ESEC – Trabalhos de Projeto | Relatórios de Estágio | Projetos de Investigação
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Browsing ESEC – Trabalhos de Projeto | Relatórios de Estágio | Projetos de Investigação by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- O 25 de Abril e a construção da democracia até à atualidade: a metodologia de aprendizagem por descoberta guiada aplicada na disciplina de história e geografia de Portugal do 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Santos, Eduarda Veríssimo; Campos,, Maria do Rosário Castiço de, 1958-Este Relatório Final integra a Unidade Curricular de Prática Educativa II, do Mestrado em Ensino no 1º CEB e Português e História e Geografia de Portugal do 2º CEB e foi organizado no âmbito do Estágio integrado na referida Unidade Curricular. Foi no âmbito do domínio “O 25 de Abril e a construção da Democracia até à atualidade”, numa turma do 6.º ano de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino Básico, que ocorreu a nossa intervenção. Como questão de partida enunciámos a seguinte: “É possível que as crianças adquiram conhecimentos de uma maneira apelativa através da metodologia Aprendizagem por Descoberta Guiada?”. Por sua vez, foram definidos como objetivos os seguintes: suscitar o gosto pela descoberta; promover aprendizagens significativas; compreender, de uma forma apelativa, acontecimentos relativos ao 25 de Abril de 1974. Tendo por base a questão de partida e os objetivos referidos, e como orientação a metodologia Aprendizagem por Descoberta Guiada, foram postas em prática algumas atividades preparadas para a turma que acompanhámos ao longo do estágio curricular. Este documento está dividido em duas partes: a primeira é referente à fundamentação teórica, metodologia e objetivos do estudo, enquanto a segunda detalha a prática de ensino no 2º Ciclo do Ensino Básico, incluindo materiais produzidos e atividades realizadas. Todas as informações apresentadas são baseadas em documentos oficiais, como as Aprendizagens Essenciais (Direção-Geral da Educação, 2018) e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Direção-Geral da Educação, 2017). Na sua continuidade, aborda o papel essencial do ensino da disciplina de História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico para o desenvolvimento educacional e cívico dos alunos, destacando que esta disciplina promove o entendimento do espaço e das ações humanas no passado, incentivando a reflexão sobre questões de identidade, cultura, democracia e direitos humanos. Além disso, ressalta a importância da preservação do património cultural e o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e comunicação. Ao analisar eventos históricos e questões contemporâneas, o ensino da disciplina referida possibilita aos alunos compreenderem melhor o mundo em que vivemos, que está em constante mudança.
- Abordagem de mosaico: a organização do espaço em contexto de jardim de infânciaPublication . Azevedo, Ana Luísa Costa; Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-O espaço da sala tem um papel central na vida de uma criança, e representa para elas muito mais do que um local físico, é um elemento estruturante do ambiente educativo, que influencia diretamente o bem-estar, as relações sociais, autonomia e aprendizagens das crianças. Dentro da vasta lista de fatores que podem influenciar a qualidade das experiências de ensino de uma criança em contexto de Jardim de Infância, foi selecionado o tema da organização espaço da sala como foco da investigação. O interesse pelo tema surgiu após a observação de uma sala de Jardim de Infância que, ao longo dos anos e para diferentes grupos de crianças permaneceu inalterada, revelando fragilidades em vários domínios. Desta forma, o principal objetivo do estudo foi transformar este espaço aprimorando as suas fragilidades através da utilização de metodologias participativas que colocavam as crianças no centro das interações. A Abordagem de Mosaico foi um elemento crucial para todo o processo de desenvolvimento deste projeto, uma vez que permitiu um envolvimento constante das crianças. A participação ativa das crianças e o diálogo constante com a educadora cooperante, auxiliares de ação educativa e as próprias crianças foram elementos-chave fundamentais para o desenvolvimento da proposta. Durante várias semanas, foram recolhidos dados referentes às opiniões, comportamentos, e bem-estar das crianças em relação ao espaço que as rodeava. A análise destes dados permitiu compreender e destacar a importância de reconhecer a criança como um ser único e capaz, além de refletir sobre o papel fundamental que o ambiente da sala desempenha na sua vida.
