ESAE - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESAE - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Agrárias"
Now showing 1 - 10 of 55
Results Per Page
Sort Options
- Alterações climáticas e culturas lenhosas no Alentejo Central - uma abordagem à escala do território.Publication . Avó, Tiago Maria Parreira Godinho; Rodrigues, Francisco MondragãoO estudo realizado procurou averiguar o impacto das alterações climáticas sobre as condições futuras de viabilidade produtiva de 6 espécies/culturas lenhosas importantes na região do Alentejo Central: oliveira, pinheiro manso, sobreiro, azinheira, videira e eucalipto. A análise é feita através da aplicação de uma análise multicritério com recurso a ferramentas SIG (QGIS) e tem como base de trabalho dois cenários climáticos (SSP1- 2.6; SSP2-4.5) em dois períodos distintos (2041-2060; 2081-2100). Foram consideradas diversas variáveis bioclimáticas previamente modeladas e foi feito o cruzamento destas com um envelope climático definido para cada espécie. Para a avaliação da evolução da viabilidade das espécies foram definidas 9 áreas, na região do Alentejo Central, que possam servir como base futura de planeamento. As áreas definidas procuram refletir afinidades paisagísticas e produtivas. A avaliação dos resultados permitiu identificar que todos os territórios sofrerão alterações que afetarão de forma distinta as diferentes espécies, prevê-se que venham a existir fortes perturbações em algumas áreas onde o nível de especialização é mais elevado. Verifica-se que algumas espécies poderão mesmo perder totalmente as condições de viabilidade na região (eucalipto e pinheiro manso) e que o sobreiro poderá deixar de ter condições ideais em toda a região. Aponta-se uma previsível retração da vinha em algumas das sub-regiões vitivinícolas. A oliveira e a azinheira sofrerão menos impactos regionais, mas também se preveem problemas localizados, nomeadamente no Sudeste da região onde as temperaturas subirão de forma mais acentuada e as precipitações cairão para níveis críticos para todas as espécies. Anteveem-se também riscos a nível ecológico, económico e social da perda de viabilidade produtiva destas culturas em determinadas áreas ou na totalidade do território estudado.
- Análise comparativa de adubação potássica fornecida na forma líquida e sólidaPublication . Mendes, Joaquim Miguel Cruz; Nunes, José Manuel Rato; Maçãs, Benvindo M.Com o objetivo de estudar a possível resposta à adubação potássica da cultura do trigo duro e da cevada em solos de barro, foi desenvolvido um ensaio que envolveu duas doses de Potássio em interação com duas doses de Fósforo e ainda duas épocas de aplicação do Potássio, em fundo, como aplicação sólida e em adubação foliar no afilhamento e enchimento do grão. Foram avaliados os componentes da produção, a produção, e os parâmetros de qualidade tecnológica das cultivares do trigo duro – Marialva e da cevada dística – Quench. De acordo com os resultados obtidos pode verificar-se uma ligeira tendência para a redução de produção com aplicação foliar do potássio, embora as diferenças observadas não sejam estatisticamente significativas. Nas condições do ensaio não foi possível contrariar a hipótese nula, isto é, provar a resposta à aplicação de doses crescentes de potássio e tão pouco, de forma clara, mostrar o efeito da época e forma de aplicação.
