ESECS - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Dissertações de Mestrado by Subject "A Full Box of Emotions"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Literatura infantil: do reconhecimento ao controlo das emoções no jardim de infânciaPublication . Mota, Paula Cristina Pires; Mendes, Teresa de Lurdes Frutuoso; Correia, Rosalina Maria Cordeiro Marchão MendesNas últimas décadas, a investigação tem vindo a demonstrar que o desenvolvimento emocional da criança é um dos fatores decisivos para a construção da sua identidade, e que quanto mais a criança conseguir identificar e distinguir emoções, exteriorizá-las e regulá-las, mais facilmente se transformará num indivíduo equilibrado e com boa capacidade relacional. O educador de infância deve auxiliar as crianças, na construção desse processo identitário e de relação com a alteridade, devendo para isso, promover atividades adequadas e estimulantes, que proporcionem o seu desenvolvimento emocional, de modo a que estas sejam, no presente e no futuro, emocionalmente competentes. Nesse sentido, propusemo-nos, ao longo da nossa Prática e Intervenção Supervisionada, conceber e implementar um projeto de investigação-ação que abordasse as quatro emoções básicas tendo como objetivos principais, promover o desenvolvimento emocional de cada criança e estimular a reflexão em torno dos seus diferentes estados emocionais, recorrendo para isso, quer à Literatura para a Infância, quer ao material didático Uma Caixa Cheia de Emoções. Foi nosso intuito, tal como procuraremos demonstrar neste relatório, contribuir para a criação de um ambiente socioemocional equilibrado que permitisse o desenvolvimento e a livre expressão das emoções, por parte das crianças.