ISSSP - Dissertações de mestrado em Intervenção Social na Infância e juventude em Risco de Exclusão Social
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISSSP - Dissertações de mestrado em Intervenção Social na Infância e juventude em Risco de Exclusão Social by Subject ""burnout""
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Prática Profissional das Equipas Educativas e Equipas de Apoio no Acolhimento Residencial : A síndrome de BurnoutPublication . "Alves, Katia"; Carvalho, AnaOs profissionais das Casas de Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens em Risco lidam diariamente com situações de stresse e desgaste emocional, decorrentes do elevado grau de exigência da sua prática profissional. Estes fatores conduzem frequentemente à exaustão e ao esgotamento de energia, agravados pela escassez de recursos, horários exigentes e número insuficiente de colaboradores, elementos potenciadores do burnout. O objetivo deste estudo consistiu em compreender os fatores laborais que podem contribuir para o desenvolvimento do burnout e identificar os impactos emocionais associados ao contexto de trabalho, bem como os sentimentos das Equipas Educativas (EE) e da Equipa de Apoio (EA) relativamente às vivências das crianças e jovens, marcadas por experiências traumáticas, e à perceção das exigências e desafios inerentes ao ofício. A investigação baseou-se numa metodologia qualitativa, apoiada em onze entrevistas semiestruturadas realizadas com as profissionais das EE e EA, que, como critério de inclusão, deveriam estar a trabalhar numa Casa de Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens da região Norte de Portugal. Os testemunhos recolhidos e organizados em categorias mostram o dia a dia destes profissionais, as suas rotinas, os desafios que enfrentam e o impacto emocional que tudo isso lhes causa, evidenciando a sua vulnerabilidade para o desenvolvimento do burnout. Os resultados foram obtidos por meio da análise de conteúdo contextual das entrevistas. A apresentação dos dados organiza-se em categorias, sendo cada grupo acompanhado da respetiva análise e discussão, sustentadas na literatura existente.