- Affordances do recreio em creche - efeitos da manipulação do ambiente na ocorrência da habilidades motoras fundamentaisPublication . Gaudêncio, Ana Carolina Feitor; Mendes, , Rui Manuel Sousa, 1965-O recreio, envolve diversas possibilidades de ação – affordances - que podem ser amplamente diversificadas. Este Relatório Final tem como objetivo analisar as oportunidades de ação oferecidas pelo ambiente de recreio, em Creche, para o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais (HMF). Neste estudo participaram 14 crianças (9 - sexo feminino; 5 - sexo masculino) com 2 anos de idade. Foram filmados os comportamentos de brincadeira livre, em 3 condições do recreio – 1) Ambiente de Recreio Inalterado (ARI), 2) Ambiente de Recreio Modificado com 8 bolas (ARM8) e, 3) Ambiente de Recreio Modificado com 4 bolas (ARM4), diferenciadas por mais affordances conducentes a HMF manipulativas nas duas condições ARM. Cada condição foi filmada em 3 dias distintos durante 15 minutos, sendo registadas as HMF observadas. As habilidades de estabilização foram as menos promovidas. Os resultados também indicaram que, o ARI, não favorecia a prática de HMF manipulativas. No entanto, a introdução de bolas proporcionou novas possibilidades de ação, promovendo significativamente a ocorrência de HMF manipulativas. O estudo evidenciou que o espaço oferecia diversas oportunidades que permitiam às crianças desenvolver as suas HMF locomotoras e de estabilização, mas eliminavam as oportunidades de HMF de manipulação. Desta forma, é essencial refletir sobre o espaço e o potencial de ações que este oferece e diversificar os equipamentos e materiais disponíveis.
- Análise da posição de bébés e affordances na aquisição de apoio bipedal e marchaPublication . Castro, Daniela Guimarães; Mendes, , Rui Manuel Sousa, 1965-O presente trabalho insere-se na área da Educação Pré-Escolar e parte do reconhecimento da importância do desenvolvimento motor no primeiro ano de vida. Estudos demonstram que as posições corporais adotadas pelos bebés e as oportunidades que têm para se movimentar influenciam a aquisição do sentar e da posição bípede, dois marcos relevantes no desenvolvimento. O ambiente físico em contexto de creche nem sempre oferece condições ideais para favorecer estas aquisições. Assim, importa investigar de que forma a presença de uma estrutura modular (espaldar) influencia as posições corporais adotadas por bebés em idade de berçário. O objetivo do estudo e intervenção foi analisar se existem diferenças significativas nas posições corporais dos bebés (5 a 12 meses) em dois contextos distintos: com espaldar (CEE) e sem espaldar (SEE). Pretendeu-se analisar e relacionar essas posições com os marcos do desenvolvimento motor e verificar se o espaldar como affordance potencia a aquisição da posição bípede. Participaram 15 bebés, sendo filmadas seis sessões (3 SEE e 3 CEE), com 15 minutos cada. Os vídeos foram observados (períodos de 5 segundos como unidade de medida) e registado, em ficha própria, o comportamento dos bebés, centrado em sete posições, duas das quais relativa à posição bípede (U e UE). Os resultados revelaram que, na condição com espaldar (CEE), houve um aumento significativo do tempo em pé (U – Uprithg + E – Espaldar) e uma redução significativa do tempo nas posições sentada e reclinada, indicando que a estrutura promoveu maior atividade motora vertical. As posições de supinação, pronação e ao colo não apresentaram diferenças significativas. Concluímos que a estrutura física espaldar favorece a autonomia motora e a aquisição da posição bípede, com implicações práticas para a organização do espaço educativo em creche. Em suma, importa divulgar o impacto do ambiente físico no desenvolvimento motor e a vantagem da inclusão de estruturas que promovam experiências motoras ativas e diversificadas.
