IPAM - Lisboa - Dissertação de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPAM - Lisboa - Dissertação de Mestrado by Subject "A.J. Manata Jardins"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Plano de comunicação integrada de marketing para a A.J.Manata JardimPublication . Furtado, Inês Maria Hungria; Pacheco, NatáliaO presente relatório de estágio aborda o desenvolvimento e implementação de um plano de comunicação integrada de marketing para a empresa A.J. Manata Jardins, que atua no setor de construção e manutenção de jardins. A comunicação é um fator chave para o sucesso e crescimento das organizações em ambientes competitivos. O objetivo principal deste estudo é avaliar o grau de satisfação e perceção dos clientes da empresa perante a comunicação e propor estratégias que melhorem a comunicação organizacional e o relacionamento com os clientes. De modo a atingir este fim, foi utilizado o modelo SOSTAC, que ajudou no desenvolvimento do plano de comunicação integrada de marketing. Numa fase mais inicial, foi feito um diagnóstico acerca da empresa, com a análise interna, externa e aplicação da SWOT. A metodologia utilizada neste estudo tem caráter qualitativo, recorrendo à realização de entrevistas semiestruturadas a diretores, colaboradores e clientes da empresa. A análise dos resultados foi feita com base na análise de conteúdo de Laurence Bardin, que permitiu identificar os principais problemas a nível da comunicação da empresa. Os resultados do estudo serviram como base para a criação de ações direcionadas à comunicação online e offline. Estas ações tiveram como foco o aumento do engagement, o reconhecimento da marca e sobretudo, a fidelização dos clientes. Em síntese, os clientes da A.J. Manata Jardins valorizam serviços de qualidade, uma comunicação eficaz, confiança e proximidade. Neste sentido, é essencial que a empresa reforce estas fatores através de ações de comunicação consistentes e integradas.
