ISAG - Dissertação de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISAG - Dissertação de Mestrado by Subject "Automação"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O impacto da implementação da inteligência artificial e do customer relationship manager na performance comercial e organizacionalPublication . Veríssimo, Bruno; Dias, RuiEsta Dissertação de mestrado procura investigar o impacto da implementação da Inteligência Artificial (IA) no Customer Relationship Management (CRM) e suas implicações na performance comercial e organizacional. A evolução tecnológica das últimas décadas transformou significativamente diversos setores da economia, destacando-se a IA e os sistemas de CRM, como ferramentas essenciais para aumentar a eficiência operacional e a satisfação dos clientes. A IA, com as suas capacidades de aprendizagem automática, processamento de linguagem natural e automação inteligente, oferece novas possibilidades de personalização, previsão de tendências e automação de processos repetitivos. Por outro lado, os sistemas de CRM evoluíram para plataformas integradas que facilitam a gestão do relacionamento com os clientes de forma mais eficaz e estratégica. Este estudo analisa como é que a integração daquelas tecnologias pode não apenas aumentar a eficiência operacional, mas também proporcionar uma experiência de cliente mais personalizada e satisfatória. No contexto empresarial atual, onde a competição é intensa e as expectativas dos clientes estão em constante evolução, a capacidade de utilizar essas tecnologias de maneira eficaz pode ser um diferencial significativo para as organizações. A dissertação aborda a evolução do marketing relacional e a importância da centralidade no cliente, explorando a interação entre IA e CRM. A metodologia inclui uma revisão de literatura abrangente e a aplicação de questionários para obter dados sobre a perceção e o impacto dessas tecnologias nas empresas. Os resultados deste estudo mostram que a adoção de sistemas de IA e CRM estão correlacionados de forma positiva com melhores desempenhos comerciais.
