visualização de conteúdos multimédia. Um espaço com estas características é particularmente importante quando se pretende a implementação de contextos de inclusão e de partilha. Propomo-nos igualmente a dar a conhecer um conjunto de boas práticas para a elaboração de documentos digitais que cumpram as regras de acessibilidade e a forma como pretendemos partilhar esse conhecimento junto da comunidade ISCTE-IUL, nomeadamente os produtos, canais e estratégias de comunicação a seguir. Em paralelo, contextualizando a nossa ação, pretendemos igualmente transmitir uma mensagem muito clara de que a criação de boas condições de trabalho para todos os alunos que chegam ao ISCTE-IUL, respeitando o princípio da igualdade e evitando uma política meramente assistencialista, é uma prioridade institucional. Podemos neste campo referir a constituição de um grupo de trabalho em Responsabilidade Social e Sustentabilidade, que organizou recentemente a 1ª edição da Semana da Responsabilidade Social Universitária, ou mesmo o reforço de parcerias e protocolos com instituições estratégicas, como é o caso da Fundação PT que, por via da disponibilização de financiamento, equipamentos, serviços ou mesmo de know how, nos permitem dar uma resposta mais eficaz às necessidades dos nossos utilizadores.