- Análise do impacto da medida sistemas forrageiros extensivos nas características físico-químicas do solo do Distrito de PortalegrePublication . Bonito, António Martins; Nunes, José Manuel RatoA atividade agrícola contribui para a sustentabilidade económica, para a criação, preservação e manutenção dos ecossistemas rurais. Pode no entanto ter um impacto negativo nos recursos naturais, nomeadamente ao nível do solo, da água e do ar. Entre as ameaças que pesam sobre o solo, figuram a erosão e a diminuição da matéria orgânica. A Politica Agrícola Comum (PAC) está orientada para o reforço da sustentabilidade. A PAC inclui medidas ambientais específicas, denominadas Medidas Agroambientais. Com este trabalho pretendeu-se determinar a eficácia das medidas de conservação do solo definidas pela União Europeia, nomeadamente as medidas que visam o aumento do teor de matéria orgânica dos solos, nos solos do Nordeste Alentejano. Para cumprir este objetivo analisaram-se, durante cinco anos, amostras recolhidas pelos agricultores nas suas parcelas. As diferentes parcelas eram identificadas por um número de parcelário que as tornava únicas, o que permitiu para cada uma das parcelas em análise o seguimento da sua composição química ao longo deste período e a comparação interanual dos resultados obtidos. Os parâmetros analisados foram pH, condutividade, matéria orgânica, fósforo “assimilável”, potássio “assimilável”, cálcio, magnésio, sódio, bases de troca (Ca, Mg, K, Na), acidez titulável, alumínio, cádmio, crómio, cobre, ferro, manganês, níquel, chumbo e zinco. O tratamento estatístico dos resultados obtidos foi feito com recurso ao software SPSS, versão 19. Perante os resultados obtidos concluiu-se que, ao longo do período em análise, o pH, Fósforo e Potássio “assimiláveis” e Azoto não sofreram alterações significativas, os valores da condutividade elétrica do solo mostraram uma ligeira tendência para aumentar, sobretudo nos últimos anos em análise, enquanto o conteúdo de matéria orgânica na camada superficial do solo não registou alterações significativas ao longo deste período. Em conclusão, pode-se afirmar que os objetivos propostos com a implementação destas medidas não foram alcançados. Como proposta para o futuro diremos que se não houver uma profunda meditação sobre esta complexa problemática e se não se introduzirem alterações de fundo que modifiquem o modelo e resultados da política de apoio que têm vindo a ser introduzidas, certamente não se obterão os resultados ambicionados.
- O aproveitamento hidroagrícola do Caia: caracterização, evolução e gestão da água. Soluções de gestão da rega aplicada a casos de estudoPublication . Ramalho, Maria Catarina Caraças; Paredes, Paula Cristina SantanaO presente estudo pretende analisar o sistema, incluindo a rede de distribuição, atual do Perímetro Hidroagrícola do Caia e propor soluções que visem a sua sustentabilidade. As perdas de água ao longo da rede de distribuição do perímetro aproximavam-se de 46% no ano 2011 no entanto, com a implementação de melhorias como o revestimento dos canais, a criação de reservatórios intercalares ou o uso de telegestão, essas perdas diminuíram para 20% em 2016. O sistema de fornecimento gravítico de água, é considerado na atualidade obsoleto, uma vez que a quantidade de água fornecida é muito variável e superior aos pedidos de modo a permitir cota suficiente nos canais, o que origina perdas de água significativas em particular nos terminais da rede. O estágio realizado na Associação de Beneficiários do Caia (ABCaia) focou a análise da rede de distribuição do Perímetro Hidroagrícola do Caia. Adicionalmente, com o intuito de promover uma consciencialização para uma utilização racional da água analisou-se a gestão da água ao nível da parcela, tendo sindo selecionadas para a análise, as culturas mais representativas na área de interesse do Perímetro. O estudo envolveu a modelação e a avaliação da gestão da água em quatro parcelas, que representam 7,7% do Perímetro Hidroagrícola do Caia, focando os diferentes sistemas de culturas mais expressivas - o olival, o milho e o tomate – assim como distintos sistemas rega – micro rega e aspersão. Os resultados indicam que os empresários agrícolas podem ainda melhorar a gestão da rega ao nível da parcela. Verificou-se ser necessário o dimensionamento a nível dos reservatórios e implementar uma gestão de água ao nível da parcela mais eficiente, consoante as necessidades hídricas da cultura ao longo do ciclo tendo em consideração as características dos solos existentes nas parcelas. Por parte da Associação será premente continuar a implementar tecnologias que permitem o uso racional de água, adaptadas ao sistema existente na impossibilidade de, a curto ou médio prazo, haver uma reconversão total da rede de distribuição para um sistema de pressão.
