IPP - Instituto Politécnico de Portalegre
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O Instituto Politécnico de Portalegre é a instituição pública de ensino superior que cria e difunde o conhecimento, orientado profissionalmente, através da formação e qualificação, de alto nível, para públicos diferenciados, em momentos vários dos percursos académico e profissional, e da investigação e desenvolvimento tecnológico para a promoção das comunidades, em cooperação com entidades regionais, nacionais e internacionais. O Politécnico de Portalegre integra as seguintes unidades orgânicas de ensino: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior de Saúde (em Portalegre) e Escola Superior Agrária (em Elvas).
O Instituto Politécnico de Portalegre tem uma Unidade de I&D, avaliada pela FCT com MUITO BOM, o Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos - VALORIZA.Browse
Browsing IPP - Instituto Politécnico de Portalegre by Sustainable Development Goals (SDG) "12:Produção e Consumo Sustentáveis"
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- Desenvolvimento do programa de melhoramento genético do orégão – Origanum vulgare subsp. virensPublication . Lino da Silva, Margarida Carvalho; Póvoa, Orlanda ViamonteA subespécie de orégão presente no Alentejo é Origanum vulgare subsp. virens. A espécie apresenta um elevado número de utilizações, destacando-se a condimentar, medicinal, cosmética e alimentar. A colheita desregrada na natureza coloca a espécie em risco de erosão genética. Neste contexto, é premente a promoção do cultivo do orégão. Este trabalho vem dar continuidade a estudos anteriores de caracterização morfológica, agronómica e química, com foco no desenvolvimento do programa de melhoramento. Foram selecionados 6 acessos, 2 do quimiotipo carvacrol (Ov2 Estremoz, Ov3 Elvas), 2 do quimiotipo linalol (Ov20 Serpa, Ov23 Moura) e 2 do quimiotipo timol (Ov16 Sousel, Ov21Alandroal), tendo bom rendimento em óleo essencial, plantas altas e elevado potencial de produção de biomassa. Os 6 acessos foram multiplicados no viveiro da ESBE por estacas obtidas no local de origem; sendo utilizadas no ensaio de seleção de plantas instalado no INIAV-Elvas, em tela, com 2 blocos casualizados, com 18 plantas (total: 36 plantas por acesso), com espaçamento de 50 cm na linha e 80 cm entre acessos. O ensaio de avaliação agronómica foi instalado através de divisão de plantas; sendo constituído por 6 acessos, em 3 blocos casualizados, com 12 plantas por bloco (total: 36 plantas por acesso), espaçamento de 30 cm entre plantas e 80 cm entre acessos. Foram utilizados 21 descritores de seleção e 14 descritores para avaliação agronómica. Foram selecionadas 4 plantas por cada acesso em estudo, usando como critérios de seleção o comprimento do caule, a altura, o vigor, a produção de biomassa e uniformidade do comprimento da espiga. Após seleção, o acesso mais precoce foi Ov20 Serpa (57 dias para florir) e o mais tardio foi Ov2 Estremoz (73 dias para florir); Ov23 Moura teve as espigas mais curtas (0,9 cm) e Ov16 Sousel as mais longas (1,7 cm). O vigor das plantas e a produção de biomassa foram, geralmente, superiores aquando da realização do segundo corte (setembro). Estes resultados foram preliminares, devendo ser consolidados com o 2.o ano de observações.
- MELHORAMENTO PRODUTIVO DA HERDADE DAS TAPADASPublication . Cabaço, Luís Miguel Tita; Rodrigues, Francisco MondragãoA Herdade das Tapadas, situada no concelho de Alter do Chão (Portalegre), tem uma área agrícola de 529,15 ha, onde se pratica maioritariamente uma bovinicultura extensiva, em pastagens naturais em terra limpa e sob coberto de montado. A única área regada é a vinha com 13,6 ha, que recorre a uma captação subterrânea. A construção do Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, conhecido como barragem do Pisão, vem criar uma oportunidade única para esta exploração agrícola, uma vez que cerca de 68% da área passa a estar beneficiada com água sob pressão do bloco de rega de Alter do Chão. Neste trabalho, estuda-se a possibilidade de instalar olival em sebe ou amendoal intensivo numa área de 350 ha que vai ter garantia de água para rega, atualmente com pastagens naturais e que dispõe de solos com aptidão para o regadio. A restante área da exploração mantem a ocupação cultural atual; a vinha de 13,6 ha e cerca de 166 ha de pastagens em terra limpa ou sob coberto para a continuação da eguada da Coudelaria Telles de Carvalho. Da avaliação da rentabilidade económico- financeira que se fez para as duas culturas permanentes, verifica-se que o olival em sebe é mais interessante, pois apresenta uma maior taxa interna de rentabilidade (17,23%), um período de retorno do investimento menor (7 anos) e maiores possibilidades de escoamento da produção, apesar do investimento inicial superar o do amendoal intensivo, em cerca de 600.000 euros. A disponibilidade de água, em grande parte da Herdade das Tapadas, vai permitir passar de uma agricultura extensiva de sequeiro, pouco rentável, para uma agricultura de regadio, mais intensiva, que obriga a um elevado investimento inicial, mas que assegura uma elevada rentabilidade no futuro.
- Novos produtos da Delta CafésPublication . Guedelha, Ana Isabel Pinheiro; Gaspar, Ana; Raposo, DanielO projto tm como tma “Novos produtos da Delta Cafés: Design de Identidade Visual para “Delta Castanha” e “Delta Mel” e tem como objetivo principal criar a identidade, visual e digital, para dois novos produtos da Delta Cafés. O projeto de dissertação assenta em dois produtos fictícios da Delta Cafés, inéditos e inovadores, mas exclusivamente de caráter académico. A Delta Cafés não tem qualquer responsabilidade ou intervenção no processo de investigação. É um projeto atual e inovador, porque associa produtos nacionais e autóctones da região da Serra de São Mamede, no distrito de Portalegre, o café, o mel e a castanha a uma das principais e mais reputadas marcas de café nacional e internacional2, a Delta Cafés. Segue a estratégia da marca, desde a sua criação, assente no desenvolvimento, investigação e inovação de novos produtos, acompanhando a evolução da sociedade, a modernização dos processos e os desejos dos consumidores. Seguindo os parâmetros gráficos da marca, pretendemos criar todos os elementos gráficos de identidade visual para os novos produtos, incluindo elementos de identidade digital, nomeadamente nome, slogan, cores, tipografia, embalagens e outras peças de divulgação, com o propósito de reforçar o branding e comunicar e reforçar ao público-alvo a ideia, os valores, o propósito e a missão da empresa e dos novos produtos. Na elaboração do projeto é utilizado o raciocínio indutivo, que procura observar uma realidade particular, a Delta Cafés, para criar todos os elementos de identidade de dois novos produtos da Delta Cafés. No que concerne às estratégias de investigação opta-se pela combinação de estratégias quantitativas e qualitativas, de modo a capitalizar as suas potencialidades e colmatar as vulnerabilidades de cada uma delas. As principais conclusões e resultado final consagra a proposta de um manual de identidade, visual e digital, para os novos produtos, incluindo também elementos para a promoção dos inéditos produtos da marca Delta Cafés: o Delta-Mel e o Delta-Castanha.