ESEC – Trabalhos de Projeto | Relatórios de Estágio | Projetos de Investigação
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Browsing ESEC – Trabalhos de Projeto | Relatórios de Estágio | Projetos de Investigação by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- O 25 de Abril e a construção da democracia até à atualidade: a metodologia de aprendizagem por descoberta guiada aplicada na disciplina de história e geografia de Portugal do 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Santos, Eduarda Veríssimo; Campos,, Maria do Rosário Castiço de, 1958-Este Relatório Final integra a Unidade Curricular de Prática Educativa II, do Mestrado em Ensino no 1º CEB e Português e História e Geografia de Portugal do 2º CEB e foi organizado no âmbito do Estágio integrado na referida Unidade Curricular. Foi no âmbito do domínio “O 25 de Abril e a construção da Democracia até à atualidade”, numa turma do 6.º ano de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino Básico, que ocorreu a nossa intervenção. Como questão de partida enunciámos a seguinte: “É possível que as crianças adquiram conhecimentos de uma maneira apelativa através da metodologia Aprendizagem por Descoberta Guiada?”. Por sua vez, foram definidos como objetivos os seguintes: suscitar o gosto pela descoberta; promover aprendizagens significativas; compreender, de uma forma apelativa, acontecimentos relativos ao 25 de Abril de 1974. Tendo por base a questão de partida e os objetivos referidos, e como orientação a metodologia Aprendizagem por Descoberta Guiada, foram postas em prática algumas atividades preparadas para a turma que acompanhámos ao longo do estágio curricular. Este documento está dividido em duas partes: a primeira é referente à fundamentação teórica, metodologia e objetivos do estudo, enquanto a segunda detalha a prática de ensino no 2º Ciclo do Ensino Básico, incluindo materiais produzidos e atividades realizadas. Todas as informações apresentadas são baseadas em documentos oficiais, como as Aprendizagens Essenciais (Direção-Geral da Educação, 2018) e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Direção-Geral da Educação, 2017). Na sua continuidade, aborda o papel essencial do ensino da disciplina de História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico para o desenvolvimento educacional e cívico dos alunos, destacando que esta disciplina promove o entendimento do espaço e das ações humanas no passado, incentivando a reflexão sobre questões de identidade, cultura, democracia e direitos humanos. Além disso, ressalta a importância da preservação do património cultural e o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e comunicação. Ao analisar eventos históricos e questões contemporâneas, o ensino da disciplina referida possibilita aos alunos compreenderem melhor o mundo em que vivemos, que está em constante mudança.
- A aplicação do Projeto Artista Residente – educação, cultura e desenvolvimento comunitárioPublication . Bezinelli, Amábile Maria Santos; Carvalho, Nuno Manuel dos Santos, 1958-; Torres, Margarida Adónis, 1975-A presente investigação aborda a aplicação do Projeto Artista Residente (PAR), integrado no Plano Nacional das Artes (PNA) e no Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), no âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC). A investigação foi realizada em três escolas situadas em Odivelas, Sintra e Caldas da Rainha, Portugal, e busca investigar o impacto do PAR no desenvolvimento comunitário, explorando o cruzamento entre práticas artísticas comunitárias e o desenvolvimento comunitário no contexto escolar. A metodologia utilizada tem caráter misto (qualitativo e quantitativo), integrando pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas, focus groups, inquéritos por questionário e observação participante. A análise dos dados foi realizada tanto qualitativamente quanto quantitativamente, oferecendo uma compreensão ampla e detalhada das dinâmicas do PAR nas escolas. Em um dos estudos de caso, a observação participante foi central, permitindo uma visão interna das práticas artísticas e de seu impacto direto na comunidade escolar. Os resultados encontrados estão relacionados com a promoção de práticas artísticas comunitárias que fortalecem o desenvolvimento pessoal, social e comunitário dentro do ambiente escolar, evidenciando o papel do PAR, no contexto do PNPSE-PDPSC.
- A apropriação do espaço exterior por crianças da educação pré-EscolarPublication . Cadima, Joana Rita Lourenço; Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-O presente relatório incide sobre a apropriação do espaço exterior por parte de crianças de Educação Pré-Escolar. Sabe-se que o brincar no espaço exterior tem, ao longo dos anos, vindo a ser desvalorizado. No entanto, este é fundamental para o desenvolvimento holístico da criança e, por isso, torna-se essencial que se promovam diversas experiências diretas com este espaço, permitindo que as crianças explorem, brinquem e realizem atividades livres. Este estudo envolveu um grupo de vinte e um participantes com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos. No decorrer do mesmo, foi utilizada a metodologia Abordagem Moisaico (Clark, 2011) com o objetivo de dar voz às crianças e percecionar as suas perspetivas relativamente ao espaço exterior e interior. Os resultados evidenciaram que, as crianças tinham poucas oportunidades para brincar de forma livre e autónoma. Para além disso, manifestaram o desejo das crianças de frequentar regularmente o espaço exterior 2. Mais tarde, após ser promovido regularmente o brincar no espaço exterior, as crianças exploraram todas as áreas e materiais que o constituem. Através do brincar simbólico coletivo deram asas à sua imaginação e criaram e recriaram diversos cenários.