- Avaliação da evapotranspiração de refer~encia (ETO) por uma mini-tina evaporimétricaPublication . Andriaça e Songamaso, Cláudia D'Jasika; Silva Mendes, João Paulo Gonçalves da; Rodrigues, Francisco Luís MondragãoEste estudo teve como objetivo verificar a viabilidade de utilização de uma minitina como método expedito na estimativa da taxa de evapotranspiração de referência, em agricultura e espaços verdes, comparando-a com a tina evaporométrica classe A e com o método de Hargreaves. O estudo decorreu entre o final de fevereiro e o início de agosto de 2016 e foi efetuado junto à estação meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), situada no INIAV - Pólo de Elvas. O dispositivo experimental foi constituído por uma tina evaporimétrica classe A e 9 mini-tinas com 3 níveis de profundidade (P1 - 0,85 cm, P2.- 3,5 cm e P3 - 6,5 cm) construídas para o efeito. Os dados de evaporação foram comparados com a ETo obtida pelo método de Penman-Monteith (PM), utilizado como método padrão. Os resultados mostram que tanto a tina classe A como as mini-tinas e o método de Hargreaves, necessitam de uma calibração distinta para o inverno e para o verão. Comparativamente a PM a mini-tina 2 (profundidade 3,5 cm) foi a que apresentou o coeficiente de determinação mais elevado, similar ao obtido por Hargreaves. Em futuros trabalhos, com as mini-tinas, sugere-se fixar a profundidade 2 e testar outros parâmetros, como por exemplo, diferentes aberturas da janela de evaporação, incluir o fator cor e ainda considerar a introdução do fator sombra. Tal facto seria útil para a utilização, em particular nos espaços verdes, pois permitiria mais facilmente ocultar o impacto visual da colocação do sensor.
- Avaliação da Influência dos polimorfismos genéticos do gene da Leptina sobre o peso das carcaças de bovinos cruzados de aptidão cárnicaPublication . Churra, André Filipe Cordeiro; Santos, Rute Isabel Duarte Guedes dos; Conceição, Luís Alcino PInto Monteiro daCom o intuito de avaliar a influência do polimorfismo genético do gene da leptina sobre o peso da carcaça, recolheram-se dados relativos a 110 bovinos de sexo feminino, provenientes de 4 explorações na região do Alto Alentejo. Analisaram-se os resultados da pesquisa de 3 polimorfismos de nucleotídeo único (UASMS1, UASMS2 e Exon2FB), em conjunto com os pesos das carcaças. O peso médio das carcaças foi de 178,22 ± 39,79 kg e a idade média ao abate de 8,93 ± 2,16 meses. Observaram-se diferenças significativas entre explorações, provavelmente relacionadas com as diferentes práticas de maneio. Não se observaram efeitos significativos dos diferentes genótipos sobre os pesos das carcaças, para qualquer dos polimorfismos pesquisados. Os resultados, embora não evidenciem diferenças com significado estatístico, parecem indicar vantagem nos alelos que apresentam Timidina (em vez de Citosina), nos 3 polimorfismos pesquisados. A frequência dos alelos Citosina foi superior à descrita noutras populações, e as frequências genotípicas forma consistentes com as esperadas numa população em equilíbrio.
