IPT - ESGT - Teses de Mestrado ou Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPT - ESGT - Teses de Mestrado ou Doutoramento by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Routeing in military tourism: gamification as an implementation proposalPublication . Pratt, Christopher John Harold; Figueira, Luís MotaThis dissertation approaches three main concepts, routeing applied to tourism, Military Tourism as a segment of Cultural Tourism and Gamification as a tool for tourist fruition, with the aim at establishing a link between them. Following a literature review from various authors in each of these areas, and after the establishment of a firm conceptual base, this project investigates the possible links between them. In this specific case the application of the benefits of gamification to promote the development of Military Tourism products and their organisation in military themed tourism routes. In conclusion this dissertation presents a guiding model explaining the use of different forms of game based technology to develop different Military Tourism products and how this tool can aid in the organisation in a Military Tourism Route.
- O turismo e o público juvenil: proposta de manual didáticoPublication . Freitas, Ana Isabel Pereira Rodrigues de; Lopes, Eunice RamosSegundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), organização internacional de âmbito turístico, principal organismo no debate de questões da política de turismo, tem vindo a divulgar dados estatísticos reveladores de um aumento anual da atividade turística em Portugal muito significativo. A virtude social do turismo, o vasto património cultural (material e imaterial) existente no nosso país, assim como a preservação e salvaguarda constituem vetores importantes para o crescimento socioeconómico do país. Neste sentido, o nosso rumo de perceber o interesse dos alunos do secundário sobre turismo, propor uma disciplina de turismo no ensino secundário e material didático ao público juvenil, no intuito de sensibilizar e preparar os futuros estudantes para o setor do turismo tornou-se mais relevante.Sabendo-se da importância do turismo (através do turismo de Portugal, entidade pública central responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística), o presente projeto pretende apresentar uma proposta de manual didático para o público juvenil – estudantes- do ensino secundário. A investigação-ação, realizada através de inquérito por questionários foi desenvolvida em sala de aula no período entre os meses de Abril e Maio de 2015,aos alunos do 10º ano ao 12ºano, tendo orientação do professor responsável por cada turma. Os resultados da análise mostram que os alunos estão familiarizados e recetivos à integração de uma nova disciplina de turismo no secundário. Este é um resultado bastante positivo, na medida em que os alunos demonstram ter uma grande recetividade na aquisição de competências relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura.