IPAM - Lisboa - Dissertação de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPAM - Lisboa - Dissertação de Mestrado by Subject "Adoção de Novas Tecnologias"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Comportamento do Consumidor: fatores influenciadores da intenção de utilização do MB WAYPublication . Bragança, Joana Filipa Alves Rogeiro de; Borges, MónicaAs novas tecnologias encontram-se em crescimento acelerado a nível mundial e em todos os setores, pelo que os meios de pagamento digitais têm assumido um papel cada vez mais central na vida da sociedade. No caso específico de Portugal, o aparecimento do MB WAY veio revolucionar a forma como os portugueses realizam as suas atividades de pagamento, tornando-as mais fáceis e rápidas. O tema dos meios de pagamento digitais é um tema amplamente debatido pelo que existe uma vasta literatura e estudos conduzidos neste âmbito. Contudo, estes são estudos a um nível mais generalista e sem aprofundar determinado meio de pagamento. Considerou-se, portanto, pertinente contribuir para o conhecimento científico através do estudo do MB WAY, por ser um meio de pagamento digital cada vez mais utilizado em Portugal e sobre o qual a literatura é ainda incipiente. A presente dissertação propõe-se a investigar quais os fatores que influenciam a intenção de utilização do MB WAY, com base numa revisão de literatura a partir da qual se definiram diversas hipóteses propostas no modelo concetual. Estas hipóteses foram testadas através de um questionário online realizado a uma amostra de utilizadores da plataforma MB WAY e cujas respostas foram alvo de um modelo de regressão linear múltipla de forma a aferir a validade das hipóteses propostas. Concluiu-se que fatores como a expectativa de performance, a expectativa de esforço, as condições facilitadoras, o hábito e a confiança influenciam efetivamente o consumidor a utilizar a plataforma, enquanto a influência social e a motivação hedónica não têm um impacto significativo.