- A ascensão do populismo de extrema direita nas redes sociais: André Ventura e Chega nas eleições legislativas 2024Publication . Dias, Nathanny de Matos; Baptista, Gil António Baptista, 1971-O trabalho busca entender a linha discursiva de André Ventura e o Partido Chega como fenômeno da direita radical em Portugal, com destaque para o período das eleições legislativas de 2024. A pesquisa buscou analisar o conceito de populismo, a retórica populista utilizada pelo Chega e seu líder André Ventura e como as redes sociais podem influenciar na propagação desses discursos. Além disso, foram analisadas as publicações do Chega e Ventura no X e Instagram de 05 de fevereiro a 08 de março focada em três eixos principais: Ameaças Externas, Crítica às Elites e Valorização do Povo
- Associação entre a competência motora e o desempenho cognitivo em crianças do 1.º CEBPublication . Mendonça, Catarina Alexandra Ferreira; Gomes, Ricardo Miguel Matias, 1981-A relação entre a competência motora (CM) e o desempenho cognitivo (DC) tem suscitado muito interesse na comunidade científica. Este estudo tem como principal objetivo estabelecer uma relação entre a CM, o IMC e o DC em crianças do 2.º ano do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB). O número de participantes no estudo corresponde a 17 crianças (n= 17), oito do sexo feminino e nove do sexo masculino, com idades compreendidas entre os sete e os oito anos de idade (7,29 ± 0,47 anos). Este estudo procurou correlacionar a CM, medida através da bateria de testes Motor Competence Assessment (MCA), o Índice de Massa Corporal (IMC) e o DC, medido através das fichas de avaliação no 3.º período do ano letivo 2023/2024. Não foram encontradas associações estatisticamente significativas entre a CM e o DC. Foi encontrada uma correlação negativa entre o IMC e o shuttle run (ρ = -0,504; p <0,05) e, também, correlações positivas entre as três componentes do currículo (Português e Matemática: ρ = 0,625; p <0,05; Português e Estudo do Meio; ρ = 0,749; p <0,05; Matemática e Estudo do Meio: ρ = 0,522; p <0,05). Apesar de os resultados não serem estatisticamente significativos, existem algumas tendências que permitem afirmar que os alunos com IMC mais elevado levam mais tempo a executar o shuttle run e os alunos com melhores resultados numa componente do currículo, terão também bons resultados nas restantes.
- Atividades assistidas por animais, satisfação com a vida e felicidade subjetiva. Estudo com uma amostra de idosos, utentes de um centro de dia, do concelho de VagosPublication . Santos, Ana Beatriz Carvalho dos; Matos,, Alda Dulce Pereira de Sousa, 1972-O presente estudo realizou-se com o intuito de compreender o impacto das Atividades Assistidas por Animais na Satisfação com a Vida e na Felicidade Subjetiva em idosos utentes de Centro de Dia. Ao longo do texto é apresentada uma revisão bibliográfica sobre a temática nomeadamente conteúdos sobre o envelhecimento demográfico e individual, resposta social de Centro de Dia, as Intervenções Assistidas por Animais, a relação entre o idoso e o animal de estimação, as Intervenções Assistidas por Animais com idosos, a satisfação com a vida nas pessoas idosas e a felicidade subjetiva nas pessoas idosas. O objetivo desta investigação centrou-se em perceber se as Atividades Assistidas por Animais têm impacto na Satisfação com a Vida, bem como na Felicidade Subjetiva num grupo de idosos, utentes de um Centro de Dia, no concelho de Vagos. A metodologia utilizada nesta pesquisa será de índole exploratória, com base numa pesquisa de caráter quantitativo de acordo com a questão de investigação. A amostra do estudo foi constituída por 12 idosos utentes de um Centro de Dia. Para a realização desta investigação foram utilizados um questionário sociodemográfico elaborado propositadamente para este estudo, a Escala de Satisfação com a Vida, bem como a Escala da Felicidade Subjetiva. Após o tratamento estatístico dos dados obtidos, realizarei a caraterização da amostra e apresentarei e discutirei os resultados mais relevantes. Por último, tecerei algumas considerações finais sobre o estudo e esta temática além da conclusão
- Autorregulação e gestão emocional em 1ºCEBPublication . Lopes, Carina Alexandra Ventura; Vale,, Vera Maria Silvério do, 1961-O presente Relatório Final emerge do trabalho desenvolvido ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico e apresenta o estudo realizado em contexto de estágio curricular, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, com uma turma de 1º. ano constituída por 18 alunos. Este estudo resulta da implementação de um projeto de investigação-ação com o intuito de promover a autorregulação e gestão emocional dos alunos em sala de aula. Após observação e registo do clima emocional e dos comportamentos em sala, verificou-se a existência de comportamentos desajustados, por parte dos alunos, face a diversas situações. Com base neste facto, foram exploradas e implementadas diferentes estratégias de gestão emocional, primeiramente estratégias intrapessoais e, posteriormente interpessoais, de modo a contribuir para a alteração desses comportamentos e, consequentemente, contribuir para um clima emocional positivo na sala de aula. Terminado o processo e após implementar as estratégias, as mudanças foram evidentes, tanto na compreensão e gestão das emoções, como na autorregulação e sociabilização harmoniosa entre pares. Percecionou-se de forma clara, um impacto positivo no ambiente da sala e nos comportamentos dos alunos, que passaram a demonstrar competências socioemocionais.
