ESTG - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESTG - Dissertações de Mestrado by Sustainable Development Goals (SDG) "08:Trabalho Digno e Crescimento Económico"
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- O Desenvolvimento de uma Identidade DigitalPublication . Araújo, Mariana Pombeiro; Gaspar, AnaA datar desde dia 20 de novembro de 2023 foi-me proposto o cargo de Direção de Marketing e Gestão de Design de Identidade Digital da marca 7Power, uma empresa focada e especializada em Outsourcing e Gestão de Clientes, sendo como cliente e parceiro principal a EDP (Energias de Portugal) no encargo de venda de painéis solares e energia renovável. Neste projeto irão ser implementadas as melhores estratégias para a reformulação da identidade da marca após a sua análise inicial (tendo em conta os seus problemas, objetivos, pontos essenciais e concorrência) de modo a que esta renasça e se torne mais visualizada e aproveitada. Irão também através de este processo ser colocadas em prática a criação de uma nova marca gráfica mais apelativa nos media, a produção de novas publicações constantes nas redes sociais e ainda de um website funcional não só para a marca em si como também para a venda dos produtos parceiros. Num momento posterior, estes fatores serão associados segundo uma análise crítica a diversos pontos de vista, tendo como exemplo a avaliação de fluxo de percentagem, feedback público e movimentação da empresa em lista de rankings. A ideia para este projeto será, pois, mostrar o processo, desde a pesquisa á implementação, como existe uma evolução da marca no plano empresarial graças a utilização de métodos e estratégias comprovados ao longo do tempo por diferentes projectos de design
- Fatores que influenciam o desenvolvimento empresarial no Alto AlentejoPublication . Alexandre, Gonçalo José Salgueiro; Ramos, PedroEste trabalho partiu de um propósito de âmbito profissional, de analisar o tecido económico empresarial do Alto Alentejo. Foi realizado um trabalho de pesquisa quantitativa e qualitativa no apuramento dos resultados que concluiu com a realização de entrevistas aos responsáveis pelas entidades que influenciam o desenvolvimento económico e social do território do Alto Alentejo. Para análise do apuramento dos resultados realizou-se um trabalho exaustivo do levantamento do tecido empresarial e de indicadores de Portugal, da região do Alentejo e da sub-região do Alto Alentejo, com o intuito de se analisar os dados obtidos com a informação facultada. Por fim existe uma comparação das diferentes fontes de informação com a literatura existente e das entrevistas, de um ponto de vista triangular, onde se pretende que o resultado seja o mais fidedigno para que as conclusões possam ser de extrema importância na tomada de decisão dos decisores e líderes da região.
- Gestão de identidade das marcas no meio digital na agência One DesignPublication . Fortes, Kenya Carolina Lima de Lima; Correia, VandaEste documento é o resultado de um estágio curricular na agência One Design, desenvolvido no contexto do Mestrado em Design de Idendade Digital (MDID), trata-se de um relatório do trabalho desenvolvido, onde se descreve e analisa algumas marcas clientes deste estúdio de design, com a intenção de explicar a gestão da idendade visual das mesmas, principalmente no meio das plataformas digitais. Esta invesgação que acontece no âmbito de um estágio curricular, é suportada por um referencial teórico de autores conceituados e pela práca adquirida na experiência, através da observação e aplicação do aprendizado. Ela centra-se em entender os desaos e estratégias adotadas para manter a coesão visual e comunicacional das marcas, abordando tópicos como branding digital, gestão de marcas e adaptação de conteúdos para diferentes meios digitais. Este trabalho procura contribuir para o campo do design de idendade digital, evidenciando a importância de uma gestão de idendade visual, especialmente no contexto das redes sociais e outras plataformas digitais
- Literacia FinanceiraPublication . Lopes, Maria Carolina Vences; Oliveira,, MárciaA literacia financeira é uma competência essencial na sociedade moderna, sendo fundamental para a tomada de decisões financeiras informadas e eficazes. Este estudo tem como foco os alunos do Instituto Politécnico de Portalegre, avaliando o nível de conhecimento financeiro, identificando fragilidades e propondo intervenções educativas. A pesquisa abrange uma revisão da literatura sobre conceitos e impacto da literacia financeira, destacando a sua relevância económica e social. Além disso, analisa fatores como género, nível de escolaridade e comportamento financeiro, evidenciando como esses aspetos influenciam o bem-estar económico individual e coletivo. Os resultados apontam para a necessidade de iniciativas educacionais voltadas para o fortalecimento da literacia financeira no contexto académico, visando promovermaior estabilidade e segurança económica entre os jovens. Conclui-se que o aprimoramento da literacia financeira não é apenas benéfico para os indivíduos, mas essencial para o desenvolvimento económico sustentável da sociedade
- A RELAÇÃO ENTRE A DINÂMICA FAMILIAR E A DESCONTINUIDADE DAS EMPRESAS FAMILIARESPublication . Maria Vitoria Goettinaer Santos; Romacho, JoãoAs empresas familiares integram em 90% do tecido empresarial brasileiro, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (2023), a maioria dessas empresas entra em processo de descontinuidade, principalmente entre a segunda e a terceira geração. Assim, a presente pesquisa se propõe a evidenciar a forma com que a dinâmica desta gestão é capaz de ameaçar a sobrevivência dessas organizações. O objeto de estudo é o Hotel Fazenda Javary, uma pequena empresa da cidade de Miguel Pereira, no Rio de Janeiro. Além de possuir valor histórico, sociocultural e político na região, encerrou suas atividades entre a segunda e terceira geração familiar. Para o cumprimento dos objetivos, optou-se pela abordagem metodológica qualitativa, com finalidade descritiva e explicativa, e o uso do estudo de caso como principal estratégia de pesquisa. As principais técnicas utilizadas foram a aplicação de entrevistas, questionário e observação de campo. Como principais resultados, foi observado que as variáveis subjetivas influenciam diretamente as esferas de família, gestão e propriedade. A natureza das características identificadas é majoritariamente motivada pelo afeto, principalmente no que se refere ao uso de controles informais entre departamentos, foco no planejamento a curto prazo e a resistência à sucessão.