ISSSP - Dissertações de mestrado em Intervenção Social na Infância e juventude em Risco de Exclusão Social
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Browsing ISSSP - Dissertações de mestrado em Intervenção Social na Infância e juventude em Risco de Exclusão Social by Subject "Absentismo escolar"
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- O agir profissional do assistente social: um estudo de caso num agrupamento de escolas TEIPPublication . Gomes, Joana Alexandra Marques; Granja, BertaA presente dissertação resulta de uma reflexão crítica sobre a prática profissional dos assistentes sociais num Agrupamento de Escolas TEIP. Pretende-se descrever, problematizar e analisar criticamente o exercício profissional junto de alunos do ensino básico e secundário, das suas famílias, contexto escolar e comunitário, bem como a política social em que se inscreve, dirigida para o processo educativo num TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária) e sua articulação com os outros actores profissionais da escola, docentes e não docentes, bem como com a equipa multidisciplinar afeta ao TEIP. De acordo com o plano de melhoria do agrupamento de escolas, os objetivos a atingir são: a diminuição do abandono e absentismo escolar, e a melhoria dos resultados escolares essencialmente junto de crianças e famílias de cultura cigana, grupo étnico representativo do contexto sócio geográfico do Agrupamento de Escolas. Apresentam-se os problemas identificados e os respetivos processos de trabalho do serviço social para enfrentar esses problemas, que se desenvolvem no centro das relações que se tecem no contexto escolar e comunitário, nomeadamente na sua relação com os alunos e alunas, direção, corpo docente e não docente do agrupamento, com a equipa multidisciplinar do TEIP, com as familias, com os parceiros e com os agentes políticos locais. São apresentados os resultados da intervenção social realizada no contexto escolar para as crianças deste grupo étnico, bem como as mudanças institucionais e alterações nas representações, disposições relativamente ao processo educativo, nas condições objectivas de vida e ligação à escola na comunidade cigana e não cigana que resultaram do trabalho de mediação e sua articulação com outros sistemas sociais. Por fim, também se abordará de forma conclusiva quais, os desafios que se colocam aos profissionais de serviço social nos contextos escolares com as mesmas características.
- Projeto educativo de prevenção e intervenção social num contexto escolar: (re)educar-te(me)Publication . Moreira, Cláudia Solange Fernandes; Melo, Sara“Nas sociedades contemporâneas o sucesso escolar constitui não apenas uma preocupação omnipresente de professores, estudantes e as suas famílias, mas é igualmente um tema central na agenda politica e mediática. Assim, tem-se afirmado a convicção de que o êxito na e da escola é um fator importante para o desenvolvimento, a integração e o bem-estar, quer de cada indivíduo, quer dos grupos e da sociedade como um todo.” (Veloso & Abrantes, 2013, p. 1) A preocupação com a temática da Educação e Formação constitui, há vários anos, um dos eixos prioritários do Governo Constitucional de Portugal. Versa sobre o absentismo e a desqualificação escolar, a certeza, de que ambas, geram influências nefastas, seja a curto, médio ou longo prazo, nos mais variados níveis da sociedade (económico, social, cultural). A nossa investigação partiu da observação e análise dos valores nacionais relativamente aos níveis de desemprego, de absentismo e desqualificação escolar, onde se verificou que, de facto, a maioria dos indivíduos afastados do mercado de trabalho haviam mantido uma fraca relação com o sistema educativo. Dessa forma, inferimos que, quanto maior for a qualificação escolar de um indivíduo, menor será a probabilidade de o mesmo se encontrar numa situação de desemprego, e por consequência de exclusão social. Consideramos que, apesar de a problemática ser demasiado vasta e dependente de diversas condicionantes, os projetos de intervenção social, constituem apoios benéficos no combate ao absentismo e desqualificação escolar, apresentando maiores probabilidades de sucesso, quando se verifica uma aplicação preventiva. É neste sentido que pretendemos apresentar uma proposta de um projeto educativo de prevenção e intervenção social em contexto escolar, por acreditarmos que a escola, para além de ser o espaço que maior quantidade de jovens reúne em regime obrigatório, é também um local, onde diferentes tipos de aprendizagens são concretizados e onde percursos de vida são pré-definidos. O trabalho que aqui apresentamos é circunscrito territorialmente pela Área Metropolitana e Distrito do Porto, concretamente os concelhos de Porto, Matosinhos, Gondomar, Santo Tirso e Valongo, constituindo na arte o veículo prioritário de intervenção social em contexto escolar.