IPS - ESS - DCCL - Capítulos em livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPS - ESS - DCCL - Capítulos em livros by Subject "Erro de escrita"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As dimensões do erro de escrita: o que analisar e como?Publication . Alves, Dina CaetanoA escrita é uma competência geralmente aprendida em contexto escolar, que recruta sobretudo competências fonológicas na fase da codificação de palavras e competências sintáticas na fase de produção de textos. Neste artigo, foca-se o nível elementar da escrita, nomeadamente os erros observáveis nas palavras que os escreventes comummente cometem em fase inicial do processo de alfabetiza- ção. Recordam-se as duas grandes categorias ortográficas descritas na literatura, a natural e a arbitrária, admitindo-se a existência de uma dimensão fonológica e ortográfica da escrita (escrita adequada do grafema e do ortografema, respetiva- mente), como também gráfica (escrita adequada da letra). Estas categorias esten- dem-se ao conceito de análise semiológica do erro, reconhecendo que alguns erros de escrita são gráficos, fonológicos (ou genericamente linguísticos) e/ou ortográficos. Esta tipologia é integrada e amplamente aprofundada na grelha de análise de erros de escrita TEE-GA (Alves & Reis, 2022), cuja primeira versão data de 2009 (Alves, 2009).