- Avaliação da variabilidade espacial do crescimento, desenvolvimento e produtividade numa vinha no AlentejoPublication . Gaudêncio, Pedro Filipe Rebola; Nunes, José Manuel Rato; Braga, Ricardo Nuno Fonseca Garcia PereiraO setor do vinho é um setor com bastante importância para economia portuguesa, sendo Portugal um dos principais países exportadores a nível mundial. O setor vitivinícola, enfrenta cada vez mais desafios, desde a exigência de certificações, ao aumento dos custos de produção e à responsabilidade ambiental e promoção da sustentabilidade dos ecossistemas. É neste sentido que a utilização do conceito de Viticultura de Precisão tem ganho cada vez mais importância. Neste trabalho pretendeu-se avaliar a variabilidade espacial do crescimento, desenvolvimento e produtividade numa vinha no Alentejo, localizada em Santo Aleixo, na Herdade da Torrre de Curvo. Com esse objetivo estabeleceu-se um estudo delineado em split-plot, onde o main-plot foi a casta (Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira). Dentro de cada plot, foram efetuadas três repetições, cada repetição, cuja localização era fixada aleatoriamente, possuía 6 plantas contiguas (claro). Foram avaliadas métricas que caracterizam o vigor e produção ao nível da planta. Dos principais resultados obtidos podemos concluir os principais fatores limitativos da produtividade desta vinha são o baixo número de cachos por planta, baixo vigor e desenvolvimento das plantas e compactação do solo. Após a análise dos dados, e perceção dos fatores limitativos desta vinha, foi possível sugerir algumas alterações culturais, tais como mobilizações para descompactação do solo, aplicação de matéria orgânica e uma poda longa. Para verificar se as medidas de alteração implementadas promoveram o aumento de vigor nesta vinha, foram utilizadas imagens de NDVI para verificar se este índice de vegetação apresentava diferenças entre os anos em que decorreu o trabalho experimental. Em 2019 os valores de NDVI estavam entre 0,21 e 0,29, em 2020 entre 0,33 e 0,4 e em 2021 0,25 e 0,4, notando-se de forma evidente uma melhoria do vigor desta vinha após a implementação das medidas de alteração sugeridas.
- Avaliação de populações espontâneas de CARDO-DO-COALHO (CYNARA CARDUNCULUS) - numa perspectiva de valorização da espéciePublication . Coelho, Maria da Conceição Rijo Dragão Lopes; Farinha, Noémia do Céu Machado; Cruz, Carla Pinto; Meireles, Catarina Isabel RodriguesCynara cardunculus é uma planta espontânea, que tradicionalmente é utilizada para o fabrico de queijo. No entanto, apresenta outras potencialidades que podem gerar valor acrescentado. A planta é uma fonte de cinaropicrina (principal componente do conteúdo lipofílico das folhas) que influência as atividades fisiológicas ou celulares dos seres vivos que as consomem. O presente trabalho teve como objetivo descrever a variabilidade fenotípica de populações silvestres de Cynara cardunculus existentes no Alto e Baixo Alentejo, avaliando, simultaneamente, se existe alguma relação entre os descritores morfológicos e ecológicos das populações com a respetiva concentração de cinaropicrina. Foram selecionadas 14 populações situadas no Alto e Baixo Alentejo, para se proceder à caracterização, in loco, de descritores da morfologia externa da planta e à determinação da concentração de cinaropicrina, de 7 indivíduos selecionados aleatoriamente em cada população, por HPLC (cromatografia líquida de alta eficiência). Nas 14 populações procedeu-se ainda à caracterização edáfica e bioclimática de cada núcleo. A análise da variabilidade e inter populacional revela a existência de uma grande variabilidade morfológica entre as populações estudadas. Verificou-se ainda uma correlação estatisticamente significativa entre a concentração de cinaropicrina e alguns dos descritores bioclimáticos analisados (P, Io1, Ic, Tmim e Tmax). Contudo, o mesmo não se verificou entre os descritores morfológicos, à exceção do peso seco da folha que evidenciou correlação moderada, e edáficos com a concentração de cinaropicrina. Os resultados evidenciam a necessidade de ampliação da amostra, quer em número de indivíduos e populações (alargando a área estudada), quer em diferentes anos de amostragem.