- A aplicação do Projeto Artista Residente – educação, cultura e desenvolvimento comunitárioPublication . Bezinelli, Amábile Maria Santos; Carvalho, Nuno Manuel dos Santos, 1958-; Torres, Margarida Adónis, 1975-A presente investigação aborda a aplicação do Projeto Artista Residente (PAR), integrado no Plano Nacional das Artes (PNA) e no Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), no âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC). A investigação foi realizada em três escolas situadas em Odivelas, Sintra e Caldas da Rainha, Portugal, e busca investigar o impacto do PAR no desenvolvimento comunitário, explorando o cruzamento entre práticas artísticas comunitárias e o desenvolvimento comunitário no contexto escolar. A metodologia utilizada tem caráter misto (qualitativo e quantitativo), integrando pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas, focus groups, inquéritos por questionário e observação participante. A análise dos dados foi realizada tanto qualitativamente quanto quantitativamente, oferecendo uma compreensão ampla e detalhada das dinâmicas do PAR nas escolas. Em um dos estudos de caso, a observação participante foi central, permitindo uma visão interna das práticas artísticas e de seu impacto direto na comunidade escolar. Os resultados encontrados estão relacionados com a promoção de práticas artísticas comunitárias que fortalecem o desenvolvimento pessoal, social e comunitário dentro do ambiente escolar, evidenciando o papel do PAR, no contexto do PNPSE-PDPSC.
- A apropriação do espaço exterior por crianças da educação pré-EscolarPublication . Cadima, Joana Rita Lourenço; Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-O presente relatório incide sobre a apropriação do espaço exterior por parte de crianças de Educação Pré-Escolar. Sabe-se que o brincar no espaço exterior tem, ao longo dos anos, vindo a ser desvalorizado. No entanto, este é fundamental para o desenvolvimento holístico da criança e, por isso, torna-se essencial que se promovam diversas experiências diretas com este espaço, permitindo que as crianças explorem, brinquem e realizem atividades livres. Este estudo envolveu um grupo de vinte e um participantes com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos. No decorrer do mesmo, foi utilizada a metodologia Abordagem Moisaico (Clark, 2011) com o objetivo de dar voz às crianças e percecionar as suas perspetivas relativamente ao espaço exterior e interior. Os resultados evidenciaram que, as crianças tinham poucas oportunidades para brincar de forma livre e autónoma. Para além disso, manifestaram o desejo das crianças de frequentar regularmente o espaço exterior 2. Mais tarde, após ser promovido regularmente o brincar no espaço exterior, as crianças exploraram todas as áreas e materiais que o constituem. Através do brincar simbólico coletivo deram asas à sua imaginação e criaram e recriaram diversos cenários.
- As artes visuais e a música como ferramentas para o desenvolvimento criativo na educação pré-escolarPublication . Ruivo, Cátia Andreia da Costa; Azevedo, Maria Isabel da Fonseca e Castro MoreiraO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa (I e II), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Tem como propósito demonstrar o contributo das Artes Visuais e da Música no desenvolvimento criativo em crianças em Educação Pré-Escolar. Este estudo tem como questão “De que forma as artes visuais e a música contribuem para o desenvolvimento criativo das crianças?”, tendo como objetivo principal: compreender o impacto que estas formas de expressão artística têm no desenvolvimento criativo das crianças. Para isso, foram implementadas atividades relacionadas com as artes visuais e a música, concebidas para potenciar a sua criatividade. Este é um documento reflexivo e crítico, centrado nas práticas vivenciadas no estágio. Envolve o desenvolvimento de uma intervenção/investigação em contexto de estágio e uma reflexão crítica e análise sobre a prática experienciada. Este estudo aborda temas como a criatividade e o seu conceito, o desenvolvimento criativo em Educação Pré-Escolar, a importância das artes visuais neste contexto e o papel da música como estimuladora da criatividade e no desenvolvimento da criança. Do ponto de vista metodológico, foram utilizadas práticas de observação participante, sendo que os dados recolhidos são predominantemente descritivos. O processo foi bastante valorizado e valioso para a realização deste estudo. Como resultado do estudo, foi possível verificar que as atividades desenvolvidas contribuíram significativamente para o estímulo da criatividade das crianças. Para além disso, este estudo reflete a importância de práticas pedagógicas intencionais, em que as artes visuais e a música desempenham um papel crucial no desenvolvimento criativo e integral das crianças.