- Cartão Continente: oferta de benefícios e influência na fidelizaçãoPublication . Dantas, Clévina Holanda; Morais,, João Daniel Faria Gomes, 1973-A economia globalizada e o fácil acesso à informação são os desafios importantes para as empresas no ambiente empresarial atual. Os clientes têm se tornado mais informados, e por consequência mais voláteis, optando pelas opções que oferecem os melhores produtos e serviços. À medida que as organizações têm ampliado as interações com os clientes para se manterem competitivas, reunindo informações valiosas por meio dessas relações. Pretendendo fidelizar e sustentar as relações comerciais , o marketing relacional surgiu como uma estratégia essencial para compreender e satisfazer os clientes. Este estudo examina a relevância do marketing relacional para a sustentabilidade das empresas modernas, focando-se em particular nos programas de fidelização como recursos essenciais para estabelecer o vínculo entre empresa e cliente. E em primeiro uma revisão da literatura sobre marketing de relacionamento e programas de fidelidade para fornecer uma base teórica sólida . Posteriormente, realizamos um estudo de caso baseado no programa de fidelidade “Cartão Continente”. Este estudo examina a forma como o Cartão Continente oferece benefícios e como os clientes os entendem. O principal objetivo foi responder à questão de investigação: Como a oferta de benefícios do programa de fidelidade Cartão Continente influencia a fidelização dos clientes?
- (Ciber)identidade e influenciadores digitais – estudo sobre a construção do ‘eu’ no InstagramPublication . Motta, Nicolas Bárbara Lugon; Ferreira, Gil António Baptista, 1971-As tecnologias criadas e domesticadas pelos humanos moldam profundamente as culturas e relações interpessoais contemporâneas. Nos ambientes online as identidades encontram novos moldes de representação, levando a compreensões complexas sobre o ‘eu’ no contexto digital. A crise de representação vivida na videosfera faz da imagem digital uma projeção idealizada e muitas vezes distorcida da realidade. A mercantilização das (ciber)identidades, ocasionada por influenciadores digitais, impacta não apenas o comércio, mas também a perceção dos consumidores sobre quem são. O reconhecimento dos conteúdos de influenciadores como formas de publicidade, mesmo quando promovem estilos de vida idealizados sem menção direta a marcas, é crucial para questionar as "verdades" difundidas por essas imagens. Este estudo busca entender as relações entre as imagens dos influenciadores de estilo de vida no Instagram e a construção da identidade nos usuários, examinando as tecnologias de comunicação dos novos media, as conexões interpessoais promovidas por elas e a construção identitária na hipermodernidade. Diferentes dimensões nos campos da psicologia, sociologia e novos media são exploradas, refletindo uma compreensão da dinâmica complexa entre a identidade do usuário e o conteúdo que consome online. Apresenta-se um quadro contemporâneo que expõe os padrões de atração às postagens de natureza íntima por influenciadores no Instagram e as consequências da paridade com influenciadores para o senso identitário do usuário, incluindo como observam seus corpos, meios relacionais e padrões de atividade, afetando a perceção de si e do mundo ao seu redor.
- Cinema como forma de novos media: estética, CGI, plataformas de streamingPublication . Marcelino, Guilherme Pedro Simões e Santos; Patrão,, Carla Susana Ribeiro, 1974-Ao longo dos tempos, o cinema tem vindo a evoluir tecnologicamente. O cinema, sendo ele uma forma de Media, com a digitalização transformou-se num formato de Novos Media. Neste sentido, apareceram novas oportunidades, mas também desafios para o cinema. Atualmente, já não necessitamos de ir a uma sala de cinema para assistir a um filme, pois conseguimos fazê-lo, através do conforto das nossas casas. Sendo esta, uma nova dinâmica que se popularizou particularmente através das plataformas de streaming. Já ao nível da produção e criação de um filme, atualmente é possível criar cenas inteiras através do computador com recurso a CGI e VFX, neste sentido a própria estética do cinema tem vindo a evoluir. Desta forma, a estética do analógico e a estética digital do cinema têm as suas diferenças. Este trabalho irá procurar explorar algumas destas transformações que os Novos Media e a digitalização possibilitaram ao cinema, desde a criação de CGI, a estética digital do cinema e ao nível da exibição as características das plataformas de streaming.