- Avaliação de sensores aplicada à refletância das folhas para a fertilização sustentável em olivalPublication . Manuelito, Maria Catarina Lopes; Monteiro da Conceição, Luis AlcinoCom a intensificação das culturas, nomeadamente do olival, surgiram preocupações quanto ao consumo de água e ao impacto ambiental causado pelo uso de produtos fitofarmacêuticos e fertilizantes. Assente nesta preocupação, na União Europeia a estratégia Farm to Fork tem como algumas das principais metas até 2030 reduzir 50% a utilização dos pesticidas químicos e diminuir fatores que causem pelo menos 50% das perdas de nutrientes do solo. Com foco na eficiência de produção e sustentabilidade, esta dissertação tem como objetivo principal, através da deteção proximal, validar medições de refletância das folhas de oliveira (Olea europaea L.), obtidas com um sensor multiespectral de baixo-custo e um espectrómetro de alta resolução, para o diagnóstico nutricional em macronutrientes principais do olival. O ensaio decorreu no olival em sebe do Departamento de Olivicultura do INIAV, I.P., em Elvas no ano de 2022. Para esse efeito foi delineado um ensaio com fertilização diferenciada por fertirrega, durante o ciclo vegetativo, em três cultivares de oliveira, ‘Azeiteira’, ‘Arbequina’ e ‘Koroneiki’. O material vegetal foi recolhido na maturação dos frutos, somando um total de 120 amostras e um total de 14 400 folhas, onde posteriormente se procedeu às medições de refletância. Após a recolha de dados com os sensores, as folhas foram submetidas a análises químicas clássicas para quantificação de nutrientes. A correlação entre os dados recolhidos pelos sensores com o teor de macronutrientes principais mostrou ser bastante promissora com o espectrómetro de alta resolução onde se obtiveram os melhores resultados para o Fósforo (R2: 0,67 – modelo KNeighborsRegressor) e Potássio (R2: 0,60 – modelo SVR).
- Avaliação do efeito de distintas modalidades de podas no desenvolvimento e produtividade de canábis medicinal (Cannabis sativa L.)Publication . Valadeiro, André Gonçalves; Póvoa, OrlandaA presente dissertação visa estudar o efeito de podas e sistemas de condução na fenologia e produção de canábis medicinal, variedade ́Government Oasis ́. O estudo decorreu na Herdade das Barrocas, de abril a setembro de 2023. O delineamento experimental foi constituído por três blocos causalizados, com três métodos distintos de poda (em eixo, em vaso e, em vaso com dobragem lateral dos lançamentos (super cropping)), observando-se 6 plantas distintas em cada repetição/tipo de poda. O ensaio foi repetido em 2 ciclos produtivos, o primeiro teve início em maio de 2023; o segundo em junho de 2023. No total foram observadas 108 plantas observadas (de um total de 180 instaladas). As observações iniciaram-se com a entrada das plantas na estufa de floração (às 4 semanas de crescimento vegetativo), prolongando-se até à colheita. Foi estimado o tempo médio de preparação das plantas para cada tipo de poda e o peso dos resíduos de podas. Para cada planta foram observados descritores de fenologia (data de início de floração, plena floração) e observações quinzenais de descritores de produção (altura da planta, n.o de lançamentos principais, n.o de lançamentos secundários) e descritores de produção no final do ciclo (comprimento e largura das inflorescências, biomassa de inflorescências). Os dados obtidos foram registados em base de dados e submetidos a análise estatística (ANOVA). Houve diferença estatística significativa (p<0,05) para todos os descritores considerados, excetuando o número de ramificações secundárias. O método de condução em eixo teve o menor tempo de preparação (3,9 minutos/planta), menor biomassa de resíduos de poda (126,5 g/planta) e maior tamanho da inflorescência (30,1 cm de comprimento e 7,3 cm de largura) com diferença estatística significativa dos restantes métodos. A condução em eixo também obteve maior biomassa de inflorescência (931,3g/planta), mas sem diferença estatística do método de condução em vaso (911,8 g/planta). Concluiu-se que o método de condução em eixo principal foi o mais adequado para a variedade ‘Goverment Oasis’ nas condições de produção da Herdade das Barrocas, tendo o método de condução em vaso apresentado, também, resultados interessantes. Pelo inverso, o método de dobragem lateral (super cropping) produziu menor tamanho e biomassa de inflorescências, tendo exigido mais tempo de preparação e maior quantidade de resíduos vegetais.