- A ascensão do populismo de extrema direita nas redes sociais: André Ventura e Chega nas eleições legislativas 2024Publication . Dias, Nathanny de Matos; Baptista, Gil António Baptista, 1971-O trabalho busca entender a linha discursiva de André Ventura e o Partido Chega como fenômeno da direita radical em Portugal, com destaque para o período das eleições legislativas de 2024. A pesquisa buscou analisar o conceito de populismo, a retórica populista utilizada pelo Chega e seu líder André Ventura e como as redes sociais podem influenciar na propagação desses discursos. Além disso, foram analisadas as publicações do Chega e Ventura no X e Instagram de 05 de fevereiro a 08 de março focada em três eixos principais: Ameaças Externas, Crítica às Elites e Valorização do Povo
- Associação entre a competência motora e o desempenho cognitivo em crianças do 1.º CEBPublication . Mendonça, Catarina Alexandra Ferreira; Gomes, Ricardo Miguel Matias, 1981-A relação entre a competência motora (CM) e o desempenho cognitivo (DC) tem suscitado muito interesse na comunidade científica. Este estudo tem como principal objetivo estabelecer uma relação entre a CM, o IMC e o DC em crianças do 2.º ano do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB). O número de participantes no estudo corresponde a 17 crianças (n= 17), oito do sexo feminino e nove do sexo masculino, com idades compreendidas entre os sete e os oito anos de idade (7,29 ± 0,47 anos). Este estudo procurou correlacionar a CM, medida através da bateria de testes Motor Competence Assessment (MCA), o Índice de Massa Corporal (IMC) e o DC, medido através das fichas de avaliação no 3.º período do ano letivo 2023/2024. Não foram encontradas associações estatisticamente significativas entre a CM e o DC. Foi encontrada uma correlação negativa entre o IMC e o shuttle run (ρ = -0,504; p <0,05) e, também, correlações positivas entre as três componentes do currículo (Português e Matemática: ρ = 0,625; p <0,05; Português e Estudo do Meio; ρ = 0,749; p <0,05; Matemática e Estudo do Meio: ρ = 0,522; p <0,05). Apesar de os resultados não serem estatisticamente significativos, existem algumas tendências que permitem afirmar que os alunos com IMC mais elevado levam mais tempo a executar o shuttle run e os alunos com melhores resultados numa componente do currículo, terão também bons resultados nas restantes.
- Atividades assistidas por animais, satisfação com a vida e felicidade subjetiva. Estudo com uma amostra de idosos, utentes de um centro de dia, do concelho de VagosPublication . Santos, Ana Beatriz Carvalho dos; Matos,, Alda Dulce Pereira de Sousa, 1972-O presente estudo realizou-se com o intuito de compreender o impacto das Atividades Assistidas por Animais na Satisfação com a Vida e na Felicidade Subjetiva em idosos utentes de Centro de Dia. Ao longo do texto é apresentada uma revisão bibliográfica sobre a temática nomeadamente conteúdos sobre o envelhecimento demográfico e individual, resposta social de Centro de Dia, as Intervenções Assistidas por Animais, a relação entre o idoso e o animal de estimação, as Intervenções Assistidas por Animais com idosos, a satisfação com a vida nas pessoas idosas e a felicidade subjetiva nas pessoas idosas. O objetivo desta investigação centrou-se em perceber se as Atividades Assistidas por Animais têm impacto na Satisfação com a Vida, bem como na Felicidade Subjetiva num grupo de idosos, utentes de um Centro de Dia, no concelho de Vagos. A metodologia utilizada nesta pesquisa será de índole exploratória, com base numa pesquisa de caráter quantitativo de acordo com a questão de investigação. A amostra do estudo foi constituída por 12 idosos utentes de um Centro de Dia. Para a realização desta investigação foram utilizados um questionário sociodemográfico elaborado propositadamente para este estudo, a Escala de Satisfação com a Vida, bem como a Escala da Felicidade Subjetiva. Após o tratamento estatístico dos dados obtidos, realizarei a caraterização da amostra e apresentarei e discutirei os resultados mais relevantes. Por último, tecerei algumas considerações finais sobre o estudo e esta temática além da conclusão
