IPMA - DMRM - Departamento do Mar e Recursos Marinhos
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPMA - DMRM - Departamento do Mar e Recursos Marinhos by Sustainable Development Goals (SDG) "14:Proteger a Vida Marinha"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Report of the Workshop on Sampling Design and Optimization of fisheries data - WKSDOPublication . Azevedo, Manuela; Silva, Cristina; Volstad, Jon Helge; Prista, Nuno; Alpoim, Ricardo; Moura, Teresa; Figueiredo, Ivone; Dias, Marina; Fernandes, Ana Cláudia; Lino, Pedro; Felício, Mónica; Chaves, Corina; Soares, Eduardo; Dores, Sandra; Gonçalves, Patrícia; Costa, Ana Maria; Nunes, CristinaO “Workshop on Sampling Design and Optimization (WKSDO)”, presidido pelas investigadoras Cristina Silva e Manuela Azevedo (IPMA) e o investigador Norueguês Jon H. Vølstad (IMR), decorreu no IPMAAlgés, de 17 a 20 de Novembro de 2014, para analisar o actual Programa Nacional de Amostragem Biológica (PNAB/Data Collection Framework) com o objectivo de optimizar o programa de amostragem em lota para estimação da composição por comprimento da captura/desembarque das espécies capturadas pela frota nacional, de amostragem das capturas a bordo e da amostragem biológica para estudos de crescimento e reprodução. O Workshop, organizado no âmbito do projeto de investigação nacional GesPe (Planos de Gestão Pesqueira, PROMAR) e do PNAB/DCF, foi planeado e calendarizado tendo em conta o início do processo de revisão do programa Europeu de recolha de dados da pesca de suporte à avaliação e gestão dos recursos pesqueiros (DFC). Foram analisados e discutidos vários métodos e abordagens que resultaram num conjunto de instruções e recomendações para trabalho futuro, relevantes para assegurar uma elevada qualidade e optimização do futuro programa de amostragem.
- Sobre a geodiversidade da Ria FormosaPublication . Andrade, César; Teixeira, Sebastião Braz; Silveira, Tanya; Drago, TeresaQuando se fala sobre a Ria Formosa, o foco recai muitas vezes sobre a sua rica biodiversidade — aves migratórias, peixes, cavalos marinhos, moluscos e uma flora única. No entanto, para para compreender verdadeiramente essa riqueza natural, é fundamental olhar também para a geodiversidade, um elemento essencial, mais abrangente, mas muitas vezes esquecido. A Ria Formosa é um sistema dinâmico, constituído por uma laguna, várias ilhas-barreira e barras de maré, onde se observam praias, dunas, sapais, canais e bancos de areia em constante transformação devido à ação das ondas, das marés e dos ventos. Esta geodiversidade cria e sustenta uma multiplicidade de habitats, o que permite a vida de tantas espécies e a sua extraordinária biodiversidade. Este guia é uma das iniciativas desenvolvidas no âmbito do projeto EDUCOAST “Uma Estação de Investigação em Geociências Costeiras para a promoção da educação baseada na natureza”, financiado pelas EEA Grants. O projeto visa reforçar a formação em processos marinhos e costeiros, contribuindo para uma maior sustentabilidade e consciencialização ambiental.
- Variação do comprimento da pescada na primeira maturação entre 2000 e 2010 na costa portuguesaPublication . Costa, Ana MariaNeste trabalho foi estimado o tamanho da pescada (Merluccius merluccius), na primeira maturação, na costa portuguesa pertencente à área de distribuição do stock sul (Divisões VIIIc e IXa do ICES). Os dados recolhidos nos cruzeiros de primavera e outono de 2000 a 2010 foram analisados numa base anual, considerando em separado fêmeas, machos e sexos combinados. O L50 foi sempre superior para as fêmeas, com um valor médio de 41,3 cm para todos os anos estudados, e de 27,1 cm para os machos, o que se traduziu num comprimento médio de 34,5 cm dos dois sexos na primeira maturação para o período 2000-2010. Foram também analisados os valores da temperatura da superfície do mar, que registaram uma média de 16,7ºC para este período.