ESECS - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Dissertações de Mestrado by Subject "1.º Ciclo Ensino Básico"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Articulação entre o 1.º e o 2.º Ciclos do Ensino Básico: dificuldades, possíveis soluçõesPublication . Macedo, Sónia Cristina de Sena CaritaA articulação entre ciclos, desde os últimos anos, ganhou destaque nas discussões e investigações, por exemplo, entre professores e sociólogos. Com este relatório pretendo investigar e refletir sobre as ações do Ministério da Educação e Ciência, das escolas, dos professores e do contexto familiar na articulação entre o 1.º Ciclo do Ensino Básico e o 2.º Ciclo do Ensino Básico. A articulação deve apresentar uma sequencialidade e uma continuidade curricular entre cada ciclo, ou seja, cada ciclo e cada ano tem a função de completar, aprofundar, integrar e dar continuidade ao ciclo e ao ano anterior. Para desenvolver este relatório recorri à linha metodológica investigação-ação, apoiando-me numa consulta bibliográfica rigorosa e criteriosamente selecionada, bem como na recolha de informação e de resultados através da observação, de diálogos exploratórios com docentes cooperantes e através da implementação de atividades, estratégias e metodologias ao longo da prática de ensino supervisionada. Os resultados obtidos mostram que a articulação não deverá limitar-se apenas às atividades sociais impulsionadas pelas escolas e agrupamentos, é imprescindível que haja um verdadeiro trabalho de equipa entre professores de diferentes anos e ciclos, têm que existir dinâmicas organizacionais entre escolas e um trabalho de equipa entre professores e famílias.